Ir para conteúdo
  • 0

Cálculo de ocupação útil por veículo


Raphael Hamdan
Ir para solução Solucionado por leoslemos ,

Pergunta

  • Alunos

Fala galera, tudo certo? Bom, vamos lá:

Galera, estou com um probleminha de calcular a ocupação útil das saídas dos veículos por dia. O cálculo da ocupação útil de carregamento de um veículo é muito simples: Peso bruto carregado / Capacidade total que o veículo tem a ser carregado. 

Sendo assim, todos as saídas dos veículos tem consolidados linha por linha, o peso bruto de produtos por cliente em uma coluna, e na outra, repete-se para cada cliente a capacidade do veículo. Essa informação é extraída do sistema, que me possibilita fazer uma análise um pouco mais profunda sobre qual cliente tem a melhor ocupação, posteriormente puxar a cidade, etc. 

O grande problema é que: A capacidade do veículo repete-se várias vezes e isso ocasiona uma não assertividade no cálculo, dado que, eu somo o peso bruto de carga por cada cliente que me dá o valor correto, porém quando eu somo a capacidade do veículo, deveria ser um valor estático na hora da divisão, e não se repetir por cada cliente. Sendo assim, o cálculo da minha ocupação útil estará errada pois a capacidade dos veículos estão se repetindo várias vezes na hora da soma, e não sendo um valor estático da sua capacidade por dia, por exemplo.

Deixarei em anexo o PBIX para que fique melhor a visualização do problema.

Agradeço demais o apoio e ajuda de vocês, abraços.

 

image.thumb.png.5c0323f07fc4ec6dda06bd900b74be3d.png

 

image.thumb.png.e4352ec39d9cb0bc93c6c32ce30d0c70.png

 

image.thumb.png.d5de6a8f1bde6b4f388c390ded018faf.png

Saídas Veículos.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

@Raphael Hamdan, boa noite!

Analisando o que você passou, segue abaixo:

1) Quanto a valor total da capacidade se repetir para cada um dos clientes, isso acontecerá, porque a capacidade do veículo é única. Como sugestão, tocar a tabela por matriz e acrescentar no seu visual uma nova medida.
 

image.png.45de6e8b4d4cf99f66a5e7fb86ebe7ab.png

 

TotalCarga = 
    IF(
        ISINSCOPE(Fsaidas[Cliente]), 
        BLANK(), 
        SELECTEDVALUE(Veiculos[CapacidadeTotal])
    )


 

2) Quanto a capacidade não estar como valor estático, isto ocorre porque na sua medida é solicitado que seja somada a capacidade total do veículo, nesta situação trata-se de apenas uma divisão simples.

Em 29/05/2021 em 20:46, Raphael Hamdan disse:

image.thumb.png.e4352ec39d9cb0bc93c6c32ce30d0c70.png

 

 

OcpÚtil = 
var PesoCarregado = 
CALCULATE(
    SUMX(
        Fsaidas,
        Fsaidas[Peso Carga]
    )
)


Return
    DIVIDE(
        PesoCarregado,
        SUM(Veiculos[CapacidadeTotal])
    )



Segue o PBIX para verificar, outra alteração que realizei foi a inclusão da dimensão Veículos.

212876310_SadasVeculos.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
14 horas atrás, leoslemos disse:

@Raphael Hamdan, boa noite!

Analisando o que você passou, segue abaixo:

1) Quanto a valor total da capacidade se repetir para cada um dos clientes, isso acontecerá, porque a capacidade do veículo é única. Como sugestão, tocar a tabela por matriz e acrescentar no seu visual uma nova medida.
 

image.png.45de6e8b4d4cf99f66a5e7fb86ebe7ab.png

 


TotalCarga = 
    IF(
        ISINSCOPE(Fsaidas[Cliente]), 
        BLANK(), 
        SELECTEDVALUE(Veiculos[CapacidadeTotal])
    )


 

2) Quanto a capacidade não estar como valor estático, isto ocorre porque na sua medida é solicitado que seja somada a capacidade total do veículo, nesta situação trata-se de apenas uma divisão simples.

 

 


OcpÚtil = 
var PesoCarregado = 
CALCULATE(
    SUMX(
        Fsaidas,
        Fsaidas[Peso Carga]
    )
)


Return
    DIVIDE(
        PesoCarregado,
        SUM(Veiculos[CapacidadeTotal])
    )



Segue o PBIX para verificar, outra alteração que realizei foi a inclusão da dimensão Veículos.

212876310_SadasVeculos.pbix 59 kB · 2 downloads

Sensacional, Léo! Muito obrigado pela extrema ajuda, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...