Ir para conteúdo
  • 0

Medida DAX


Paulo Cesar
Ir para solução Solucionado por leoslemos ,

Pergunta

  • Alunos
Prezados, boa noite!
Montei essa medida abaixo, solicitando uma ajuda de vocês. Eu preciso que essa medida da Qtde PDV1 me retorne o nº 12 , Já a medida PDV2  ela está retornando o valor 21 esse valor da PDV2  está correto.
 
A CONSULTA1 está em uma tabela que representa essa pergunta TIVEMOS OPORTUNIDADE COM O PDV?
A PESQUISA DE SATISFAÇÃO eestá na propria tabela de pesquisa de satisfação.
 
O meu Problema maior é com a _QtdePDV1
 
Os valores tem que ser dessa forma:
_Qtde PDV1.  = 12 está me retornando 21
_Qtde PDV2. = 21 está com o valor correto.
 
_Qtde PDV1. = CALCULATE(
                                             COUNT('Consulta1'[Tivemos oportunidades com o PDV?]),           
                                                       FILTER('Consulta1', 'Consulta1'[Tivemos oportunidades com o PDV?] = "Sim"),
                                                               FILTER('Pesquisa de Satisfação','Pesquisa de Satisfação'[ANSWER_1] = "NÃO"),
                                                                         USERELATIONSHIP('Pesquisa de Satisfação'[Date_Session date_RUN],Consulta1[Date_Session date_RUN]))
 
 
_Qtde PDV2. = CALCULATE(
                                              COUNT('Consulta1'[Tivemos oportunidades com o PDV?]),                  
                                                         FILTER('Consulta1', 'Consulta1'[Tivemos oportunidades com o PDV?] = "Sim"),
                                                                   FILTER('Pesquisa de Satisfação', 'Pesquisa de Satisfação'[ANSWER_2] = "NÃO"),
                                                                              USERELATIONSHIP('Pesquisa de Satisfação'[Date_Session date_RUN],Consulta1[Date_Session date_RUN]))
 
 
 
 
 

Dashboard Monitoria - Copy.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

@Paulo Cesar bom dia!

Seu PBI está conectado a um SQL, e não estou conseguindo ver o resultado de cada medida, consegue disponibilizar uma parte do seus dados mesmo fictícios, para auxiliar melhor?

E a princípio, na medida está utilizando 2 FILTERS, sugestão é alterar a sintaxe utilizando uma agregação, exemplo abaixo:

 

_Qtde PDV1 = CALCULATE(
                    COUNT('Manual Monitoria'[Tivemos oportunidades com o PDV?]),
                     FILTER('Manual Monitoria', 'Manual Monitoria'[Tivemos oportunidades com o PDV?] = "Sim" &
                     'Manual Monitoria'[De forma geral, você foi bem atendido(a) pelo HDC?] = "NÃO"),
                      USERELATIONSHIP('Consulta1'[Date_Session date_RUN],'Manual Monitoria'[Date_Session date_RUN])
                    )

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Paulo 

Bom dia 

Primeiro tentei abrir seu pbix mas esta dando erro e não abre. Segundo vc esta a função filter erradamente, pois cada argumento da Calculate eh um filter sendo assim se vc quer filtrar um coluna por uma condição é soh aplicar diretamente igual vc fez na expressão dentro da Filter. Somente utilizamos a filter dentro da calculate se precisamos alterar o contexto da expressão, opu seja retornar uma tabela menor etc..
image.png.126b42dff20a8b69fb592bfd19f4fe6b.png

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
8 minutos atrás, leoslemos disse:

@Paulo Cesar bom dia!

Seu PBI está conectado a um SQL, e não estou conseguindo ver o resultado de cada medida, consegue disponibilizar uma parte do seus dados mesmo fictícios, para auxiliar melhor?

E a princípio, na medida está utilizando 2 FILTERS, sugestão é alterar a sintaxe utilizando uma agregação, exemplo abaixo:

 


_Qtde PDV1 = CALCULATE(
                    COUNT('Manual Monitoria'[Tivemos oportunidades com o PDV?]),
                     FILTER('Manual Monitoria', 'Manual Monitoria'[Tivemos oportunidades com o PDV?] = "Sim" &
                     'Manual Monitoria'[De forma geral, você foi bem atendido(a) pelo HDC?] = "NÃO"),
                      USERELATIONSHIP('Consulta1'[Date_Session date_RUN],'Manual Monitoria'[Date_Session date_RUN])
                    )

 

@leoslemos bom dia!

Grato pelo retorno. o que acontece são duas tabelas diferentes conforme abaixo:

A pergunta tivemos oportunidade no PDV está na tabela de Massa de dados onde nessa coluna eu vou filtrar tudo que for "Sim" e também na tabela de pesquisa de Satisfação filtrar tudo que for "NÃO", talves dessa forma que estou fazendo esteja errado, pois a tabela PESQUISA DE SATISFAÇÃO ela está conectada com o banco SQL e nesse banco eu não tenho essa pergunta, então estou puxando da tabela MASSA DE DADOS essa pergunta. Na resposta que vc me mandou vc colocou todas na mesma tabela.

Neste meu caso está trazendo o resultado somente do primeiro filtro  e ignorando o segundo. Teria alguma sintaxe para isso?

Desde já agradeço o feedback.

 

_Qtde (PDV) = CALCULATE(
COUNT('Massa de Dados'[Tivemos oportunidades com o PDV?]),
FILTER('Massa de Dados','Massa de Dados'[Tivemos oportunidades com o PDV?] = "Sim"),
FILTER('Pesquisa de Satisfação','Pesquisa de Satisfação'[ANSWER_1] = "NÃO"),
USERELATIONSHIP('Pesquisa de Satisfação'[Date_Session date_RUN],'Massa de Dados'[Starting date with operator]))
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Paulo Cesar então referente a sintaxe, o que pode-se fazer é o que o @Barony comentou no post dele acima, que é aplicar direto o filtro sem a função FILTER(), abaixo mando o código.
 

_Qtde (PDV) = 
CALCULATE(
    COUNT('Massa de Dados'[Tivemos oportunidades com o PDV?]),
    'Massa de Dados'[Tivemos oportunidades com o PDV?] = "Sim",
    'Pesquisa de Satisfação','Pesquisa de Satisfação'[ANSWER_1] = "NÃO",
    USERELATIONSHIP('Pesquisa de Satisfação'[Date_Session date_RUN],'Massa de Dados'[Starting date with operator])
)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@leoslemos boa tarde!

Obrigado pelo retorno, fiz aqui e ele trouxe o valor do primeiro filtro, ou seja, o valor 21 conforme abaixo:

O teste eu usei essa formula que vc me passou e o teste 2 usei a mesma formula, porém, só substitui o Answer_1 pelo Answer_2

Neste caso o valor para o teste =12 e para o teste2 =21

Vou ver se eu consigo montar algo ficticio e coloco aqui para vc me ajudar.

image.png.54cf4387724d3d65aa1f80d04572c3d1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...