Ir para conteúdo
  • 1

COLUNA ÍNDICE NO DAX


Jefferson Santos
Ir para solução Solucionado por Roseane ,

Pergunta

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
14 horas atrás, joaopequeno disse:

Boa noite Jefferson, 

 

Não sei como você quer classificar, mas talvez se você pegar sua coluna de Data e fazer um format conforme abaixo, vc consegue criar o seu índice.

Data = FORMAT(Calendario[Date],"ddmmyyyy")

Tenho que indicar o TICKET MEDIO dos últimos 6 meses ... porém como geralmente é feito (Classificando a coluna "mês nome" pela "mês numero"), quando chega em transição de ano, como está acontecendo agora, bagunça a ordem:
 

- Está ficando: JAN 21, FEV 21, MAR 21, OUT 20, NOV 20, DEZ 20 ... pq a coluna "Mês Ano" é ordenada pela mês num

 

- Caso eu consiga criar uma coluna índice para ordenar a coluna "Mês Ano" consigo resolver esse problema, pq teoricamente estou classificando da mais antiga para mais nova.

 

Tentei explicar o mais detalhado possível, deu pra entender?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Jefferson Santos, boa tarde!

É possível enviar o erro que ocorreu, ou já conseguiu resolver esta situação?

Criei uma base aleatória e segui as dicas que foram passadas pelos amigos acima, e meus meses ficaram alinhados deforma crescente conforme segue img abaixo:

image.thumb.png.d15e1f4378c5721b36c4c696eabec697.png

 

Anexo também a solução no PBI.

Solucao559.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 29/04/2021 em 18:21, leoslemos disse:

@Jefferson Santos, boa tarde!

É possível enviar o erro que ocorreu, ou já conseguiu resolver esta situação?

Criei uma base aleatória e segui as dicas que foram passadas pelos amigos acima, e meus meses ficaram alinhados deforma crescente conforme segue img abaixo:

image.thumb.png.d15e1f4378c5721b36c4c696eabec697.png

 

Anexo também a solução no PBI.

Solucao559.pbix 144 kB · 0 downloads

Obrigado amigo, a teorica solução será criar essa coluna IDCALENDARIO que voce fez (olhei pelo PBIX) ... porém agora estou com o seguinte problema:

 

- Minha dCALENDARIO é no power query (No seu caso criou no DAX)... como formatar para que fique por exemplo 202001 / 202002 ... visto que está 20201/20202 ... na hora de ordenar com os meses 202010 11 e 12 ... a ordenação fica errada, visto que por exemplo 20201 tem o mesmo peso que 202010 

 

já tentei várias ideias sem sucesso, você já teve esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 01/05/2021 em 19:35, Roseane disse:

@Jefferson Santos para criar essa coluna 202001 no power query, adicione uma coluna personalizada com o seguinte cálculo:

coluna Ano X 100 + coluna do mês

[Ano] * 100 + [Mês]

Obrigado pela ajuda, tinha tentado assim... porém o problema é nos meses (10/11/12) ... exemplo: o mes 1 = 202001 e o mês 10 = 2020010 ... que no caso fica bagunçando a ordenação 😞 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...