Ir para conteúdo
  • 0

Modelo DRE com conexão em Banco de Dados


delmarmachado

Pergunta

  • Alunos

Estou começando a construção de um DRE, onde o mesmo busca os dados em Banco de Dados Oracle. Contudo, em minhas pesquisas não encontrei nenhum modelo que utilize Banco de Dados e sim, tabelas em Excel.

Alguém aqui do grupo já viu algum vídeo ou tutorial sobre DRE conectado à Banco de Dados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

@delmarmachado bom dia!

A ideia de estrutura é a mesma.
Você precisa ter tabela fato e dimensões.

Na fato são os valores dos lançamentos contábeis e as dimensões são as contas contábeis.

A única diferença é a Mascara da DRE que você precisará inserir no Power BI.

Sugiro que seja na opção inserir dados, onde você inclui uma tabela manualmente no Power BI, assim você não dependerá de arquivos externos para atualizar o seu relatório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa tarde, @Rafa Lemos 

O problema de inserir manualmente a máscara é que conforme forem sendo incluídas as novas contas, eu terei de entrar manualmente editando-as inserindo a máscara e isso não é o que queremos já que gera "retrabalho" e pelo fato de termos vários projetos e cada cliente trabalha com uma estrutura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Rafa Lemos então, eu entendo essa ligação, só que vou te dar um ex: nós temos um cliente que trabalha com os níveis de contas: PASSIVO, RECEITA e CUSTOS E DESPESAS, já outro além desses, tem o nível ATIVO. Sendo assim, cada um trabalha de uma forma e fica inviável pra nós que temos vários projetos em vários clientes diferentes, há cada vez que se insere uma conta, entrar no Power BI e darmos uma manutenção, porque se for isso, o procedimento vai ser praticamente diário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@delmarmachado como eu comentei anteriormente, precisa encontrar um padrão nos dados.
Entendo a sua preocupação, mas como você mesmo disse, cada cliente trabalha de uma maneira, de uma forma específica e BI é isso atender a demanda do cliente.

Infelizmente nem sempre conseguiremos fazer algo que seja tão automatizado no Power BI.

É possível sim deixar de uma forma fluída, mas tem que entender o que você tem em mãos para dar as soluções.

Semana passada ajudei um conhecido com relação a centro de custos, que ele precisa deixar um padrão para o cliente dele.

Os clientes finais (assim como você) podem ter 3 níveis de Centro de Custos e outros podem ter 30 níveis.

A nossa solução foi criar 30 colunas para todos os clientes e no DAX fazer os filtros conforme o ID nível.

 

Maneiras para se resolver existem, mas primeiro precisamos entender qual é o padrão para depois ver a melhor solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Rafa Lemos sem problemas, ainda estamos no início do projeto de DRE, a estrutura de Banco é bem complexa, onde muitas vezes faltam informações entre as ligações de tabelas, onde com isso, estou passando por duas dificuldades: o fato de nunca ter feito um DRE com conexão com Banco, onde só achei vídeo-aulas com Excel e a definição da estrutura, já que vários clientes usam de diferentes formas e não queremos ter esse "retrabalho", já que o mesmo torna-se inviável.

Sendo assim, vou deixar esse tópico aberto, já que estamos definindo a estrutura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@delmarmachado Sobre as dificuldades que você passou.
Não vejo dificuldade por ser de banco de dados, acho até mais fácil.

O que é difícil é enquadrar TODOS os clientes em uma estrutura padrão.
Já existe uma estruturação de DRE no sistema de vocês?
Se sim, seria interessante entender como isso é feito e talvez replicar para o BI.

Pode ser que já exista a tabela Máscara DRE de alguma forma no sistema de vocês.
 

Lembre-se que nenhuma empresa é igual a outra.
Elas sempre serão diferentes, vale a pena entender o que você pode fazer no sistema de vocês para facilitar o BI.

O que você está fazendo será mais um serviço da sua empresa ou será valor agregado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Rafa Lemos isso que é o problema, o sistema não possui uma aplicação de DRE específica, trata-se de uma junção de várias aplicações do sistema. No caso eu sou analista de suporte da empresa responsável pelo Power BI, onde estamos transformando alguns relatórios dos nossos sistemas em dashboards e comercializando para nossos clientes de forma separada, sendo cobrado um valor à parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Rafa Lemos Sim, sim, esse é o processo que nós adotamos até aqui, normalmente nós criamos o projeto e depois quando um novo cliente pede, nós só replicamos ele e trocamos a base/visuais.

O problema é que dentre todas as coisas que já foram feitas, entre vendas, estoque e financeiro, a DRE está sendo a mais complexa de criar a estrutura e olha que nem entrei na questão dos valores, rsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

já pensou em criar a estrutura baseada em contas sintéticas (ou seja, grupo de contas contábeis)? Por exemplo, no plano de contas existem várias contas dentro do grupo "DISPONIBILIDADES". Então, você faria a relação por este grupo e não por cada conta (caixa, banco x, banco y, aplicação z). Desta forma você faria manutenção somente se houver criação de um novo grupo, que é bem mais raro de acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...