Ir para conteúdo
  • 0

Últimos 12 meses - Lastdate, datesbetween


Gisely Pinheiro
Ir para solução Solucionado por Frank Figueredo ,

Pergunta

  • Alunos

Tenho o seguinte problema:

image.png.a85d9fc30a1d9b6a54e42f56f159168a.png

Não estou conseguindo fazer com que o subtotal para 2021 apareça.

Onde aparece o número 3 por exemplo em janeiro de 2021 é uma medida que está escrita da seguinte maneira:

No de Eventos Acum 12 Meses =
IF(LASTDATE(
dCalendario[Data]) > TODAY(),
BLANK(),
CALCULATE([No Eventos IP],
DATESBETWEEN(dCalendario[Data],
DATEADD(
LASTDATE(dCalendario[Data]),-12,MONTH),
LASTDATE(dCalendario[Data]))))
 
 
Onde No Eventos IP é uma medida calculada da seguinte forma:
No Eventos IP =
SUM(dEventosIP[Cont])
 
As outras medidas ali seguem o mesmo raciocínio de se referente aos últimos 12 meses, pq o indicador funciona assim.
 
Para 2021 só tenho dados até abril, então eu queria que ele me mostrasse no subtotal de 2021 o resultado do que está aparecendo para o último mês que tenho resultado, no caso abril 2021.
 
Só que não sai pq para aparecer o subtotal de 2021 ali ele precisa que eu tenha os dados preenchidos até dez 2021.
 
Alguém consegue me auxiliar em como colocar o resultado de 2021 como sendo o resultado do último mês que eu atualizar, por favor?
 
Muito obrigada
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Boa tarde @Gisely Pinheiro tudo bem?
Recebi notificação no email sobre sua resposta para não aparecer no carro, mas não achei aqui, você já resolveu? caso não segue a solução e o arquivo atualizado.

Basicamente o que fiz foi colocar mais uma condição, nesse caso troquei o if pelo switch, que checa se está no nível de empresa ou de caso, e caso esteja não mostra nada.

se precisar descer em mais níveis você pode acrescentar outras condições, ou então inverter a lógica.

Alterei a medida de IP, também segue o arquivo em anexo

IP = 
SWITCH(
    TRUE(),
    ISINSCOPE(dEventosIP[Empresa]),BLANK(),
    ISINSCOPE(dEventosIP[Carro IP]),BLANK(),
100000 * ([Eventos IP Acum 12 Meses] / '_Medidas D'[Acum 12 meses]))

image.thumb.png.c031699e061ae4c9bd1b0c98d5a38646.png

 

Projeto_Gisely Pinheiro.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Frank Figueredo obrigada! Acredito que estamos quase lá : ) O que aconteceu agora foi o seguinte. Observei que o resultado que está aparecendo para abril/2021 não está correto. Pq? No IP ou nas outras medidas o que ele faz é pegar como resultado do mês o acumulado nos últimos 12 meses. Para todos os outros meses ele está fazendo certinho mas quando chega em abril/2021 ele não está substituindo o abril de 2020 pelo abril de 2021: ele está incluindo no abril de 2021 também os dados de 2020. A ideia é que ele faça igual está fazendo para os outros meses: quando chega um novo mês ele não considera aquele mês no ano anterior, por exemplo, para abril de 2021 ele deve considerar somente os dados de maio/2020 a abril/2021 (12 meses). 

Veja que a medida "acum 12 meses"  em abril/2021 está dando 321306,4:

image.png.9a6ad8d3d8b63815821adca21470f9a9.png

justamente pq ela está considerando o abril de 2020. O resultado dessa medida como falei, deveria ser de maio/2020 a abril/2021= 296991.6. Aí a taxa que deveria aparecer era = 1,01.

Consegue verificar o que pode estar ocorrendo, please?

image.png

 
  •  
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...