Ir para conteúdo
  • 0

COMPARAR PERÍODOS DISTINTOS


Alessandro
Ir para solução Solucionado por Nelson Kobayashi ,

Pergunta

  • Alunos

Galera bom dia

Vou tentar resumir aqui minha dificuldade

 

Estou montando um Dashboard onde o Cliente possa realizar compartivos de faturamento entre períodos distintos

Para tanto qual a forma que encontrei de fazer isso?

 

  1. Criei uma cópia da tabela "D_CALENDARIO" chamada "D_CALENDARIO_COMP" de comparação
    1. Criei um relacionamento entre as duas tabelas, "1 para 1", porém, o mantive inativo
  2. Criei uma nova medida para a nova tabela "D_CALENDÁRIO_COMP"
    1. Medida
      1. VENDAS PERIODO 2 = CALCULATE([D2 TT LIQUIDO],ALL(D_CALENDARIO),USERELATIONSHIP(D_CALENDARIO[Data],D_CALENDARIO_COMP))

Obs:

Quando jogo as duas medidas em um grafico

  • Neste caso estou utilizando o gráfico de Colunas Clusterizado
  • Observe abaixo como fica o gráfico baseado nos filtros "Perído 1 X Período 2"
    • Em Azul = período 1
    • Em Laranja = período 2

image.thumb.png.886d39d939a4c945504704204102f384.png

Acredito que este problema se dá, visto que, se observarmos as duas tabelas a diretita "D_CALENDÁRIO e D_CALENDARIO_COMP"

Estou utilizadndo como eixo o campo "NOME MÊS" da Tabela "D_CALENDÁRIO"

Desta forma, resolvi tomar a seguinte decisão com relação a tabela "FATO" tabela "F_FATURAMENTO", onde nesta possuo a coluna "DATA_EMISSÃO"

  1. Criei uma nova coluna para extrair o Mês
    1. MÊS = MONTH(F_FATURAMENTO[F2_EMISSAO])
  2. Criei uma nova coluna para o nome do mês
    1. NOME MÊS = FORMAT(F_FATURAMENTO[F2_EMISSAO],"MMM")

Utilizei a nova coluna "NOME MÊS" da Tabela "F_FATURAMENTO" no eixo do relatório

Desta forma consegui o resultado esperado conforme abaixo

image.thumb.png.61c24f858b88e7cd1c332e78d93f0cdc.png

 

PROBLEMA??????

  • Minha tabela fato "F_FATURAMENTO", antes desta manutenção já possuia 25 colunas
  • Agora adicionei mais 2 colunas a mesma ficando com 27 colunas

Sempre ouvi a orientação de que o Power BI não trabalha bem com muitas colunas, porém não encontrei outra forma de realizar este procedimento

Gostaria de saber se alguém tem alguma dica para que eu possa realizar este processo de alguma outra forma mais performática, exemplo via formulas DAX, visto que ainda não tenho muito conhecimento na linguagem, ou, se este caminho seria o mais correto a ser seguindo?

 

Espero ter sido claro na explicação

 

Desde já agradeço

Editado por Alessandro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Oi Alessandro, tudo bom ?

O erro que você cometeu no primeiro exemplo, foi que você fez um relacionamento entre as duas tabelas D_CALENDARIO e D_CALENDARIOCOMP.

O correto é fazer o relacionamento dessas duas tabelas calendário com a tabela fato de faturamento, note que ainda tem uma terceira tabela dCalendario com o relacionamento ATIVO que será usada no eixo compartilhado do gráfico clusterizado:

image.png.03d5e7f3e006be2925e45dc156575e36.png

 

Quando for fazer as medidas, use a USERELATIONSHIP somente na D-CALENDARIOCOMP:

image.png.0c947ad3044cedf4acf34738239ea763.png

image.png.f6b3caec4058509132eda80c93aa4228.png

 

Daí é só criar dois filtros, um para o período A e outro para o período B, usando as D_CALENDARIO alternativas

image.png.871ba3f322cb13cf3e2179adcea06ea2.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 24/05/2021 em 19:36, Nelson Kobayashi disse:

Oi Alessandro, tudo bom ?

O erro que você cometeu no primeiro exemplo, foi que você fez um relacionamento entre as duas tabelas D_CALENDARIO e D_CALENDARIOCOMP.

O correto é fazer o relacionamento dessas duas tabelas calendário com a tabela fato de faturamento, note que ainda tem uma terceira tabela dCalendario com o relacionamento ATIVO que será usada no eixo compartilhado do gráfico clusterizado:

image.png.03d5e7f3e006be2925e45dc156575e36.png

 

Quando for fazer as medidas, use a USERELATIONSHIP somente na D-CALENDARIOCOMP:

image.png.0c947ad3044cedf4acf34738239ea763.png

image.png.f6b3caec4058509132eda80c93aa4228.png

 

Daí é só criar dois filtros, um para o período A e outro para o período B, usando as D_CALENDARIO alternativas

image.png.871ba3f322cb13cf3e2179adcea06ea2.png

 

Bom dia

 

Em primeiro lugar quero pedir desculpas pela demora ao retornar, pois tive problemas no meu servidor e acabei perdendo os acessos ao forun

Quanto a solução repassada acima.

Funcionou com sucesso

Apliquei o exemplo acima porém de uma maneira diferente, mais que funcionou perfeitamente

Desde já agradeço

 

Segue a tela

image.png.b47e9d19a5003744e0a300fbf2591b1e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...