Ir para conteúdo
  • 0

Teto de Metas por período Dax


Geraldo Cezar Duarte Fonse
Ir para solução Solucionado por Frank Figueredo ,

Pergunta

  • Alunos

Boa  tarde pessoal,

Estou com dúvida em uma fórmula Dax.

Preciso calcular o Teto de uma meta,  por um período específico. Ou seja, a base que estarei enviando em anexo vai até o dia 08/06/2021, a cada dia eu alimento meu sistema com a base atualizada. Desta forma o calculo do Teto seria do dia 01jan21 até o ultimo dia que carreguei a base 07/06/2021. Se eu carregar a base amanhã dia 11/06/2021,  o Teto deve atualizar tbm do dia 01/01/2021 até a data de amanhã.

Em anexo estão todos os arquivos que utilizo, simplifiquei ele ao máximo.

A meta do período informado, 01jan212 a 07jun21 deverá dar

BARAO DE COCAIS 23,09768
BOM JESUS DO AMPARO 23,09768
CATAS ALTAS 4,887157
SANTA BARBARA 4,402143
SÃO GONCALO DO RIO ABAIXO 22,238
CARMESIA 8,215501
FERROS 2,511813
ITABIRA 7,314273
ITAMBE DO MATO DENTRO 83,06916
PASSABEM 2,109905
SANTA MARIA DE ITABIRA 1,821757

Desde já agradeço pelas ajudas.

CIDADES E POPULAÇÃO.xlsx Cópia de 00_base_GDO_2021_BI.xls Duarte1.pbix Meta Diária.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

@Geraldo Cezar Duarte Fonse Fiz uns testes que segue em anexo, dá uma olhada se te ajuda.

Seu modelo ainda contém diversos problemas, como por exemplo cada mês estava em uma coluna, quando na verdade todos deveriam estar em apenas uma coluna.

São Gonçalo do Rio Abaixo em uma tabela está com acento em outra não, por isso fica valores em brancos quando relacionado pelo nome, na fato e dimensão, fiz uma mesclagem difusa que conseguiu ignorar o acento e com isso criei o relacionamento com base no id (ordem) e não no nome.

E outra sua meta é mensal e não diária, com isso você não conseguirá acumular até um determinado dia, uma vez que que a meta está mensal, então ele pegará o acumulado até quando tem data, nesse caso inicio de cada mês (dá para ajustar para o fim também),  a menos que ou defina uma regra para rateio ou quebre e meta por dia.

image.png.84189f48ce034cc28a55b1c743d8db28.png

image.thumb.png.51107a3dc728e04f9d482bc696a5e435.png

Geraldo Duarte.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Geraldo Cezar Duarte Fonse boa noite tudo bem?

Você está com um problema na sua modelagem, a meta é uma fato, e está filtrando a outra fato de registros, além de estar com todos os relacionamentos muitos para muitos, sua meta é por município, mas não relação entre meta e Município.

Também notei que os nomes que são usados na meta, em alguns casos difere do que está sendo usado em FCV e do que consta em Municípios.

Quanto a medida, com base no que vc colocou como resultado esperado entendi que é o acumulado da soma da meta até a data que tem registro, certo?

Nesse caso você vai usar algum filtro externo de ano, mês, ou ano Mês?

Essa soma vai pegar somente o ano corrente, ou o acumulado de todos os anos? o que seria esperado quando vira o ano e você tem dois meses, vai pegar o  mais recente ou a soma de tudo?

Se puder detalhar um pouco mais facilita na proposta de solução.

 image.png.31d9ce4e5c3b6d51fc4de5266a4fe0d2.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

* Na verdade não consegui colocar muitos para um, dai mantive muitos para muitos.

* Onde consta Data e Data fatos, são referências de Data e os conteúdos são iguais (Data).

Quanto a medida, com base no que vc colocou como resultado esperado entendi que é o acumulado da soma da meta até a data que tem registro, certo? Sim, pode ser até a data atual de calendário tbm pois carrego a base todos os dias.

Nesse caso você vai usar algum filtro externo de ano, mês, ou ano Mês? Uso como referência a dCalendario. Comparando ano 2020 e 2021 mesmo período de cada ano ou seja se eu carregar a base hoje, 17/06/2021 ela deve puxar os dados de 17/06/2020 tbm pois comparo os resultados dos dois anos.

Essa soma vai pegar somente o ano corrente, ou o acumulado de todos os anos? Sim, a soma de teto é a meta do ano corrente, do que eu posso ter.
O que seria esperado quando vira o ano e você tem dois meses, vai pegar o  mais recente ou a soma de tudo? Virando o ano, comparo sempre o ano anterior com o atual.

Se puder detalhar um pouco mais facilita na proposta de solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Geraldo Cezar Duarte Fonse Sugiro dá uma revisada no curso nos módulos de ETL e Modelagem, pois o seu problema está na sua estrutura de modelo.

Desta forma todas as medidas que tentar não terão o efeito desejado porque a sua estrutura está incorreta.

Dá uma olhada nas fatos e dimensões, sobre os relacionamentos, na direção dos relacionamentos pois isso vai te dar uma base melhora para estrutura o teu modelo, sem isso não há medida que funcione de forma adequada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Qual seria sua sugestão considerando que tenho as seguintes tabelas:
Base de Dados - Esta eu irei baixar do Armazém e carregar no BI todos os dias.
Municípios - Com População e Ordenação
Metas - Já definida para o ano 2021
Calendário

As formulas de DAX será para as colunas CV2020, CV 2021, VAR%2020/2021, Crimes Teto, Crimes Saldo, TCV Apurada TCV Teto, %Desempenho.

A ideia é que apareça desta forma:
image.thumb.png.616ac766babb0fbad572867e5ee6712e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Geraldo Cezar Duarte Fonse é difícil dizer o que deve ser feito sem conhecer o seu negócio, a sua necessidade e as suas bases.

O ponto central é você seguir as boas práticas de modelagem presente no curso para que não sofra na criação de medidas entre elas:

  1. Evitar usar Relacionamentos de muitos para muitos
  2. Usar relacionamentos de 1 para muitos, sempre que possível, onde a dimensão filtra a fato
  3. Fato não filtra fato
  4. analisar as bases para que um nome não esteja escrito de várias formas, causando assim inconsistências (ex: São Paulo e Sao Paulo)

Você mencionou que não conseguiu usar o relacionamentos de um para muitos, é preciso que entenda um pouco o conceito por trás disso para ajustar a sua modelagem e faça os tratamentos necessários para isso.

Depois disso tudo aí sim, entra nas medidas.

Em contrapartida, enquanto você estuda sobre esses conceitos, posso tentar te ajudar, mas para isso vou precisar:

  1. Anexe uma base pequena, de cada tabela, com poucos dados, apenas o suficiente para passar a sua necessidade (o mais simples possível) e descrever de que se trata cada uma
  2. descrever a necessidade que precisa, de forma clara e objetiva, e colocar o objetivo que quer atingir e não tá conseguindo.
  3. Colocar informações necessárias para nortear a sua necessidade.

Quanto mais isolado o problema e simples o seu modelo for, mais fácil e rápido para entender e propor uma solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Frank Figueredo boa noite,
Segue a Base:
00_base_GDO_2021_BI (1).xls ela que eu baixo do Armazém de Dados e alimento o BI diariamente.
Meta.xlsx Aqui está a meta mensal dos 11 municípios até Dezembro. A maior dificuldade encontra-se em fazer o calculo dela de forma que apareça acumulada entre 01/01/2021 até a data atual, de forma que a cada virada de dia ela atualiza este teto.
Novo1.pbix aqui é o pbix
Coloquei tbm em anexo um visual que pretendo que fique desta forma. Na coluna Crimes Teto é onde estou tomando coro. 
Abaixo estão os valores esperados, considerando o período acumulado de 01/01/2021 a 09/06/2021.
 

BARAO DE COCAIS - 23,27                            
BOM JESUS DO AMPARO - 5,06                            
CATAS ALTAS - 4,58                            
SANTA BARBARA - 22,41                            
SÃO GONCALO DO RIO ABAIXO - 8,39                            
CARMESIA - 2,69                            
FERROS - 7,49                            
ITABIRA - 83,24                            
ITAMBE DO MATO DENTRO - 2,28                            
PASSABEM - 2,0                            
SANTA MARIA DE ITABIRA - 8,28                            

 

Visual.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 25/06/2021 em 19:13, Frank Figueredo disse:

@Geraldo Cezar Duarte Fonse Fiz uns testes que segue em anexo, dá uma olhada se te ajuda.

Seu modelo ainda contém diversos problemas, como por exemplo cada mês estava em uma coluna, quando na verdade todos deveriam estar em apenas uma coluna.

São Gonçalo do Rio Abaixo em uma tabela está com acento em outra não, por isso fica valores em brancos quando relacionado pelo nome, na fato e dimensão, fiz uma mesclagem difusa que conseguiu ignorar o assento e com isso criei o relacionamento com base no id (ordem) e não no nome.

E outra sua meta é mensal e não diária, com isso você não conseguirá acumular até um determinado dia, uma vez que que a meta está mensal, então ele pegará o acumulado até quando tem data, nesse caso inicio de cada mês (dá para ajustar para o fim também),  a menos que ou defina uma regra para rateio ou quebre e meta por dia.

image.png.84189f48ce034cc28a55b1c743d8db28.png

image.thumb.png.51107a3dc728e04f9d482bc696a5e435.png

Geraldo Duarte.pbix 119 kB · 1 download

@Frank Figueredo boa noite,
Segue a Base:
00_base_GDO_2021_BI (1).xls ela que eu baixo do Armazém de Dados e alimento o BI diariamente.
Meta.xlsx Aqui está a meta mensal dos 11 municípios até Dezembro. A maior dificuldade encontra-se em fazer o calculo dela de forma que apareça acumulada entre 01/01/2021 até a data atual, de forma que a cada virada de dia ela atualiza este teto.
Novo1.pbix aqui é o pbix
Coloquei tbm em anexo um visual que pretendo que fique desta forma. Na coluna Crimes Teto é onde estou tomando coro. 
Abaixo estão os valores esperados, considerando o período acumulado de 01/01/2021 a 09/06/2021.
 

BARAO DE COCAIS - 23,27                            
BOM JESUS DO AMPARO - 5,06                            
CATAS ALTAS - 4,58                            
SANTA BARBARA - 22,41                            
SÃO GONCALO DO RIO ABAIXO - 8,39                            
CARMESIA - 2,69                            
FERROS - 7,49                            
ITABIRA - 83,24                            
ITAMBE DO MATO DENTRO - 2,28                            
PASSABEM - 2,0                            
SANTA MARIA DE ITABIRA - 8,28                            

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...