Ir para conteúdo
  • 0

Problemas para Formatar a uma Data na Caixa de Texto

Vagner Bessa
Ir para solução Solucionado por Nelson Kobayashi ,

Pergunta

• Membros

Olá,

Estou construindo uma narrativa na caixa de texto, e para identificar o último mês da minha série criei uma medida simples, conforme abaixo

Ultimo mês = Format (Max (Base_Date), "MMMM".

Faço o teste no cartão e funciona perfeitamente.

Entretanto, a Caixa de Texto parece que não aceita expressões em que se usa "Format".

Como posso corrigir esse problema?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Membros
  • Solução

Olá @Vagner Bessa!

Fiz e refiz o teste e depois refiz o teste na minha versão desatualizada de dezembro/2020.

A minha conclusão é que esse erro está acontecendo nessa versão mais atual.

E mesmo quando eu abro seu arquivo no meu Power BI Desktop de dezembro, apesar de ele emitir um aviso eu ainda consigo abrir o seu arquivo.

Mas o erro vem junto e não consigo aplicar a caixa de texto dinâmica no seu arquivo mas ainda consigo aplicar na minha versão.

O triste disso tudo é que não consigo aplicar a caixa de texto no seu arquivo mesmo na minha versão... senão era só eu abrir aqui, montar a caixa de texto e mandar de volta pra você.

O jeito é torcer para que esse problema se resolva na próxima atualização, visto que esse recurso de caixa de texto dinâmica é relativamente nova e certamente receberá muitos upgrades, dada a sua grande utilidade.

image.png.39fc3bbb3c11f64cd171e4a122994616.png

Usando um arquivo novo, gerado no Power BI desktop de dezembro:

image.png.160c711cabe3d58b607aab0e878d10f8.png

Percebo a diferença na caixa de diálogo, quando defino o campo dinâmico aparece uma preview do "Resultado" = março. Isso não acontece na no seu arquivo, fazendo essa mesma verificação com uma data (formato 01/03/2021) ele funcionou porque é um "valor" e não "texto". 

Por alguma razão que desconheço, houve uma mudança e esse campo não aceita mais nada que não seja número, texto, moeda ou porcentagem.

Espero que corrijam isso.

Espero ter ajudado de alguma forma.

• Gostei 1
Link para o comentário

• 1
  • Membros
3 horas atrás, Nelson Kobayashi disse:

Eis a tela da caixa de texto para inserir o valor dinâmico, não mexi em nenhuma configuração de formatação dinâmica, verifique no seu caso.

image.png.1e70d4e2fb34129e27509ee5c68223d0.png

E nas configurações, verifique também se está ativo o Visual Narrativa Inteligente:

image.png.251879e2788a200fda8a1dc871d8f39b.png

Fora isso, pode ser um bug de versão. A minha versão do Power BI é a de Dezembro/2020 (sim, ainda não tive acesso ao Windows 10 aqui no serviço...).

Pode ser um problema de bug de atualização, poderei testar isso mais tarde em casa.

Link para o comentário

• 1
  • Membros

Oi Nelson,

Eu fiz a mesma tentativa e também cheguei a esse resultado, mas infelizmente eu preciso que texto traga o nome do mês.

Mesmo assim muito obrigado!

Vagner

---------------------------

Oi Nelson.

Conforme você indicou, chequei a versão do Power BI (abril) e se as opções em "Recursos de Visualização" estavam devidamente marcadas. 

Tudo certo.

Mas o problema persiste, como mostra a figura abaixo.

image.png.493eed358b9e41d1106b36a7e93c7053.png

Link para o comentário

• 0
  • Membros

Eis a tela da caixa de texto para inserir o valor dinâmico, não mexi em nenhuma configuração de formatação dinâmica, verifique no seu caso.

image.png.1e70d4e2fb34129e27509ee5c68223d0.png

E nas configurações, verifique também se está ativo o Visual Narrativa Inteligente:

image.png.251879e2788a200fda8a1dc871d8f39b.png

Fora isso, pode ser um bug de versão. A minha versão do Power BI é a de Dezembro/2020 (sim, ainda não tive acesso ao Windows 10 aqui no serviço...).

Pode ser um problema de bug de atualização, poderei testar isso mais tarde em casa.

Link para o comentário

• 0
  • Membros

@Vagner Bessa,

Pensei um pouco, poderia resolver seu problema de forma paliativa, até que a Microsoft conserte a atualização.

A solução seria usar MAX(Data) sem a formatação, que retornaria uma data no formato padrão (01/03/2021), daí quando jogar esse valor na caixa de texto, ainda dá pra escolher um formato de data dentre as opções de formatação, escolhi ano-mês, veja como ficou:

image.thumb.png.a7cb1f8d1f958906d3a8e4d22ab60148.png

• Gostei 1
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...