Ir para conteúdo
  • 0

Acumulado de Projetos em "Desenvolvimento"


Carlos Vallejo
Ir para solução Solucionado por Frank Figueredo ,

Pergunta

  • Alunos

Prezados, boa tarde!

Preciso fazer uma medida que me indique o quantitativo acumulado de projetos em cada etapa selecionada, conforme planilha excel (anexo) que servirá para auxílio. Trata-se da planilha(aba), "Cadastrados x Aprovados" na tabela "TOTAL DE PMP (Em desenvolvimento Acumulado).

Abaixo, uma breve explicação em relação a nomenclatura da base do PBI, que difere um pouco do excel:

  • Desenvolvimento: Compreende as fases de “Emissão”, Ante Projeto”, “Projeto Básico” e “Análise do Projeto Executivo”.  A data do “Projeto Executivo” não entra, pois quando é imputada tal data é porque o projeto encontra-se aprovado, deixando de estar em Desenvolvimento.
  • Em instalação: Compreende as fases de “A instalar” e “Em instalação”;
  • Comissionamento: Compreende as fases de “A comissionar”, “Em comissionamento” e “Fim do Comissionamento”;
  • Fechamento: Compreende as fases de “Em operação”, “Aceito pela Usina” e “Fechamento”.
  • Encerrado : Fase/data de “Encerrado”.

No excel está se usando esta fórmula: 

=CONT.NÚM(SE(Data_CadastroPMP<>"";SE(ANO(Data_CadastroPMP)<=A13;SE(ANO(APROV_VII)>A13;SEQ))))+CONT.NÚM(SE(Data_CadastroPMP<>"";SE(ANO(Data_CadastroPMP)<=A13;SE(APROV_VII="";SEQ))))

- onde é Data_CadastroPMP no PBI é Emissão;

- onde é APROV_VII no PBI é A Instalar.

 

- A minha dificuldade é fazer esta medida de forma acumulativa como no excel. Como vemos no PBI em anexo, não está trazendo o acumulado.

Obs.:  o único status que não terá acumulado será o "Encerrado", pois a data do evento já basta.

 

TESTE - PMP_A1 (VERSÃO2) - Copia.xlsm Indicadores_A2 - Copia.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Bom dia @Carlos Vallejo tudo bem?

Acho que consegui aqui, por gentileza dá uma analisada e ver se é isso que precisa, essa segunda base que enviou juntamente com o racional e onde quer chegar facilitou demais.

Vou te explicar o racional que utilizei:

Modelagem:

  1. Eu fiz o Unpivot das colunas para ficar somente com uma data
  2. Depois criei uma dimensão com as suas fases e apliquei a regra das etapas para criar uma fase macro, no caso Desenvolvimento, Aprovado, etc.
  3. Em seguida fiz o merge para colocar o id da fase na fato

image.png.7ba01a9ad36f26f189efa72d84d8784f.png

 

Medidas

Nas medidas eu criei 4:

  1. Qtd de Projeto - com a contagem distintas dos projetos
  2. Qtd Projeto Desenvolvimento - fazendo a contagem apenas onde a fase é Desenvolvimento
  3. Qtd Projeto Aprovado - fazendo a contagem apenas onde a fase é Aprovado
  4. Qtd Projetos Acumulados em Desenvolvimento - Que é a subtração dos projetos em desenvolvimento dos projetos aprovados, acumulando até o ano do contexto do gráfico.

Dá uma olhada e vê se te atende, por ora foi a lógica que consegui pensar.

Segue o arquivo em anexo.

 

image.png.5c9b3ef0976224547f2e8446ebd0854b.png

image.png.7c3cb634b096364b840a7a8157967ec1.png

Carlos Vallejo.pbix

Editado por Frank Figueredo
Faltou inserir o anexo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Unpivotando terei este cenário:

Como posso fazer uma contagem de Projeto Em Desenvolvimento, visto que este encontra-se entre os status de : Emissão até Projeto Executivo;

Em instalação: De A instalar até em instalação.....etc

Em consequência dessa dificuldade que eu ainda não unpivotei. Estou travado neste problema.

Outra dúvida será como vou calcular por exemplo o tempo médio de elabora de projeto que é o intervalo de: Emissão até Projeto Executivo.

 

image.png.625c8eeb5ca59d69b77456ad78732c5b.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Barony disse:

Veja que tenho o mesmo cenário que vc e modelo para que a minha calendário se relacione com uma unica data. 
image.thumb.png.09e6fc386d29826d6ebacd085b2e63c6.png
 

acho que melhorando esta medida, pode ser que dê certo. Incorporando um Datesbetween com MAX (Vvar) com o MIN (DATA), SERIA O CASO DE ACUMULAR?
 
 
Total PM Solicitacao =
VAR vYear = VALUE(SELECTEDVALUE(dCalendario[Ano])) // Transforma Ano de Texto para Inteiro
RETURN
CALCULATE(
COUNTROWS(Projetos),
YEAR(Projetos[Ante Projeto]) > vYear || ISBLANK(Projetos[Ante Projeto]),
year(Projetos[Analise Proj Executivo])>vYear || ISBLANK(Projetos[Analise Proj Executivo]),
YEAR(Projetos[Projeto Basico])> vYear || ISBLANK(Projetos[Projeto Basico]),
YEAR(Projetos[Projeto Executivo])>vYear || ISBLANK(Projetos[Projeto Executivo]), // Analisa a Próxima Etapa
Projetos[Fase] <> "CANCELADO" ,
USERELATIONSHIP(dCalendario[Date],Projetos[Emissao])
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Frank Figueredo segue uma tabela reduzida na qual poderá entender melhor e propor solução até em cima da medida já feita e que encontra-se no pbix acima.

Nessa tabela mostra as etapas de desenvovimento de um projeto, que vai desde a emissão (abertura) até o Projeto Executivo (aprovação do projeto).

A minha dificuldade é realizar a medida que faz a contagem dos projetos que encontram-se entre estas etapas (em desenvolvimento).

Um exemplo prático da tabela é o ano de 2015, que possui 4 projetos em desenvolvimento, que são:  0001.13, 0004.14, 0006.14, 0007.15.

vale ressaltar que o intervalo é  >=emissão e <projeto executivo, pois a partir da data de projeto executivo aprovado este projeto deixar de estar em desenvolvimento.

 

MODELO.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...