Ir para conteúdo
  • 0

Dúvida Relacionamento Tabela Fato x Dimensão


Lucas Soldateli
Ir para solução Solucionado por Frank Figueredo ,

Pergunta

  • Alunos

Olá, tuma.

Boa tarde.

Seguinte trabalho com logística e faço complemento de pedidos. ( Completo os caminhões que estão incompletos) adicionando a quantidade de pallets que falta para o caminhão carregar cheio.

Eu extraio a base de dados do sistema que chamamos de  ( Contagem Pallets) que é .CSV
Extraio uma contagem (base de dados do sistema) com a data "x", puxo os pedidos que estão com status "RI" (Remessa Incompleta) que fica na Coluna "STATUS PCA" e depois adiciono os pallets necessários para completar o pedido e carregar o caminhão.
Depois de fazer o complemento dos pedidos incompletos puxo uma nova contagem (base de dados) com os pedidos que agora estão com status "RC" que significa "caminhão completo".

 

Minha dúvida é o seguinte.

Como fica esse relacionamento entre as duas tabelas Fatos e as dimensoes, (base de dados com os pedidos incompletos) e depois ( com a base de dados com os pedidos completos).
Sendo que praticamente o principal é a diferença de STATUS dos pedidos. Ou Seja quantos Pedidos incompletos eu tinha "RI" e quantos pedidos restaram incompletos.

Obs: Eu fiz todas essas métricas no excel.
Gostaria de replicar esses indicadores no BI.
Estou com várias dúvidas, estou fazendo o curso completo e seguindo as lives, mais sigo com dúvida em relação a esse "CASE".

Se alguém poder me orientar.
Segue fotos pra melhor entendimento

WhatsApp Image 2021-06-22 at 00.56.06_Edited.jpeg

WhatsApp Image 2021-06-22 at 15.34.14.jpeg

WhatsApp Image 2021-06-22 at 15.33.32 (1).jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Bom dia. Ficaria mais fácil entender se tivesse um exemplo das bases. Mas vamos lá: . A boa prática sempre é dimensão filtra fato. As duas tabelas fatos são exatamente iguais, então eu pensaria em utilizar somente uma. Extraia as tabelas como faz normalmente e faça uma união das duas no powerquery, e os tratamentos necessários, aí na mesma tabela você terá todas as infos(paletes carregados e não carregados). Vá para o powerbi e crie novamente os relacionamentos, você terá somente uma fato. Crie os visuais necessarios. Quando vc atualizar suas planilhas em determinada hora do dia, você vai no powerbi e atualiza tb. Como vc uniu as duas no powerquery ele vai refazer todo o caminho da transformação e vai atualizar normalmente e os visuais criados serão atualizados.

Teria que entender um pouco melhor. Talvez uma outra forma seria ter colunas separadas para paletes carregados e não carregados.

Obs: Você tem que manter a mesma estrutura das planilhas(nome das abas, nome das colunas, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa noite @Lucas Soldateli tudo bem?

Conforme o leo descreve aqui  para facilitar a compreensão e agilizar uma proposta de solução é preciso isolar o problema e deixar o mais simples possível

Como a sua dúvida é estrutural então tenta passar apenas os pontos mais relevantes sem enviar toda a base e diversas informações, pois isso acaba atrapalhando na análise já que será preciso ver muita coisa e tentar entender e te passar uma resposta.

Então para facilitar quem vai ler e tentar te ajudar, sugiro que faça o seguinte:

  1. Foca no principal problema, que pelo que entendi é a coluna de status que muda mediante alguma situação, qual seria ela? porque tem que tirar duas bases, uma antes e depois, e antes e depois do que? não dá pra usar uma tabela só e com base em alguma regra definir o status?
  2. Criar uma base simples, com o mínimo de colunas possíveis para exemplificar o problema
  3. Demonstrar onde você quer chegar com base no cenário que montou, com isso fica muito mais fácil propor uma solução porque vc já demonstrou qual o resultado esperado
  4. Anexar a base junto a um pbix de exemplo conectada nela, com isso é possível analisar além das bases, o pbix e relacionamentos e propor uma solução mais adequada.

OBS: A base não precisa conter muitas linhas nem colunas apenas o suficiente para demonstrar o problema.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa noite Frank, obrigado por ajudar.

1. Sim. Eu tiro duas bases de dados uma antes e outra depois. Pq na primeira base eu pego todos os pedidos incompletos. Ai eu faço o complemento dos pedidos e tiro uma nova base para contabilizar quantos pedidos eu conseguir fazer, quantos eu nao consegui fazer e etc... Tiro duas bases para comparar uma com a outra. Quantos pedidos tinham e quantos sobraram.  ou Seja na primeira base quanto pedidos estavam com status "RI" = "pedido incompleto" e na segunda base eu vou ver quantos pedidos sobraram com esse status.

2. Eu diminui a base e deixei as informações relevantes pra mim gerar os insights.

3. Preciso saber quantos Pedidos estavam com status "RI" na primeira base,  e quantos pedidos sobraram com esse status na segunda base.


Segue o modelo da base em excel e tambem o Pbix.

teste.POWERBI.csv Complemento1.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Lucas Se você tivesse um identificador único de cada linha de registro dos lançamentos, você poderia fazer um merge com apenas a coluna de status do "Pós" e juntar com a tabela principal do Pré, com isso você teria na mesma tabela o Pré e o Pós para fazer os cálculos.

Agora como você não tem isso, acredito que a opção é usar das duas fatos separadas mesmo como você fez, ligando ambas as dimensões os quais você quer analisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa noite,

@Lucas Soldateli a dimensão explica a fato e faz o cruzamento entre elas, logo se você quer analisar do ponto de vista de status de Pedido, creio que faz sentido criar uma dimensão Status, tenho dúvida somente quando ao número do pedido, você vai querer analisar as duas do ponto de vista de pedido ou apenas do status?

Sobre a segunda dúvida, você deve usar a coluna da dimensão, pois ela vai permitir você analisar as duas fatos, com isso conseguirá ver os pedidos por status tinha na Pré e na Pós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...