Ir para conteúdo
  • 0

Headcount com Histórico de Movimentação do Colaborador


jangelojr
Ir para solução Solucionado por Barony ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoa, boa noite, preciso de ajuda para solucionar duas medidas no meu projeto: Headcount e Headcount Comparativo.

A medida Headcount é o cálculo de headcount normal. A medida Headcount Comparativo é a medida headcount mas com outra tabela calendário (aux). 

O objetivo é comparar o headcount de uma tabela dimCalendário com a tabela dimCalendárioAux. Isso já foi mostrado vários vezes no curso e está implementado no relatório. O problema aqui é a existência de um histórico com as movimentações do colaborador nos departamentos da empresa. Por exemplo, o colaborador de matrícula MTR12345 até o dia 30/06/2007 estava no setor RH, após esta data ele passou para o setor TI.

No relatório existem duas matrizes, uma para cada medida. O requisito é que o colaborador tenha seu headcount contabilizado no setor com base na data selecionada. Como fazer isso? Não precisa ser somente com uso de DAX.

BaseTeste.xlsx Headcount - teste.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Boa noite!

Segue solução, espero que atenda.

Eu adicionei uma linha a mais no histórico para o funcionário  MTR12355, para verificar se em uma análise mais complexa (com diferentes períodos de tempo) o funcionário iria realmente intercambiar entre os setores.

Além da expressão DAX eu alterei a dimHistorico para uma tabela fato, pois ela de fato registra fatos - movimentações de funcionários. E para compensar criei uma dimMatricula.

Abraço.

BaseTeste.xlsx 778754343_Headcount-teste.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
8 horas atrás, rodrigofranca93 disse:

Boa noite!

Segue solução, espero que atenda.

Eu adicionei uma linha a mais no histórico para o funcionário  MTR12355, para verificar se em uma análise mais complexa (com diferentes períodos de tempo) o funcionário iria realmente intercambiar entre os setores.

Além da expressão DAX eu alterei a dimHistorico para uma tabela fato, pois ela de fato registra fatos - movimentações de funcionários. E para compensar criei uma dimMatricula.

Abraço.

BaseTeste.xlsx 11 kB · 0 downloads 778754343_Headcount-teste.pbix 2 MB · 0 downloads

Bom dia Rodrigo,

 

muito obrigado pela disponibilidade, infelizmente, a solução não atendeu. Colocando as medidas em um cartão, o Headcount normal retorna 16 e o Headcount Teste (solução proposta) retorna -4. Existe a necessidade de ter o headcount por setor, daí o valor negativo não atende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
9 horas atrás, Barony disse:

@jangelor

Se eu entendi bem vc quer pegar a data que o funcionario estava em que setor seja segue abaixo a solução, Troquei sua diemnsao e sua fato, o seja sua dimensaohitorico virou sua fato e sua fato virou dimensao


image.png.567b7a05bf3ff14e3c3de10c8073d0f0.png

image.png.9d8ab785fd706645c214c4d81a807f11.png

778754343_Headcount_solução.pbix 2 MB · 0 downloads

Agradeço a contribuição, mas, o valor final do headcount não fechou. O correto é 18 e o resultado na matriz está exibindo 12.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...