Ir para conteúdo
  • 0

Filtro de Chamadas por Projeto


LGustavo
Ir para solução Solucionado por Nelson Kobayashi ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde, pessoal.
A situação é a seguinte, eu estou montando um painel para uma empresa de suporte de sistemas que mostre em uma TV sempre o último projeto em aberto e uma das requisições deles é que o painel tenha uma tabela que mostre sempre as chamadas do desse último projeto. O meu problema é que não consigo montar um filtro que me mostre todas as chamadas do projeto que está sendo exibido. 

No meu entendimento, eu deveria fazer um Max(F_PROJETOS_CHAMADAS[COD_PROJETO]), mas daí pra frente eu não sei o que consigo fazer pra mostrar os cod_chamada desse projeto.

Abaixo segue as minhas tabelas no BI.

image.thumb.png.c1061b3622b738a9e96f01d17bdc5f3e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá, @LGustavo!

Fiz também uma solução aqui, estava quebrando a cabeça pra driblar a complexidade dos relacionamentos entre tantas tabelas do seu projeto ... Complicado!

Se fosse em um conjunto de dados mais simples, acho que seria menos desafiador (mas seria menos divertido, rsrsrs).

Não sei se da forma que fiz é a forma mais performática, mas é o que deu pra fazer com o que eu tinha.

Pensei até em uma solução pelo Power Query mas a sua base de dados não me permite acessar os dados por causa do IP.

Então veja o que fiz e se resolve o problema proposto....

Espero ter ajudado.

image.thumb.png.a3385a2f241c9c08092f73db587e8feb.png

Solução Painel com filtro.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Abaixo eu coloquei o arquivo que eu estou usando. A ideia é que na tabela em branco mostre as chamadas sempre do último projeto aberto, no caso desse arquivo, que mostre as chamadas do projeto 99. O problema é que eu não tenho ideia de como mostrar as chamadas desse projeto. 
OBS: Esse projeto é para ser mostrado na TV, então eu não teria como colocar um filtro de segmentação de dados.
OBS: Na imagem abaixo eu fiz o mesmo painel mas com a segmentação de dados como filtro nos projetos.

image.thumb.png.90559d82c7598b62a0e317e5b37068ff.png

Painel com filtro.rar

Editado por LGustavo
Colocar mais Informações
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @LGustavo, não consegui compreender muito bem o problema. No caso tu queres que apareça um filtro que liste todos os chamados? Ou tu só deseja filtrar o último projeto? Gostaria de compreender melhor do que se trata o seu problema para que eu consiga te ajudar da melhor forma possível. Aguardo seu retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @LGustavo!

Segue abaixo como fazer o filtro do jeito que você deseja, mas acho que esse filtro não se ativará automaticamente, mesmo que só tenha um valor disponível (Número do Projeto mais recente), faça um teste depois.

Se não funcionar esse filtro filtrado, a solução mais adequada pra você é criar novas medidas com calculate e filtrar pela último registro de D_PROJETO assim :

FILTRO_LAST 08 CALC_CHAMADAS_PROJ =

CALCULATE([08 CALC_CHAMADAS_PROJ],FILTER(ALL(D_PROJETOS[COD_PROJETO]),MAX(D_PROJETOS[COD_PROJETO])))

(A MEDIDA acima é para a caixa verde no seu relatório, de “Quantidade de Chamadas”, terá que fazer o mesmo para cada uma das outras visualizações).

 

Dito isso, vamos a solução de filtrar o filtro para apresentar somente o número do último projeto (99):

Vá no menu Modelagem >Nova Tabela:

image.png.b9764cc23990c9971b759a8b8908e508.png

 

Na barra de fórmula, vai abrir uma nova medida, digite essa medida:

image.png.64adcd3bbe3dffc99258b851bbadc077.png

 

No menu de DADOS, vamos conferir a tabela criada :

(Uma cópia da tabela D_PROJETOS, mas filtrada automaticamente para apresentar só o maior valor de COD_PROJETO) 

image.png.b486f9b2a4dfde365169236bd793705f.png

 

Agora vamos na aba de RELACIONAMENTOS e fazer um relacionamento do Filtro Filtrado com a D_PROJETOS:

image.png.91e9bfa97f571bf4a2fa5e36b41e4631.png

 

Agora é só criar um filtro e colocar a coluna Filtro Filtrado [COD_PROJETO] nela.

Aqui no meu teste apareceu “Em Branco”além do 99, então acho que não vai funcionar do jeito que você esperava, faça um teste aí.

O ideal mesmo é fazer novas medidas e filtrar com a CALCULATE.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Dirceu_BI e @Nelson Kobayashi, deixa eu tentar me explicar melhor, o filtro do projeto eu consegui fazer, o que eu precisava era de montar essa tabela que está em destaque com base no ultimo projeto. Como disse, quando uso o filtro de segmentação, ele vai de boa, mas não tenho ideia de como fazer pra que ele busque as chamadas do projeto atual sem usar o filtro.

EX: como na imagem está com o projeto 99, que mostre somente as chamadas do projeto 99. Quando fosse para o projeto 100, mostrasse as chamadas pertinentes ao projeto 100.

BI.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Acredito que uma solução seria voltado a linguagem M, onde poderíamos definir um valor máximo baseado  coluna D_PROJETOS[COD_PROJETO], no power query e relacionar e realizar uma mesclagem baseada somente nessa situação do filtro. Se for algo baseado nessa situação acredito que consigamos resolver ou por meio da solução implementada por @Nelson Kobayashi ou utilizando linguagem M.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Como tu queres que só apareça o maior projeto, a solução que posso desenvolver contigo é: Como existe um projeto Máximo. Tu poderia realizar o tratamento diretamente no Power Query. No caso tu iria duplicar a tabela F_CHAMADO ou D_CHAMADO e desse modo tu iria pedir pra retornar o maior valor dessa consulta. Vou mandar em anexo um arquivo de PBI com a possível solução. Aguardo o feedback @LGustavo  

Teste BI.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
22 horas atrás, Nelson Kobayashi disse:

Olá, @LGustavo!

Fiz também uma solução aqui, estava quebrando a cabeça pra driblar a complexidade dos relacionamentos entre tantas tabelas do seu projeto ... Complicado!

Se fosse em um conjunto de dados mais simples, acho que seria menos desafiador (mas seria menos divertido, rsrsrs).

Não sei se da forma que fiz é a forma mais performática, mas é o que deu pra fazer com o que eu tinha.

Pensei até em uma solução pelo Power Query mas a sua base de dados não me permite acessar os dados por causa do IP.

Então veja o que fiz e se resolve o problema proposto....

Espero ter ajudado.

image.thumb.png.a3385a2f241c9c08092f73db587e8feb.png

Solução Painel com filtro.pbix 7 MB · 1 download

Eu fiz umas adaptações mas funcionou de boa. Vlw pessoal.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...