Ir para conteúdo
  • 0

MESCLAGEM DE COLUNAS


Anderson Souto
Ir para solução Solucionado por Vitor Peralva ,

Pergunta

  • Alunos

 

Boa noite,

Estou tentanto mesclar minha tabela de preço do diesel, com a tabela de motor ocioso, porem o valores estão duplicando, o que devo fazer neste caso.

Eu quero mesclar a tabela do fMotor ocioso coluna (Grupo), com a tabela fPreçoDiesel coluna (Grupo)  para obter os dados de preço na tabela fMotor ocioso.

Quem puder me ajudar agradeço, segue arquivo em anexo.

image.thumb.png.718ff88deb3056e3c52a4106c0b5f363.png

 

Projeto ABM direção segura e econômica Grupo Viação Mimo Ltda.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

A duplicidade ocorre porque você está usando um único critério, Grupo, e o Power Query vai trazer todas as linhas que atendam este critério, no caso 2, para cada linha.

Para criar uma relação de 1 para 1 e trazer uma única correspondência para cada linha é preciso que acrescente critérios que "individualizem" o resultado, fazendo com que exista apenas um único resultado para a mesclagem.

Se você quer trazer apenas o preço do diesel e tem uma cotação para cada dia, então, basta na hora da mesclagem, você selecionar as duas colunas em ambas as tabelas e na mesma ordem (Grupo e Data).

Assim, ele vai retornar uma única linha na tabela resultante para cada linha da tabela original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa Noite, @Anderson Souto!

 

Inicialmente, é preciso entender que o Mesclar do Power Query é diferente do PROCV do Excel, por exemplo.

Ao realizar uma mescla, o Power Query traz como retorno, todas as linhas que atendem as critérios colocados.

No seu caso, você indicou uma única coluna como critério, no caso, Grupo.

Desta forma, o Power Query busca na tabela fDieselPreço todas as linhas que possuem o mesmo Grupo da linha analisada na sua tabela.

Quanto maior a granularidade, maior a tendência de se trazerem mais linhas, quanto menor a granularidade, menos linhas tendem a ser retornadas.

Sendo assim, o comportamento do Power Query está correto na sua situação.

 

Para que possamos te auxiliar mais, o ideal é que traga como quer o seu resultado final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa noite,

Eu só queria trazer o valor preço, eu gostaria de entender e como resolver, a duplicidade nas informações.

Por exemplo eu gostaria que aparecesse somente os preços referente ao grupo Viação Mimo Varzea Paulista nas datas 24/04 e 25/04, observe que os valores dobram, eu gostaria de saber como resolver isso.

Lembro que havia feito da mesma forma em um outro projeto, e deu certo.

 

image.png.95ad2ac0424ec46011249a27efdda17a.png

image.png.30dd3af1814474207154faaa164e77ab.png

 

Os valores aparecem corretamente, conforme a tabela fPreçoDiesel porem, com duplicidade.

Estou com muitas dificuldades em resolver esse problema. Eu fiz um procedimento que eu acho que não seja correto, eu removi a "Duração motor ocioso" duplicados, não sei se isso é o correto a se fazer, mas aparentemente resolveu. Se você puder me ajudar agradeço de coração, sou novo em PB, esta um pouco dificil mas sei que vai da tudo certo.

Muito obrigado.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...