Ir para conteúdo
  • 0

conexão com múltipla fonte de dados


Renata Balsani

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, bom dia!

Eu consegui realizar a conexão com múltipla fonte de dados com arquivo extensão XLSX, conforme abaixo:

👍

let

    FonteA = "C:\Users\cp-renata\OneDrive - Editora S.A\General Direitos Autorais\DASHBOARD\Dados\014F.xlsx",

    FonteB = "C:\Users\cp-soraya\Editora S.A\Direitos Autorais - General\DASHBOARD\Dados\014F.xlsx",

   

    Fonte = try Excel.Workbook(File.Contents(FonteA), null, true) otherwise

                   try Excel.Workbook(File.Contents(FonteB), null, true) otherwise null,

Já aqui não deu certo:

👎

let
    Fonte = Folder.Files("C:\Users\cp-renata\OneDrive - Editora S.A\Power BI - E-commerce\Conciliadora Equals\VENDAS EQUALS"),  

Mas não deu certo no caso de realizar a conexão com múltipla fonte de dados no caso files. Alguém pode me ajudar nesse caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

@Frank Figueredo ainda estou problemas. O que acontece eu preciso atualizar e outra pessoa também precisa atualizar, o arquivo e a base de dados está compartilhada na rede (atalho por sharepoint), quando eu atualizo dá certo, porque eu que montei o power bi, agora qdo a outra pessoa atualiza não consegue atualizar, informa que o caminho não é localizado.
Anexo o erro. Queria saber , se consigo escrever em código no editor avançado o caminho para localizar o meu caminho e o caminho da minha colega.

 

Salvar Erro.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Ola Renata, 

Baseado no erro do print postado, o power BI esta esta buscando um diretório local. Mesmo que vc tenha compartilhado esse arquivo com alguma pessoa, ela tem acesso através de um link online. Essa segunda pessoa não consegue acessar diretamente o diretório local da sua maquina onde esta salvo o arquivo. 

Quando vc menciona que o o arquivo esta compartilhado através do Sharepoint a forma de conexão que vc deveria usar seria Web ou ate mesmo Sharepoint e usar o Link fornecido pelo "path" nas informações do arquivo. 

Nessa caso acredito que vc vai precisar editar sua fonte de conexão, ao invés de fazer chamada pelo diretório local vc vai ter usar as funções WEB ou sharepoint mesmo

 

No curso completo o Leo tem um video mostrando como conectar a fonte de dados usando SharePoint.

Hotmart Club - Conectando no Sharepoint (https://aprendapowerbi.club.hotmart.com/lesson/r37d6MGd4L/conectando-no-sharepoint

 

Tem também um video no YouTube do Leonardo que talvez possa lhe ajudar

(155) Obtendo Dados do SHAREPOINT no Power BI e Programando Atualização Automática - SEM GATEWAY - YouTube

 

Veja se esse video lhe ajuda. 

 

Att.

Ismael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
20 horas atrás, ismaelsapdetto disse:

Ola Renata, 

Baseado no erro do print postado, o power BI esta esta buscando um diretório local. Mesmo que vc tenha compartilhado esse arquivo com alguma pessoa, ela tem acesso através de um link online. Essa segunda pessoa não consegue acessar diretamente o diretório local da sua maquina onde esta salvo o arquivo. 

Quando vc menciona que o o arquivo esta compartilhado através do Sharepoint a forma de conexão que vc deveria usar seria Web ou ate mesmo Sharepoint e usar o Link fornecido pelo "path" nas informações do arquivo. 

Nessa caso acredito que vc vai precisar editar sua fonte de conexão, ao invés de fazer chamada pelo diretório local vc vai ter usar as funções WEB ou sharepoint mesmo

 

No curso completo o Leo tem um video mostrando como conectar a fonte de dados usando SharePoint.

Hotmart Club - Conectando no Sharepoint (https://aprendapowerbi.club.hotmart.com/lesson/r37d6MGd4L/conectando-no-sharepoint

 

Tem também um video no YouTube do Leonardo que talvez possa lhe ajudar

(155) Obtendo Dados do SHAREPOINT no Power BI e Programando Atualização Automática - SEM GATEWAY - YouTube

 

Veja se esse video lhe ajuda. 

 

Att.

Ismael

Oi Ismael, 

O sharepoint meu e dela coloquei um atalho na rede, ou seja, não pode ser localizado as duas fontes? Já fiz isso por localizar o arquivo excel, mas como é pasta ele não localizou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Ola Renata, 

Desculpe mas acredito que não esta "fechando nossas ideias". 

No meu entendimento o SharePoint eh uma plataforma online. Quando vc diz "coloquei um atalho na rede." O que vc quer dizer com isso? Vc esta criando um atalho na sua rede local para acessar um arquivo que esta salvo na sua maquina dentro do seu OneDrive ou Corporate OneDrive?

 

Eu fiz um projeto para a ultima empresa que eu trabalhava e nos usávamos o SharePoint como repositório de dados. E como fonte de dados/source era usado a função SharePonit tables. (Pasta do SharePoint - acho que eh isso em portugues.)

Da uma olhada no print abaixo para vc verificar que a fonte eh um link online do endereço do SharePoint da empresa. (Por favor ignorar os demais steps. Se concentra no step destacado)

image.thumb.png.794e99f9618caf9318386ffb3ab77930.png

 

Tipos de conexões disponíveis no Power Bi usando o SharePoint.

image.png.8560fba4873d4d075f049cd47bcfc2cd.png

 

Outra duvida, porque vc não faz o deploy desse seu Report no Power Bi online e compartilha com sua colga o link para acesso online?

 

Att.

Ismael

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi @ismaelsapdetto

 

esta criando um atalho na sua rede local para acessar um arquivo que esta salvo na sua maquina dentro do seu OneDrive ou Corporate OneDrive?

Sim, exatamente isso:

image.png.d0e33a13de757e3d8e9b9a7a79be12c6.png

Está vendo, Power BI -E-commerce é um atalho do Sharepoint que coloquei no meu Ondrive.

 

Outra duvida, porque vc não faz o deploy desse seu Report no Power Bi online e compartilha com sua colga o link para acesso online?

Eu fiz isso, mas ela além de visualizar , ela também precisa atualizar.

Espero que tenha ficado claro.

Editado por Renata Balsani
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Ola Renata, 

Obrigada pelo retorno e as informações adicionais.  

Nova pergunta. Como vc compartilhou o dashboard com sua/seu colega? Vcs compartilham o PBIX? Vcs duas abrem o PBIX salvo nessa pasta e tentam atualizar?

Ao meu entender nesse caso como esta estruturado/desenvolvido a sua fonte realmente não ira funcionar, pois o Power Bi esta "configurado" para buscar um arquivos de uma pasta local (C:\Users\cp-renata\OneDrive\.......) .  

Mesmo que voce diga, essa eh uma pasta online do share point, o power bi entende isso como uma caminho "local", independente de a pastar estar sincronizando os arquivos online ou não. O power Bi não sabe que isso eh uma "pasta online", para ele eh simplesmente uma pasta.

Vc consegue atualizar o PBI, pois caminho/diretório "setado" na sua fonte/source ele existe, ou seja, o PBI acha o caminho na sua maquina. No caso da/do sua/seu colega, qdo ele/ela abre esse arquivo PBIX na maquina dele/dela, o power bi vai procurar o mesmo caminho da sua maquina na maquina dele/dela, ou seja. o power Bi vai sempre procurar pela pasta (C:\Users\cp-renata\OneDrive\.......) .

A minha sugestão eh vc trocar a fonte para buscar diretamente no SharePoint aos invés de usar a opção "Folder/Pasta local". Sugiro dar uma olhada no video acima sobre como usar o share point como fonte de dados.

Espero que eu tenha conseguido ser claro. Qqr coisa continua postando que tendo esclarecer.

Att.

Ismael

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @ismaelsapdetto

 

Segue a tela da configuração dos dados:

Estou tentando trocar o OnDrive pelo Sharepoint e começou a apresentar muitos erros:

Tô tentando trocar o caminho OnDrive para Sharepoint
 
 
 
De: let Fonte = Folder.Files("C:\Users\cp-renata\OneDrive - Editora FTD S.A\Power BI - E-commerce\Gateway de Pagamento\MAXIPAGO"),
 
 
Para: let Fonte = SharePoint.Files("https://editoraftd.sharepoint.com/sites/PowerBI-E-commerce/", [ApiVersion = 15]),
 
Igual a aula e não deu certo

image.png.293c31a6489191922ce477c9085eca4e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Nessa caixa vc pode marcar o box "Ignorar verificacoes de Niveis...." e clica em salvar. Como o SharePoint eh seu e vc nao vai fazer sompartilahemnto publico (aberto na web). (Acredito eu)

Dica: antes de vc editar o arquivo original vc cria um backup do arquivo atual que vc usar para nao "quebrar" ele e continuar usando o atual ate conseguir mudar a fonte para o SharePoint.

Talvez vc vai ter que adicionar algumas etapas a mais logo apos trocar a fonte de diretorio local para sharepoint. 

Como o share point pode ter mais tipos de arquivo, vc talvez precise colocar uma etapa de filtro selecionando somente o arquivo que vc quer trabalhar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...