Ir para conteúdo
  • 0

Últimos 12 meses - Lastdate, datesbetween


Gisely Pinheiro
Ir para solução Solucionado por Frank Figueredo ,

Pergunta

  • Alunos

Tenho o seguinte problema:

image.png.a85d9fc30a1d9b6a54e42f56f159168a.png

Não estou conseguindo fazer com que o subtotal para 2021 apareça.

Onde aparece o número 3 por exemplo em janeiro de 2021 é uma medida que está escrita da seguinte maneira:

No de Eventos Acum 12 Meses =
IF(LASTDATE(
dCalendario[Data]) > TODAY(),
BLANK(),
CALCULATE([No Eventos IP],
DATESBETWEEN(dCalendario[Data],
DATEADD(
LASTDATE(dCalendario[Data]),-12,MONTH),
LASTDATE(dCalendario[Data]))))
 
 
Onde No Eventos IP é uma medida calculada da seguinte forma:
No Eventos IP =
SUM(dEventosIP[Cont])
 
As outras medidas ali seguem o mesmo raciocínio de se referente aos últimos 12 meses, pq o indicador funciona assim.
 
Para 2021 só tenho dados até abril, então eu queria que ele me mostrasse no subtotal de 2021 o resultado do que está aparecendo para o último mês que tenho resultado, no caso abril 2021.
 
Só que não sai pq para aparecer o subtotal de 2021 ali ele precisa que eu tenha os dados preenchidos até dez 2021.
 
Alguém consegue me auxiliar em como colocar o resultado de 2021 como sendo o resultado do último mês que eu atualizar, por favor?
 
Muito obrigada
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

@Gisely Pinheiro Boa noite tudo bem?

Desculpe a demora estava procurando entender sobre seus dados, pois esse não era uma coisa que havia sido pontuada no inicio do post, então fiquei um tempo tentando entender o seu modelo, mas acho que consegui.

Pelo que entendi o problema estava acontecendo porque a sua dcalendário estava indo até o dia 01/04/2021 que é quando tem registros , porém na hora de voltar os 12 meses ocorrei o erro.

Para corrigir isso coloquei que a data mínima da sua calendário seja sempre o inicio do mês, e a data máxima seja sempre o fim do mês desta forma você garante que sempre pegará o último dia de cada mês, mesmo que o registro inicie no começo do mês.

 

Em anexo o arquivo pbix com os ajustes, criei uma pagina de copia só para testes.

Não mudei mais nadas nas medidas apenas na calendário, onde inseri:

 Etapa DataMinima:

Antes:

= List.Min(fDados[Mês])

 Depois: 

= Date.StartOfMonth(List.Min(fDados[Mês]))

 

Etapa DataMaxima:

Antes:

= List.Max(fDados[Mês])

 

Depois:

= Date.EndOfMonth(List.Max(fDados[Mês]))

 

Dá uma olhada e vê se é isso que precisa.

image.png

Projeto_Gisely Pinheiro_v2.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

@Gisely Pinheiro pelo que entendi o problema está no LastDate, pois quando você está no contexto de ano ele pega a última data do ano, que não tem valores lançados ainda.

Não consegui pensar numa forma mais elegante, mas testei aqui aplicando um filtro no visual para retirar do contexto o que não está em branco e funcionou. Peguei o Acum 12 meses (pode ser qualquer medida).

Dá uma olhada e vê se te atende.

image.thumb.png.e580325471fe0da23585269ad72bdb26.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Segue base excel e aqruivo pbi. Queria q em 2021 no subtotal mostrasse os dados que tenho do último mês atualizado, no caso abril. Daí em maio quando eu carregasse mostrasse maio e assim por diante. Assim ia aparecer 2021 no gráfico tbem. O outros anos estão ok porque tenho todos os 12 meses. @Frank Figueredo

BaseExcel.xlsx Projeto.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Obrigada mesmo @Frank Figueredo, atende sim.

Não sei se posso aproveitar o fórum e tirar uma outra dúvida que apareceu, me avise se preciso criar um novo. Mas seria o seguinte: no gráfico eu coloquei para aparecer quando fizer o drilldown o nome da empresa em que ocorreu o evento, mas aí eu queria que não aparecesse a linha com a taxa, somente a coluna com o número de eventos. É possível? Mas usando esse mesmo gráfico, antes de fazer o drilldown aparecer a linha e a coluna normal, e só quando fizer o drilldown para a empresa não aparecer a linha, pq essa linha deixa de fazer sentido quando falo da empresa.

image.thumb.png.5b74d695a534dea8634ac8eccde13058.png

Editado por Gisely Pinheiro
tinha esquecido uma informação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Gisely Pinheiro o ideal é que se se criei um novo sempre que o assunto for diferente do que está no contexto do título, mas nesse caso acredito ter relação.

Quanto a sua dúvida, alterando a medida de IP para verificar se está no escopo de Empresa, e retornando Blank (vazio) caso esteja, caso contrário ele retorna a medida original, com isso como não vai ter dados quando estiver no escopo de empresa  a linha não mostrará.

Apenas alterei sua medida de IP para:

IP = 
IF(ISINSCOPE(dEventosIP[Empresa]),BLANK(),
100000 * ([Eventos IP Acum 12 Meses] / '_Medidas D'[Acum 12 meses]))

Vale lembrar que o check da coluna que vai na função deve ser aquela que vc vai colocar no gráfico.

Dá uma olhada e vê se te atende, caso sim, marca como "Melhor Resposta" e atribui um obrigado ai nas reações, isso ajuda a melhorar o meu perfil na comunidade ☺️.

 

image.png.af4709f6e917101d84514eb658a63b29.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia @Frank Figueredo!! Então no filtro lateral eu tô colocando aquilo que vc mostrou na primeira solução, de colocar lá que o filtro de IP "não está em branco" para mostrar 2021 no meu gráfico tbem, repetindo o resultado do mês de abril. O problema é que quando aplico esse filtro essa solução não funciona. Preciso que me mostre 2021 tbem.

image.png.04c0aa99319d594f5814da6caaef6a1c.png

Editado por Gisely Pinheiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Gisely Pinheiro Qual o requisito para pegar a última data, seria a última data maior que hoje, a última data que tenha algum outro registro, ou seria outra regra, porque na atual, quando está no contexto de ano, a última data é o final do ano, então ele vai voltar 1 ano e com isso ele não acha nada nesse periodo, ai precisaria entender, quando ele está num contexto de ano, qual a última data que você quer considerar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa noite @Frank Figueredo!! A ideia é que 2021 mostre a última data que atualizei (no caso abril), quando eu atualizar maio, que mostre maio e assim por diante... para os anos anteriores, ele tem os 12 meses completos então consigo mostrar o resultado do ano como sendo o final do ano(que é a ideia do indicador, o resultado mensal é o acumulado dos últimos 12 meses).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Gisely Pinheiro estava olhando com mais detalhes aqui e percebi que, de fato não é para aparecer 2021 no seu segundo gráfico (direita) porque a medida usada é a soma da coluna Count mas quando está olhando para o ano de 2021 ele não tem nenhum valor, logo por isso  não aparece dado de 2021. 

Portanto as soluções apontadas anteriormente funcionarão perfeitamente.

Porém caso não queira fazer o filtro na matriz, uma solução simples também é trazer apenas as datas que tem registros, usando a max e min, pra criar a calendário dinâmica.

 

Caso queira que aparece o 2021, deverá usar a medida acumulada, que está usando na matriz.

 

image.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Frank Figueredo o problema é que devo apresentar o resultado mês a mês mesmo que não tenham ocorridos eventos, pq a taxa leva em consideração os eventos ocorridos nos últimos 12 meses.  Desse jeito, acredito que a calendário dinâmica não aplica, pq tenho que mostrar todos os meses mesmo não tendo evento. Mesmo que em abril/2021 não tenha ocorrido um evento, a taxa dele vai refletir o número de eventos dos últimos 12 meses.

Supondo q eu colocasse assim o acumulado, mesmo dessa maneira quando eu fizesse o drilldown para empresa apareceria vazio o meu gráfico pq para mostrar 2021 tenho que fazer aquele filtro indicado na primeira solução.

image.thumb.png.801bfa61fd8c548cdd11e38158af3983.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Gisely Pinheiro se em um determinado mês não ocorreu evento, ele vai ficar com a data do mês e com a contagem 0, certo? igual o print abaixo né?

Logo se a data existe na tabela de eventos, mesmo que o evento esteja zerado, a calendário vai considerar essa data.

PBIDesktop_laq3xCZQeK.png.5aa20f00f6b22b0acdaad6efd6cdfff2.png

 

Considerando isso como verdadeiro eu ajustei a sua calendário para buscar a data dinâmica,  e não ir até o fim do ano, depois retirei todos os filtros do visual e inseri nos dois gráficos (matriz e barras) a medida de acumulado, e desci até o nivel de carro de 2021 e consegui ver o dado do carro, verificar se seria isso que você precisa,.

Em anexo segue o arquivo pbix.

 

 

Projeto_Gisely Pinheiro.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...