Ir para conteúdo
  • 0

DataFormat.Error: Não conseguimos analisar a entrada fornecida como um valor Date. Detalhes: 01012019


Anderson Guerreiro
Ir para solução Solucionado por Nelson Kobayashi ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia caros colegas!

Preciso da ajuda de voces para solucionar este erro DataFormat.Error: Não conseguimos analisar a entrada fornecida como um valor Date.
Detalhes:
    01012019

Preciso transformar esta coluna no formato data. Acontece que quando eu  seleciono a opção data ele me volta com o erro.

 

image.png.cb2103e155035a6a8ef77062200ea248.pngimage.png.cffdc970765b72e5af5dc4a6d808f91f.png

Este arquivo foi extraido de um txt...

image.png.b7bd2de59cb7f012f28531a61e9cc5d4.png

Desde já muito obrigado pelo apoio e ajuda.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Olá @Anderson Guerreiro!

No Power Query é bem fácil resolver isso.

No Power Query, com o botão direito do mouse, clique sobre a coluna de data que você precisa consertar e irá abrir várias opções relacionadas a essa coluna, selecione "Adicionar Coluna de Exemplos..."

image.png.c3394a1344c4b5d0b6606d12232e1d8a.png

 

Irá abrir uma coluna em branco pra você inserir exemplo do que você deseja obter a partir dos dados da coluna seleciona (Coluna data). Aí é só digitar na primeira linha 01/01/2019 e dê enter para ir para a segunda linha, digite 02/01/2019 .. e assim por diante.

A partir da terceira linha, o Power Query tentará adivinhar o que você que e tentar aplicar para as próximas linhas, as sugestões ficarão cinza e surgirão automaticamente.

Confira atentamente o que ele está apresentando como sugestão. Se estiver tudo certo é só dar OK e depois identificar essa coluna como data.

Se não der certo, terá que continuar inserindo mais exemplos nas linhas até ele consertar o que estava errado. Eventualmente ele pode apresentar uma mensagem que ele não conseguiu entender o que você quer. No caso de datas acho que você não terá problemas porque data é bem simples de entender a partir de exemplos.

image.png.f6b9c03c3773cd0a4c33d548f50f3a0c.png

 

É isso ! Esse é o jeito mais fácil... Dá pra fazer também dividindo a coluna em dias, meses e anos e depois colocar a barra  de data "/" . Ou usando funções da linguagem M também.

Inclusive, se você xeretar na barra de fórmulas o resultado gerado pela coluna condicional, verá a fórmula em linguagem M que foi gerada automaticamente, no meu caso :

= Table.AddColumn(#"Linhas Filtradas", "Personalizar", each Text.Combine({Text.Start([DATA], 2), "/", Text.Middle([DATA], 2, 2), "/", Text.Middle([DATA], 4)}), type text)

Eu tive que tentar algumas vezes porque na primeira vez a coluna de exemplos achou que eu só queria colocar "/01/" no meio do texto, mas aí eu fiz algumas data de fevereiro de exemplo e ele entendeu o que eu queria.

No final, não se esqueça de mudar o tipo da coluna para "data" ok ?

Espero ter ajudado.

 

 

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Nelson Kobayashi muito obrigado pela resposta.

 

Eu apliquei o primeiro passo da coluna exemplo e não deu certo, pois a data 01012019 tinha que ser replicada até a linha  416, então o power query não entendia que deveria parar na linha 416 subistituia ás demais datas.... e da 417 em diante transformar para 01/02/2019 e assim por diante.... Eu apliquei esta formula da linguagem M e deu certo...

 

image.png.646b9283f581e583d388ab0fa59a14cd.png

Muito obrigado!

 

Abracos!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...