Ir para conteúdo
  • 0

SALDO ACUMULADO POR ATIVIDADE ORÇAMENTÁRIA


Ivan dos Santos Araújo
Ir para solução Solucionado por leoslemos ,

Pergunta

  • Alunos

Boa noite

 

Estou precisando por demais da ajuda de vocês, preciso ter uma coluna onde me mostra o saldo acumulado por Atividade Orçamentária. Pra entender um pouco a dinâmica do orçamento, tenho a Base de Orçamento e nessa base tem mais ou menos 250 Atividades com seus respectivos orçamentos. Na Base que está em anexo tem as respectivas colunas. Uma observação que faço que na coluna DATA, onde é feito os lançamentos diários e na coluna ANO, dependendo do tipo de RC (requisição de compras), essa RC pode ser para mais de um ano, sendo por exemplo 2021 a 2023, 2021 a 2024. Esse ponto tenho uma dúvida, quando eu filtrar apenas o ano de 2021 virá apenas o SALDO ACUMULADO daquele, neste caso, 2021.

 

Bom pessoal, deixo em anexo uma Base simples em excel e uma apresentação ppt explicando mais ou menos o que eu fiz no PBI

 

Desde já agradeço a atenção de vocês.

Teste_Ajuda_PlanAcompanhamentoORC.xlsx Teste_Ajuda_PlanAcompanhamentoORC.pptx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

@Ivan dos Santos Araújo Bom dia!!!

Referente a acúmulo de valores, este é realizado por dia, conforme imagem abaixo, e para isso você precisará de uma dCalendário.

O Mestre explica isso nessa aula >> Total Acumulado ao Longo do Tempo com FILTER
 
image.thumb.png.6800cd7c511290a239afbdafa3494148.png


No seu caso pode-se também alterar a visão de tabela para matriz, e trabalhar com o drill drown.

image.png.b0044dc78e8b5d1711d5ee032dd3bcdd.png

Referente a questão dos próximos anos, com a dCalendário o auxiliará, e para isso as requisições futuras tem alguma data pré programada? Caso tenha o ideal é trabalhar com esta data vinculada da dCalendario, mesmo ficando inativo.

Segue Medida que utilizei.

ValorAcumulado = 
    CALCULATE(
        [ValorTotal],
        FILTER(
            ALL(dCalendario),
            dCalendario[Date] <= MAX(dCalendario[Date])
        )
        //Filtro para agrupar todas as atividades do mesmo dia.
        , ALL(Base)
    )


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Ivan, referente a esta situação, segue a abaixo possíveis soluções. Entretanto tem uma situação que ao invés de trabalhar com tabela utilizar matriz.

image.png.13b74ba1e6ee3f563da25e3cd131112d.png


image.png.9fe96b88802b78537d472bb43315096d.png

 

ValorAcumuladoAtividade = 
VAR vData = MAX(dCalendario[Date])
VAR vResultado = 
    CALCULATE(
        [Valor Total],
        FILTER(
            all(dCalendario),
            dCalendario[Date] <= MAX(dCalendario[Date]) 
        ),
        VALUES(Base[ATIVIDADE])
    )

RETURN
   vResultado






  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
12 horas atrás, leoslemos disse:

@Ivan dos Santos Araújo Bom dia!!!

Referente a acúmulo de valores, este é realizado por dia, conforme imagem abaixo, e para isso você precisará de uma dCalendário.

O Mestre explica isso nessa aula >> Total Acumulado ao Longo do Tempo com FILTER
 
image.thumb.png.6800cd7c511290a239afbdafa3494148.png


No seu caso pode-se também alterar a visão de tabela para matriz, e trabalhar com o drill drown.

image.png.b0044dc78e8b5d1711d5ee032dd3bcdd.png

Referente a questão dos próximos anos, com a dCalendário o auxiliará, e para isso as requisições futuras tem alguma data pré programada? Caso tenha o ideal é trabalhar com esta data vinculada da dCalendario, mesmo ficando inativo.

Segue Medida que utilizei.


ValorAcumulado = 
    CALCULATE(
        [ValorTotal],
        FILTER(
            ALL(dCalendario),
            dCalendario[Date] <= MAX(dCalendario[Date])
        )
        //Filtro para agrupar todas as atividades do mesmo dia.
        , ALL(Base)
    )


 

Boa noite meu caro

Primeiramente quero agradecer o tempo que reservou para me ajudar.

Infelizmente não consegui aplicar, não sei o que acontece, quando crio a dCalendario e jogo dentro da Matriz e crio a Medida, ficam todos os dias e todos os meses. Assisti as aulas do nosso Mestre novamente, mas não sei o por que disto aconteceu. Vou deixar para amanhã verificar isso. Aí depois eu te falo com mais precisão se deu certo ou não. Desde já agradeço vossa atenção., Um forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia Leo

Agradeço imensamente pelo apoio.

Assisti hoje a Live de ontem do nosso Mestre, porém no cálculo que ele demonstra no vídeo é o mesmo problema que eu estou tendo, isto é, as vendas se não me engano foi até o mês junho e a coluna de meta esticou até o mês de dezembro. É o mesmo problema que estou, tenho lançamento entre Jan - Mar e os valores se replicam até Dez.

 

Estou anexando a Base, excel e PBI conforme solicitado.

 

Obrigado

 

Assets.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa noite Ivan, 

   Pelo que entendi, você não quer que na coluna Saldo Acumulado seja mostrado até o mês de Dezembro, certo? Caso seja isso, acredito que apenas a inclusão do SWITCH a sua medida o ajudará.

Saldo Acumulado = 
VAR vSaldoACumulado = 
    CALCULATE(
        [Valor Total],
        FILTER(
            ALL(dCalendario),
                dCalendario[Date] <= MAX(dCalendario[Date])
        )
    )

RETURN
    SWITCH(
        TRUE(),
        [Valor Total] <> BLANK(), vSaldoACumulado,
        BLANK()
	)

image.png.903af422ac9f5a5cf23e827d6c96dc34.png

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia Leo,

 

Nossa, não sei como te agradecer a ajuda que está me dando. Fiz o meu Projeto, meu chefe adorou e tudo mais. Mas ele quer porque quer essa coluna de Saldo Acumulado.

Beleza, conseguimos trabalhar em cima do SALDO ACUMULADO por Data, mas além, do por Data, eu tenho as RC's (que são as requisições de compras). Um dos maiores problemas que temos hoje no nosso setor Orçamento e Controle é justamente ter que ficar parando a todo instante para passar o saldo antes da contratação de uma requisição de compra (RC). 

O que queremos demonstrar no Projeto é a facilidade para todas as áreas da empresa pesquisar no PBI suas Atividades, verificar o saldo de cada Item e as RC's que estão atreladas no Item, ou seja, o Gestor quando fizer uma requisição ele vai lá rapidinho no PBI e verifica o saldo ao lado da última RC que ele solicitou, supondo como exemple que ele queira contratar um serviço de 200 mil, aí ele vê no PBI na linha da última RC um saldo de R$ 250 mil, então beleza, posso contratar, se não tiver saldo por exemplo ele poderá solicitar um email para fazer algum ajuste. 

Esse Projeto é um dos mais importante para o nosso Grupo como um todo no Brasil, podendo até ser usado em outras áreas da Holding, por isso que esse tema está tirando tanto o meu sono, não é um Projeto Grande, mas é um Projeto de grande necessidade para o Grupo todo.

 

Deixei todas informações em anexo, inclusive no PBI deixei o a Tabela de como ficará disposta no meu Projeto para que as área consultam

E muito obrigado por tudo

 

Apresentação1.jpg

Teste_Ajuda_PlanAcompanhamentoORC.xlsx Teste_Ajuda_PlanAcompanhamentoORC.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...