Ir para conteúdo
  • 0

Incremento no campo data a partir do número de pedidos


Jorge
Ir para solução Solucionado por Nelson Kobayashi ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde, pessoal.

 

Tenho a seguinte tabela.

image.png.8bbce848f10f1bcf6572d2dbf1555d2f.png

 

Preciso fazer um trabalho que exiba as rotas para que o motorista fez em cada viagem.Os meus pedidos são feitos todos na mesma data, então vou ter que criar uma coluna "fake" de data de entrega.

 

Cada viagem minha transporta diversos pedidos , no exemplo acima a viagem 20440 transportou 5 pedidos. Preciso criar uma coluna que acrescentasse um dia a cada pedido na viagem, limitando ao número total de entregas naquela viagem, esse "contador" se basearia no número do pedido para indicar qual seria a primeira entrega e qual seria a última.

 

Então no caso da viagem 20440.A primeira entrega seria para o pedido 2809(menor pedido) e a última seria 2814(maior pedido)

 

image.png.b20d41f664688c54807016dbaeb60d51.png

 

Preciso criar uma coluna que tivesse a seguinte lógica

DATA DE ENTREGA SIMULADA = ACRESCENTAR POSIÇÃO DE ENTREGA(SE BASEANDO PELO NÚMERO DO PEDIDO)   EM DIAS AO CAMPO  DATA DT_PEDIDO)VENDA

 

Seria esse o resultado

 

image.png.fc27291d89a91318ed6b307229809d6f.png

 

 

Alguém sabe se é possível fazer isso em DAX?

 

 

 

Desde já agradeço.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Olá @Jorge!

Vi o seu problema ontem e acabei sonhando com a solução usando RANKX, acredita?

Hoje decidi que não ia dormir enquanto não resolvesse essa parada ... rsrsrsrs...

Bem, segue o arquivo em anexo pra dar você uma olhada... e um print da tabela solucionada.

image.png.301d5f4fee16ba47febf1c69872d2273.png

Basicamente eu criei uma cópia da coluna VIAGEM no Power Query e identifiquei ela como texto (ABC), pois eu precisava que essa coluna fosse classificada assim, pra poder usar a RANKX.

Em cima dessa nova coluna VIAGEM-Cópia eu criei a tabela com os códigos das viagens e ao lado os pedidos. Nesse caso os números dos pedidos precisam ser números mesmo  para a RANKX funcionar.

Então eu usei um truque para obter um ranking condicional, onde cada viagem teria um valor de ranking baseado no número do pedido, assim teria:

Viagem    Pedido     RANK

20440      2809         1

20440      2810         2

20440      2811         3

20440      2812         4

20630      67518         1

20630      67519         2

Ou seja, cada grupo de viagem, teria seu próprio ranking baseado no número do pedido, aí foi só somar esse número do ranking com a data do pedido e voilá ! Temos data de entrega do jeitinho que você precisava !

Não é uma solução muito elegante, deve ter jeitos melhores de resolver isso, mas com criatividade também podemos ter soluções satisfatórias.

Espero ter ajudado.

FORUM_FROTAS (SOLUÇÃO COM RANX).pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos
9 horas atrás, Nelson Kobayashi disse:

Olá @Jorge!

Vi o seu problema ontem e acabei sonhando com a solução usando RANKX, acredita?

Hoje decidi que não ia dormir enquanto não resolvesse essa parada ... rsrsrsrs...

Bem, segue o arquivo em anexo pra dar você uma olhada... e um print da tabela solucionada.

image.png.301d5f4fee16ba47febf1c69872d2273.png

Basicamente eu criei uma cópia da coluna VIAGEM no Power Query e identifiquei ela como texto (ABC), pois eu precisava que essa coluna fosse classificada assim, pra poder usar a RANKX.

Em cima dessa nova coluna VIAGEM-Cópia eu criei a tabela com os códigos das viagens e ao lado os pedidos. Nesse caso os números dos pedidos precisam ser números mesmo  para a RANKX funcionar.

Então eu usei um truque para obter um ranking condicional, onde cada viagem teria um valor de ranking baseado no número do pedido, assim teria:

Viagem    Pedido     RANK

20440      2809         1

20440      2810         2

20440      2811         3

20440      2812         4

20630      67518         1

20630      67519         2

Ou seja, cada grupo de viagem, teria seu próprio ranking baseado no número do pedido, aí foi só somar esse número do ranking com a data do pedido e voilá ! Temos data de entrega do jeitinho que você precisava !

Não é uma solução muito elegante, deve ter jeitos melhores de resolver isso, mas com criatividade também podemos ter soluções satisfatórias.

Espero ter ajudado.

FORUM_FROTAS (SOLUÇÃO COM RANX).pbix 50 kB · 1 download

Bom dia, Nelson! tudo bem?

 

Muito obrigado, meu amigo! não ajudou pouco, ajudou demais.

 

Valeu mesmo pela dedicação, espero que esteja dormindo tranquilo agora kkkkk.

 

Sobre a solução  o melhor jeito é o que resolve kkkk, mais uma vez muito obrigado.

 

Eu vou me debruçar  agora, por meio da sua lógica,  de colocar esse resultado em uma coluna calculada, pois preciso desse campo novo para ser eixo de um relatório.(vou usar para criar percursos em um mapa).

 

Grande abraço.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 horas atrás, Jorge disse:

Bom dia, Nelson! tudo bem?

 

Muito obrigado, meu amigo! não ajudou pouco, ajudou demais.

 

Valeu mesmo pela dedicação, espero que esteja dormindo tranquilo agora kkkkk.

 

Sobre a solução  o melhor jeito é o que resolve kkkk, mais uma vez muito obrigado.

 

Eu vou me debruçar  agora, por meio da sua lógica,  de colocar esse resultado em uma coluna calculada, pois preciso desse campo novo para ser eixo de um relatório.(vou usar para criar percursos em um mapa).

 

Grande abraço.

 

Que bom que ajudou!

Se tiver dúvidas sobre o método aplicado, avise que explico melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...