Ir para conteúdo
  • 1

Indicadores com gráficos sobrepostos


Elderap
Ir para solução Solucionado por Nelson Kobayashi ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia pessoal,

 

Eu uso muito em meus painéis a opção de indicadores (como botões), para alternar entre gráficos sobrepostos, assim economizo espaços e tenho várias perspectivas da mesma questão, por exemplo:

  • Tenho um gráfico de barras verticais com as vendas por produto em quantidade e outro em R$, então na parte superior tenho um botão para alternar para o que o usuário quiser ver
  • Na mesma página eu tenho um gráfico de vendas por UF e vendas por cidade sobrepostos, alternando por botões (com indicadores)

O meu problema é o seguinte:

  • Gostaria de poder alterar uma visualização, por exemplo: escolher vendas por produto em R$ e alternar também de vendas por UF para vendas por cidade, sem que precise mudar o outro gráfico que estava em R$ de volta para QTD, ou seja, o indicador sempre salva a visualização total do gráfico no momento que eu salvei, então se salvei a visualização do gráfico de cidades e o outro gráfico sendo em quantidade, quando eu alternar o botão da parte de regiões, ele altera o outro gráfico também, ou seja, não respeita a mudança que fiz anteriormente.

Queria saber se tem como ser independente um do outro, ou seja, eu alterar a visualização apenas do gráfico que está sobreposto, mantendo os demais gráficos que já alterei em outros momentos da navegação do relatório?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá @Elderap!

Ter vários botões com vários indicadores em uma única página realmente causa esse problema de que um botão indicador ao ser pressionado acaba afetando um gráfico que está ligado a outro botão e tudo vira uma bagunça....

Isso acontece porque no momento que é criado, o comportamento padrão de um INDICADOR é “memorizar” os parâmetros de todos os visuais que estão na página do relatório, algo como “tirar uma foto” de onde estão os gráficos e tabelas na página, seu posicionamento, se estão ativos ou ocultos, os valores filtrados, praticamente tudo.

Esse comportamento padrão tem por efeito colateral nas situações que temos vários gráficos e vários INDICADORES gravados e só queremos que 


Para evitar que, ao apertar um botão, ele altere os visuais de outros gráficos que não tem relação ao botão apertado, teremos que mexer em uma configuração no indicador, selecionando só os gráficos que serão afetados, desse jeito:

Nesta imagem, temos dois conjuntos de gráficos, na parte de cima temos os botões que vão alternar entre gráfico de Pirâmide e o gráfico de Linhas (o gráfico de Linhas está abaixo do gráfico de Pirâmide, com a sua exibição desativada).
Quando apertar o botão “Grf Linhas”, queremos que só os gráficos de Linhas e o gráfico de Pirâmide alternem, sem afetar os gráficos da parte de baixo.
Aqui, os indicadores já estão preparados e nomeados.
image.png.12a2da909f97727badf4f9f9600c3325.png


Agora vem o pulo do gato, para personalizar o botão para o INDICADOR entender que ele só vai afetar os dois gráficos de cima:

1. ) Selecione os dois visuais envolvidos (no caso, o gráfico de pirâmide e o gráfico de linhas) para selecionar os dois visuais, segure a tecla CONTROL [CTRL]  do teclado e clique nos visuais no menu de Seleção ao lado. 
Se houverem três gráficos, selecione os três visuais ... ou seja: qualquer coisa que seja afetada quando o botão for apertado.

2. ) No menu de indicadores, acesse as configurações do INDICADOR que será conectado ao botão (neste caso, o indicador de “Piramide”.
Atenção! Não é pra clicar no indicador... se fizer isso, pode haver mudança nos gráficos selecionados na etapa 1 ... se isso ocorrer, volte e selecione de novo os visuais.
O correto aqui é mirar o mouse precisamente nos três pontinho que irá abrir um menu de opções do INDICADOR, selecione “Visuais Selecionados” e depois selecione “Atualizar”
image.png.3dad74c4ccdece0482937f34b6976d95.png


Agora vamos fazer este processo novamente, mas agora gravar um INDICADOR para conectar ao botão de “Grf Linhas”:

1. ) Selecionar os visuais
2. ) Adicionar um indicador e acessar as opções
3. ) Selecionar “Visuais Selecionados”
4. ) Acessar novamente as opções e selecionar “Atualizar”
image.png.2f680c37e35f7273132be8c531b99611.png

Repetiremos o mesmo procedimento para os dois botões de baixo, para o gráfico de Mapa e para o gráfico de colunas empilhadas.

Feito isso, faça as conexões dos INDICADORES com os botões, selecionando o botão que queremos ativar (neste caso o botão que ativará o visual de Mapa):

1. ) Selecione o botão de Mapa
2. ) Vá no menu de configuração do visual (rolinho de tinta) e procure pelo item “Ação” e ative
3. ) “Tipo” = Indicador
4. ) Em “Indicador”, escolha na lista o indicador que criamos “Mapa”

Pronto! Agora todas as vezes que clicar nesse botão, o gráfico de mapa ficará visível e o gráfico de colunas empilhadas ficará inativo e oculto.
Faça o mesmo para todos os outros botões e depois teste todos os botões várias vezes em várias sequências, para ter certeza que estão todos funcionando adequadamente.
image.png.aa104d2102061b2f8bb10abab0fb2c55.png


Um erro possível que pode acontecer quando se trabalha com INDICADORES é quando os botões parecem não funcionar direito, os gráficos não correspondem corretamente ao resultado esperado.
Pra corrigir isso, é simples.

Basta voltar aos menus de Seleção e de Indicadores, simular o cenário correto, ativando os gráficos corretos e ocultando os que ficarão inativos e no final é só clicar nos três pontinhos de opções do indicador e selecionar “Atualizar”.
Lembre-se!!! Não clique sobre o indicador, mire precisamente nos três pontinhos... Senão o cenário que foi “fotografado” de forma errada será ativado e você irá atualizar o cenário errado novamente.

É isso aí!

Espero ter ajudado.

Abç.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 03/05/2021 em 10:08, Elderap disse:

Bom dia pessoal,

 

Eu uso muito em meus painéis a opção de indicadores (como botões), para alternar entre gráficos sobrepostos, assim economizo espaços e tenho várias perspectivas da mesma questão, por exemplo:

  • Tenho um gráfico de barras verticais com as vendas por produto em quantidade e outro em R$, então na parte superior tenho um botão para alternar para o que o usuário quiser ver
  • Na mesma página eu tenho um gráfico de vendas por UF e vendas por cidade sobrepostos, alternando por botões (com indicadores)

O meu problema é o seguinte:

  • Gostaria de poder alterar uma visualização, por exemplo: escolher vendas por produto em R$ e alternar também de vendas por UF para vendas por cidade, sem que precise mudar o outro gráfico que estava em R$ de volta para QTD, ou seja, o indicador sempre salva a visualização total do gráfico no momento que eu salvei, então se salvei a visualização do gráfico de cidades e o outro gráfico sendo em quantidade, quando eu alternar o botão da parte de regiões, ele altera o outro gráfico também, ou seja, não respeita a mudança que fiz anteriormente.

Queria saber se tem como ser independente um do outro, ou seja, eu alterar a visualização apenas do gráfico que está sobreposto, mantendo os demais gráficos que já alterei em outros momentos da navegação do relatório?

Eu tenho exatamente a mesma duvida! Alguem poderia ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá !

Quando você salva um cenário usando indicadores, ele salva todo o cenário, dados, visualizações, página atual. 

Se quiser salvar a alternação dos gráficos e outros elementos (visualizações) sem afetar os filtros escolhidos, experimente clicar com o botão direito do mouse sobre o indicador que você criou e desmarcar "Dados".

Experimente testar marcar e desmarcar as outras opções também de "Exibir" e "Página Atual" pra ver como os botões reagem.

image.png.1f565d2e5eb96bed8eb08e805505c39a.png

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 24/05/2021 em 18:36, Nelson Kobayashi disse:

Olá !

Quando você salva um cenário usando indicadores, ele salva todo o cenário, dados, visualizações, página atual. 

Se quiser salvar a alternação dos gráficos e outros elementos (visualizações) sem afetar os filtros escolhidos, experimente clicar com o botão direito do mouse sobre o indicador que você criou e desmarcar "Dados".

Experimente testar marcar e desmarcar as outras opções também de "Exibir" e "Página Atual" pra ver como os botões reagem.

image.png.1f565d2e5eb96bed8eb08e805505c39a.png

Boa tarde, desculpa a demora em retornar.

Na verdade o exemplo não é em relação a mudança dos dados ao alternar entre visuais. Na verdade o botão serve para alternar a exposição de gráficos distintos, no entanto, são vários na mesma página e eu gostaria de alternar entre eles de maneira individual, mas, como o indicador meio que "congela" o visual que ele foi salvo, ele pode alterar a mudança que fiz anteriormente. Por exemplo:

 

1 - Salvei um indicador que mostra os dados de um gráfico de ranking de produtos em Qtd e ao mesmo tempo eu tenho um gráfico de evolução ao longo do tempo, também em quantidade. Ambos os gráficos alternam por quantidade e valor (através de indicadores), se eu mudar o gráfico de produtos para valor e na hora que eu salvei o indicador o outro gráfico estava em quantidade, ele muda o outro gráfico também para o visual total da página que salvei quando atualizei o indicador entende?

Eu vi recentemente que através do Tabullar Editor eu consigo fazer medidas que vão servir de filtros e boa parte destas questões, quando foram necessariamente a mudança apenas de medida (quantidade e valor, por exemplo), vou conseguir resolver com isto, mas, se for para alternar entre um gráfico e uma tabela, por exemplo, com vários visuais fazendo isto na mesma página, o problema continuaria.

 

Espero que tenha sido possível entender com estas explicações adicionais.

 

Att

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Posso ter entendido o problema de forma errada, mas quando você faz a mudança nos gráficos, você atualizou a memorização do indicador?

Em um dos primeiros projetos que eu trabalhei com indicadores para alternar entre dois visuais de gráficos, eu formatei e ajustei tudo direitinho, só que depois de salvar e publicar, o bendito gráfico voltada do jeito que era antes de eu arrumar toda a vez que apertava o botão ....

Aí eu ia lá de novo e arrumava de novo o gráfico e publicava de novo ... e quando apertava o botão ... de novo o gráfico voltava para o jeito antigo. Tava me enlouquecendo.

No final eu descobri que tinha esquecido de atualizar o indicador ... porisso o gráfico voltava para os dados antigos.

Para atualizar o indicador, clique nos três pontinhos do indicador e selecione "Atualizar".

Pode ser que resolva o problema de outras pessoas com problema parecido.

 

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 17/06/2021 em 21:21, Frank Figueredo disse:

@Elderap conseguiu resolver?

Desculpa a demora e responder.

 

Na verdade ainda não. Eu vou mandar um link de um relatório onde ficará mais fácil apresentar esta questão:

https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMWUzYjJmNTQtN2ZhNS00ZWI0LTg4NjktMzIzMWU5ODM0OTdiIiwidCI6ImExZGEyZWM4LTJiYjctNGNkNi05NGExLWI1MDY3ZmNmYzBlMyJ9

 

Por exemplo: se eu clicar em "Ranking R$" na análise de produto e clicar em "análise de estoque" no canto inferior esquerdo, a análise por produto (no gráfico de ranking) volta a ser por "Ranking qtd", que foi como eu salvei o indicador inicialmente, ou seja, ele não consegue enxergar que deveria mudar a visão apenas do gráfico que ele está sobreposto e não de todo o restante da página.

 

Deu para entender melhor? @Nelson Kobayashi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Elderap!

Entendi a sua dúvida. 

Dá pra configurar isso aí nos indicadores sim, veja se é assim que você precisa :

https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMjU4MzNlMmQtNzg4MS00ZjZmLWI5NWItYjFjMjFmZTYzMDRlIiwidCI6ImYzZmRmYWRhLWE0YzEtNDQ0Yy1hNDE4LTdkMGFkOTdlNjNiZiJ9

Vou preparar uma tutorial e postar aqui pra você e para os colegas aprenderem também.

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
32 minutos atrás, Nelson Kobayashi disse:

Olá @Elderap!

Entendi a sua dúvida. 

Dá pra configurar isso aí nos indicadores sim, veja se é assim que você precisa :

https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMjU4MzNlMmQtNzg4MS00ZjZmLWI5NWItYjFjMjFmZTYzMDRlIiwidCI6ImYzZmRmYWRhLWE0YzEtNDQ0Yy1hNDE4LTdkMGFkOTdlNjNiZiJ9

Vou preparar uma tutorial e postar aqui pra você e para os colegas aprenderem também.

Abç.

Show, fico no aguardo do tutorial. Obrigado.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
16 horas atrás, Nelson Kobayashi disse:

Olá @Elderap!

Ter vários botões com vários indicadores em uma única página realmente causa esse problema de que um botão indicador ao ser pressionado acaba afetando um gráfico que está ligado a outro botão e tudo vira uma bagunça....

Isso acontece porque no momento que é criado, o comportamento padrão de um INDICADOR é “memorizar” os parâmetros de todos os visuais que estão na página do relatório, algo como “tirar uma foto” de onde estão os gráficos e tabelas na página, seu posicionamento, se estão ativos ou ocultos, os valores filtrados, praticamente tudo.

Esse comportamento padrão tem por efeito colateral nas situações que temos vários gráficos e vários INDICADORES gravados e só queremos que 


Para evitar que, ao apertar um botão, ele altere os visuais de outros gráficos que não tem relação ao botão apertado, teremos que mexer em uma configuração no indicador, selecionando só os gráficos que serão afetados, desse jeito:

Nesta imagem, temos dois conjuntos de gráficos, na parte de cima temos os botões que vão alternar entre gráfico de Pirâmide e o gráfico de Linhas (o gráfico de Linhas está abaixo do gráfico de Pirâmide, com a sua exibição desativada).
Quando apertar o botão “Grf Linhas”, queremos que só os gráficos de Linhas e o gráfico de Pirâmide alternem, sem afetar os gráficos da parte de baixo.
Aqui, os indicadores já estão preparados e nomeados.
image.png.12a2da909f97727badf4f9f9600c3325.png


Agora vem o pulo do gato, para personalizar o botão para o INDICADOR entender que ele só vai afetar os dois gráficos de cima:

1. ) Selecione os dois visuais envolvidos (no caso, o gráfico de pirâmide e o gráfico de linhas) para selecionar os dois visuais, segure a tecla CONTROL [CTRL]  do teclado e clique nos visuais no menu de Seleção ao lado. 
Se houverem três gráficos, selecione os três visuais ... ou seja: qualquer coisa que seja afetada quando o botão for apertado.

2. ) No menu de indicadores, acesse as configurações do INDICADOR que será conectado ao botão (neste caso, o indicador de “Piramide”.
Atenção! Não é pra clicar no indicador... se fizer isso, pode haver mudança nos gráficos selecionados na etapa 1 ... se isso ocorrer, volte e selecione de novo os visuais.
O correto aqui é mirar o mouse precisamente nos três pontinho que irá abrir um menu de opções do INDICADOR, selecione “Visuais Selecionados” e depois selecione “Atualizar”
image.png.3dad74c4ccdece0482937f34b6976d95.png


Agora vamos fazer este processo novamente, mas agora gravar um INDICADOR para conectar ao botão de “Grf Linhas”:

1. ) Selecionar os visuais
2. ) Adicionar um indicador e acessar as opções
3. ) Selecionar “Visuais Selecionados”
4. ) Acessar novamente as opções e selecionar “Atualizar”
image.png.2f680c37e35f7273132be8c531b99611.png

Repetiremos o mesmo procedimento para os dois botões de baixo, para o gráfico de Mapa e para o gráfico de colunas empilhadas.

Feito isso, faça as conexões dos INDICADORES com os botões, selecionando o botão que queremos ativar (neste caso o botão que ativará o visual de Mapa):

1. ) Selecione o botão de Mapa
2. ) Vá no menu de configuração do visual (rolinho de tinta) e procure pelo item “Ação” e ative
3. ) “Tipo” = Indicador
4. ) Em “Indicador”, escolha na lista o indicador que criamos “Mapa”

Pronto! Agora todas as vezes que clicar nesse botão, o gráfico de mapa ficará visível e o gráfico de colunas empilhadas ficará inativo e oculto.
Faça o mesmo para todos os outros botões e depois teste todos os botões várias vezes em várias sequências, para ter certeza que estão todos funcionando adequadamente.
image.png.aa104d2102061b2f8bb10abab0fb2c55.png


Um erro possível que pode acontecer quando se trabalha com INDICADORES é quando os botões parecem não funcionar direito, os gráficos não correspondem corretamente ao resultado esperado.
Pra corrigir isso, é simples.

Basta voltar aos menus de Seleção e de Indicadores, simular o cenário correto, ativando os gráficos corretos e ocultando os que ficarão inativos e no final é só clicar nos três pontinhos de opções do indicador e selecionar “Atualizar”.
Lembre-se!!! Não clique sobre o indicador, mire precisamente nos três pontinhos... Senão o cenário que foi “fotografado” de forma errada será ativado e você irá atualizar o cenário errado novamente.

É isso aí!

Espero ter ajudado.

Abç.
 

Excelente explicação @Nelson Kobayashi, me ajudou muito, agora os painéis ficarão bem mais organizados.

 

Obrigado!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...