Ir para conteúdo
  • 0

Relacionamento entre Tabelas


Gustavo Vital
Ir para solução Solucionado por Fábio Marquez ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal Boa Tarde,

 

Sou aluno novo do Mestre Karpa e estou com um problema que creio ser fácil de resolver e tenho certeza que o curso ensina, mas estou com um pouco de pressa.

É o seguinte:

  • Eu tenho duas tabelas (dCadastro e fVendas ) num relacionamento de 1 para N
  • Depois de colocar em um visual de Segmentação de dados (ANO e Mês) vou precisar fazer 2 análises:
  • 1ª listar em um visual MATRIZ a relação de Cnpj's que aparecem na tabela fvendas mas que NÃO aparecem na tabela dCadastro, além de registrar num visual CARTÃO o quantitativo desses Cnpj's;
  • 2ª listar em um visual MATRIZ a relação de Cnpj's que aparecem na tabela dCadastro mas que NÃO aparecem na tabela fVendas, além de registrar num visual CARTÃO o quantitativo desses Cnpj's;                                                                 

SEGUE ABAIXO AS TABELAS EM QUESTÃO!

Importante saber que sempre que irei fazer essa análise escolhendo um determinado mês de um determinado ano. (no caso a tabela fvendas só está contemplando 2020, mas não tem problema).

Desde já agradeço à todos!

 

Gustavo Vital

 

fVendas.xlsx dCadastro.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Bom dia, Gustavo.

Veja se é isto que procura:

foto1.thumb.PNG.7e7e36b22e71a108c44b00f3414eae17.PNG

A ideia é usar os conceitos de teoria dos conjuntos para capturar os valores:

Estão apenas na dCadastro = 
VAR var_fVendas = VALUES(fVendas[Cnpj])         // Lista com os CNPJ's da fVendas
VAR var_dCadastro = VALUES(dCadastro[CNPJ])     // Lista com os CNPJ'S da dCadastro
RETURN

// Conte o número de linhas da tabela:
COUNTROWS(
    // Tabela: CNPJ's que estão na dCadastro mas não aparecem na fVendas
    EXCEPT(var_dCadastro, var_fVendas)
)

Mesma coisa com a medida 'Estão apenas na fVendas', o que muda é a ordem do comando Except, primeiro var_fVendas e depois var_dCadastro.

Para mostrar em matriz, eu coloquei os CNPJ's e no filtro lateral do visual adicionei o filtro da medida com o valor 1.

foto2.PNG.43ae1238f922214df59353089cc1c3b2.PNG

 

Segue o arquivo pbix. No Power Query tem um parâmetro de 'Caminho das Bases' para você informar onde estão as bases ai no seu computador.

 

Gustavo-pbi.pbix

Espero ter ajudado.

Abraços.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
4 horas atrás, Fábio Marquez disse:

Bom dia, Gustavo.

Veja se é isto que procura:

foto1.thumb.PNG.7e7e36b22e71a108c44b00f3414eae17.PNG

A ideia é usar os conceitos de teoria dos conjuntos para capturar os valores:


Estão apenas na dCadastro = 
VAR var_fVendas = VALUES(fVendas[Cnpj])         // Lista com os CNPJ's da fVendas
VAR var_dCadastro = VALUES(dCadastro[CNPJ])     // Lista com os CNPJ'S da dCadastro
RETURN

// Conte o número de linhas da tabela:
COUNTROWS(
    // Tabela: CNPJ's que estão na dCadastro mas não aparecem na fVendas
    EXCEPT(var_dCadastro, var_fVendas)
)

Mesma coisa com a medida 'Estão apenas na fVendas', o que muda é a ordem do comando Except, primeiro var_fVendas e depois var_dCadastro.

Para mostrar em matriz, eu coloquei os CNPJ's e no filtro lateral do visual adicionei o filtro da medida com o valor 1.

foto2.PNG.43ae1238f922214df59353089cc1c3b2.PNG

 

Segue o arquivo pbix. No Power Query tem um parâmetro de 'Caminho das Bases' para você informar onde estão as bases ai no seu computador.

 

Gustavo-pbi.pbix 166 kB · 0 downloads

Espero ter ajudado.

Abraços.

Oi Fábio,

Obrigado pelo retorno e ajuda.

Vou verificar mais tarde quando chegar em casa.

Te darei um retorno com certeza 🙂 

Gustavo Vital

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 05/05/2021 em 14:52, Gustavo Vital disse:

Oi Fábio,

Obrigado pelo retorno e ajuda.

Vou verificar mais tarde quando chegar em casa.

Te darei um retorno com certeza 🙂 

Gustavo Vital

 

Olá Fábio,

 

Acabei de tentar replicar sua idéia (que está correta, já validei fazendo meus procv's no excel).

Porém não estou conseguindo sucesso no meu relatório.

estou te enviando esse meu relatório com as bases completas pra ver se vc consegue me ajudar

te agradeço antecipadamente!

 

gustavovital.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 horas atrás, Fábio Marquez disse:

Oi Gustavo, beleza?

Não entendi qual o problema. É a questão do 'Em branco'?

3.thumb.PNG.03d87ee653ee212a6258961bae53c2ef.PNG

Entendo que, para a condição de STATUS CAD = 'Ativo', no mês de dezembro de 2020, não há nenhum CNPJ na fVendas que não esteja na dCadastro.

Oi Fábio,

Como disse, seu relatório está com as informações corretas mês a mês, pois ja validei fazendo procv's no excel.

O Fato é que o meu relatório (mesmo retirando a coluna "STATUS CAD") do meu relatório, os resultados insistem em continuar errados.

Curiosamente apenas o mês de janeiro está batendo com 139 e 46 (apenas dcadastro e apenas fvendas)

Os demais meses não batem com os resultados do seu relatório.

Estou te enviando meu relatório sem filtro algum de status cad, pois eu retirei ele da base.

Envio tambem as tabelas resumo relativas ao seu relatório (dados corretos) e do meu relatório (apenas JAN está correto)

Tenho certeza que deve ser algo bobo, contudo ainda não disponho de conhecimento suficiente e por isso peço tua ajuda!

Tabela Resumo Rel. Gustavo.png

Tabela Resumo Rel. Fábio.png

gustavovital.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
4 horas atrás, Fábio Marquez disse:

Oi Gustavo, beleza?

Não entendi qual o problema. É a questão do 'Em branco'?

3.thumb.PNG.03d87ee653ee212a6258961bae53c2ef.PNG

Entendo que, para a condição de STATUS CAD = 'Ativo', no mês de dezembro de 2020, não há nenhum CNPJ na fVendas que não esteja na dCadastro.

Oi Fábio,

 

Creio que o problema esteja na formatação do cnpj dos meses de fev em diante da tabela fvendas.

daquui a pouco vou ver isso e te retorno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...