Ir para conteúdo
  • 1

Trazer um texto condicional ao passar o mouse em cima do gráfico


Amarildo Reis
Ir para solução Solucionado por Nelson Kobayashi ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal, bom dia. Sou aluno do Power BI Experience e estou com uma dificuldade em um trabalho que estou desenvolvendo. Primeiro peço desculpas por não ser atuante na comunidade, gostaria de ter um pouco mais de tempo e ajudar outras pessoas, ainda vou chegar lá.  Minha dúvida é:
Tenho um gráfico de velocímetro, onde mostra um percentual (que vem de uma medida). Gostaria de passar o mouse e me trazer um texto, como uma dica de ferramenta por exemplo, e dependendo do % que o gráfico estiver mostrando, ele me dá o texto. Exemplo: 69% - Zona de Qualidade. 90% Zona de Excelência. -10% Zona Crítica.

Isso porque eu tenho faixas de %. Zona de Excelência: entre 74 e 100%. Zona de Qualidade: Entre 50 e 74% e assim por diante.

eNPS - Power BI Desktop.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá Amarildo.

Seria algo assim ?

image.png.60dbeae946eb1f3a599c4fe304135584.png

 

Se você já tem a medida que calcula o percentual do acelerador, está no caminho certo. Vamos chamar essa medida de percentual do acelerador de MEDIDA%ACELERADOR.

Com base no resultado dessa medida, vamos criar uma nova medida usando SWITCH:

image.png.8804a98883a4bfc0beba164fa09837a6.png

 

Nessa medida você pode configurar as faixas de Zonas que vai precisar, só lembrando que no formato DAX padrão as vírgulas das porcentagens são pontos, pois as vírgulas são usadas nas configurações das funções DAX (a última faixa pra acima de zero eu fiz de zueira ^^).

Mas essa etapa é bem delicada e precisa testar bem se está funcionando direitinho dentro do que você precisa, as faixas de porcentagens, se existem valores abaixo de zero ou acima de 100%, etc. Faça várias simulações pra testar.

 

Pra criar a Dica de Ferramenta TOOLTIP, crie uma nova página e configure ela pra ser usada como ToolTip.

Então nessa página crie uma nova caixa de texto:

image.png.82977551f75f0ef7ca5aac0dd45f799e.png

 

Junto com a caixa de texto vai aparecer um menu de configurações e formatação do texto, pra mudar a cor do texto, negrito, itálico, sublinhado, etc.

image.png.c54869058bc9958c7b3aefb32bcbf482.png

 

Vamos supor que queremos colocar a porcentagem e a classificação da Zona logo abaixo do texto que eu escrevi, basta posicionar o cursor logo abaixo do texto, como se fosse continuar a digitar algo a mais... Então clique no botão “ +Valor ” da barra de ferramentas.

Então a barra de ferramentas irá se expandir e surgirão opções de valor dinâmico pra colocar dados dinâmicos na caixa de texto... No box “Faça uma pergunta...” digite o nome da medida que calcula a porcentagem (isso mesmo, aquele nome que eu inventei no começo : MEDIDA%ACELERADOR):

image.png.52e09009d89ad915f159e3825b79885a.png

 

Perceba que só de começar a digitar, a própria ferramenta começa a sugerir opções... selecione a medida%acelerador, dê um nome pra esse campo em “Nomear o valor” e clique em “Salvar”.

image.png.cb5d5aa294d477ba0d23698c164264da.png

 

Repita o processo para inserir a outra medida que criamos com SWITCH, aqui no meu caso eu digitei um hífen entre a porcentagem e a Zona:

image.png.1ab563becbc4cabcce6d17d0bdd1bcc3.png

 

Agora é só tratar a parte estética, e a sua caixa de texto dinâmica está pronta ... A vantagem da caixa de texto é que você tem liberdade de mexer no alinhamento, negrito, sublinhado, cor do texto, tamanho de cada palavra, usar contorno, sombreado... é um ótimo recurso para storytelling.

Quando você atribuir essa tooltip no seu gráfico de acelerador, os valores serão atualizados dinamicamente.

image.png.a9cf96e4fea36ef44a33e371208eb930.png

Uma das limitações é que não dá pra usar formatação dinâmica nesses campos dinâmicos da caixa de texto (não dá pra colorir a porcentagem ou o texto específico da Meta Atingida de vermelho ou verde se a meta for acima ou abaixo de 100%, por exemplo).

Mas dá pra mudar a cor de fundo da caixa de texto, mudar a cor de fundo pra verde ou vermelho, se bater a meta ou não, por exemplo.

Cores da Borda, do fundo e sombra podem ser alterados dinamicamente. .... O texto pode mudar de cor, mas não dinamicamente (quem sabe a Microsoft mude isso futuramente em alguma atualização... seria ótimo).

 

 

 

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Meu amigo Nelson, nem sei como agradecer, você foi simplesmente extraordinário. Vou adaptar aqui no meu modelo. Que Deus abençoe grandemente sua vida. A partir de hoje vou me dedicar mais aqui na comunidade, tentando também ajudar outras pessoas, assim como você me ajudou. Grande abraço.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...