Ir para conteúdo
  • 0

gasto da ultima data

ppombo
Ir para solução Solucionado por ppombo ,

Pergunta

• Membros

Tenho um modelo com 2 tabelas

1. dcalendario

2. F_Provision Real PBI.

Todo mes um analista envia a lista de faturas que estao provisionadas ate a data e atualiza a tabela colocando todas as faturas.

Dessa forma a tabela de provisoes terá 6 colunas:

Fornecedor | Numero de conta | Centro de custos | Valor provisionado | Mes provision | Data envio Provision.

Anexo tabela exemplo.

Na tabela exemplo se ve que para um mesmo fornecedor/conta/Centro de custos/valor provisionado/mes provision ouve 2 datas de envio.

Preciso criar uma tabela que somente considere a provisão quando tiver a ultima data de envio...

(o resultado esperado na sheet2 do xls)

tentei fazer uma tabela virtual com addcolumns e summarize mas nao consigo trazer o valor faturado na minha medida.

A tabela virtual:

ADDCOLUMNS(
SUMMARIZE(
'F_Provision Real PBI',
'F_Provision Real PBI'[PROVEEDOR],
'F_Provision Real PBI'[ID TEM],
'F_Provision Real PBI'[MES PROVISIONADO],
'F_Provision Real PBI'[ERP]),
"ultimafecha",
LASTDATE('F_Provision Real PBI'[MES ENVIO PROVISION]))

consegui adicionar a coluna com o valor faturado nessa tabela virtual porem nao consigo fazer contas com essa coluna. para trazer o valor para meu relatorio (onde devo poder filtrar períodos, centro de custos, fornecedor, conta, etc.

Estou temporariamente resolvendo com uma coluna calculada de ultima data para o filtro porem gostaria poder criar uma medida dinamica.

Obrigada!

exemploPowerbi_Provisiones.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Membros
  • Solução

Obrigada! Acabei solucionando com dax a traves de uma coluna calculada. 

Criei a coluna calculada que permitía identificar a "ultima data" da coluna "envio de provisão" para cada Fornecedor, conta, centro de custos e mes de provisão.

Logo eu criei a Medida com uma calculate e filtrando os casos em que a data = ultima data.

Segui o modelo da Live 67.

Obrigada!!!

Link para o comentário

• 0
  • Membros

No exemplo deveria ignorar a primeira e a ultima linha:

Para a combinaçao A,1,i,1/1/2021 Tem 2 envios: "1/1/2021" e "1/2/2021" deve considerar unicamente o 1/2/2021

Para a combinaçao B,3,iii,1/2/2021 Tem 2 envios: "1/1/2021" e "1/2/2021" deve considerar unicamente o 1/2/2021

As restantes combinações sao unicas.

Link para o comentário

• 0
  • Membros

Olá @ppombo!

Sei que você queria uma solução com DAX, eu até tentei de várias maneiras e não achei uma solução fácil...

Entretanto, eu achei uma solução muito mais fácil usando o Power Query... Se te ajudar, segue abaixo:

Usar a ferramenta de “AGRUPAR POR” do Power Qwery:

Vamos ao Power Query e primeiro, vamos criar uma cópia-referência da tabela e chamar de TablaResumida (usar cópia-referência fará com que sempre que a tabela original seja atualizada, a cópia também será atualizada junto).

Na TablaResumida, vamos selecionar as colunas para resumo:

- Fornecedor

- Numero de conta

- Centro de custos

- Valor provisionado

- Mes provision

Então vamos no menu >Página Inicial >Agrupar Por:

image.png.524bf6a1e3eb0e52e6ee1f81deb75e57.png

Vai abrir uma caixa de diálogo “Agrupar Por” , nela estarão já escolhidas as colunas que selecionamos anteriormente. Vamos dar um nome para a nova coluna agrupada (MaxData) e escolher “MÁX” em Operação de agregação e “Data envio Provision” como a coluna que será agregada/resumida:

image.png.3bc20fc59b9cbf08e2961bd20e8b8dcf.png

Pronto! A tabela já está pronta com os dados desejados, vamos criar uma tabela com esses valores no Power BI Desktop.

image.png.d5d57e0292f84a5eb70051a773566260.png

A TablaResumida será atualizada automaticamente toda vez que a tabla original for atualizada, pois é uma cópia-referência.

Se não for usar a tabla original nos Relatórios do Power Bi Desktop, pode desabilitar a carga dessa tabela ou simplesmente aplicar a ferramenta “Agrupar Por” diretamente na tabela original.

image.png.18550543ef691bbdd2be3f28c9c9a93b.png

É isso aí ! Espero que a solução seja útil de alguma forma.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...