Ir para conteúdo
  • 0

Aging de Contas a Pagar


chicopra
Ir para solução Solucionado por Leonardo Karpinski ,

Pergunta

  • Alunos

Olá, como vão?

Preciso fazer uma visualização com informação da composição de Contas a Pagar por idade de vencimento (Aging). Segue abaixo a informação que retirei de uma divulgação de uma companhia aberta como exemplo:

image.png.bc9d01694d75ad33676e22e6aec5791a.png

No meu caso, eu tenho uma tabela de movimentos do contas a pagar com todos os movimentos de determinado título, sendo a sequencia 1 a entrada do título no contas a pagar e as sequencias seguintes as baixas, até a liquidação total.

Além de conseguir classificar um título como a vencer ou vencido e sua idade de vencimento, eu preciso retroagir a informação.

Na imagem abaixo, por exemplo, eu tenho um título que entrou (sequencia 1) em 06/04/2023 com vencimento em 15/04/2023 e foi pago (sequencia 2) em 17/04/2023 (sem alteração do vencimento, pagou em atraso mesmo).

image.png.e470f52fdc1b6b2d3ef67e0acbb6b8d4.png

É possível que haja baixas parciais (pouco comum).

Ou seja:

em 17/04 este título seria classificado como liquidado (não estaria na tabela de contas a pagar, seria desconsiderado)

Em 16/04 este título seria classificado como vencido há 1 dia

Em 07/04 este título seria classificado como A Vencer em 8 dias.

Em 05/04 este título não existia (desconsiderá-lo)

É isso o que eu quero: Saber a posição dos títulos em datas específicas.

 

Anexei o PBIX e uma base modificada de tamanho pequeno em Excel.

Criei uma tabela de Aging no Power Query com aging menor por conta do tamanho da amostra.

Tentei criar uma medida, mas não obtive sucesso.

 

Alguém consegue me ajudar?

Qualquer dúvida me avisem.

 

Obrigado.

Abraços,

 

Aging Contas a Pagar.pbix ContasPagar.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Solução

Chico, veja o resutado anexo. Eu deixei filtrado o Titulo do seu exemplo e parece ter funcionado.

Quando limpa o filtro do Titulo acontece de terem valores negativos no Vencido porque tem muitos titulos com Baixa que nao foram lançados como Entrada. Se ajustar isso acho que resolve.

Me dê um feedback por favorAging Contas a Pagar.pbix

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
16 minutos atrás, Bernardo Vitor disse:

Boa tarde @chicopra!

Veja se essa solução te ajuda.

Se esta resposta resolver seu problema, gentileza classificá-la como Solução 

Atenciosamente,

Bernardo Vitor
(31) 99116-6134
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/bernardo-vitor

Aging Contas a Pagar.pbix 176.59 kB · 0 downloads

Olá Bernardo,

Eu precisava de uma medida que retroaja, ou seja, eu preciso de, ao selecionar a data em algum filtro, ele elimine as Entradas e Baixas posteriores à data selecionada.

Se eu selecionar a data 18/04, por exemplo, ela deve excluir do cálculo do aging todas as entradas (sequencia 1) posteriores a 18/04 e todos os pagamentos sequencia 2 posteriores a 18/04.

Adicionei ao visual que criou a coluna "sequencia movimento" e "Data Movimento" para ficar mais claro:

image.png.dc84ab4415a880ed129ea896d399b2dd.png

São duas linhas do mesmo título. A primeira linha é a entrada (sequencia 1), ou seja, gerou um contas a pagar em 01/04. A sequencia 2 indica que foi pago em 19/04. O que eu quero é que em algum filtro, ao selecionar a data 18/04, por exemplo, ele me fale que esse título está em aberto. Ou se selecionar uma data posterior a 19/04, ele me mostre que o título foi baixado (deve-se considerar o valor também, pois se for baixa parcial, o título ainda estaria em aberto). Ou se selecionar uma data antes de 01/04, que desconsidere esse título (entrada e baixa).

 

Qualquer dúvida me fale.

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
4 horas atrás, Leonardo Karpinski disse:

Chico, veja o resutado anexo. Eu deixei filtrado o Titulo do seu exemplo e parece ter funcionado.

Quando limpa o filtro do Titulo acontece de terem valores negativos no Vencido porque tem muitos titulos com Baixa que nao foram lançados como Entrada. Se ajustar isso acho que resolve.

Me dê um feedback por favorAging Contas a Pagar.pbix

Professor, é isso mesmo! Sensacional!

O único ponto que ficou, usando o título do exemplo, é que se eu seleciono uma data anterior à entrada do Título, ele está aparecendo, o que não deveria, pois teoricamente ele não existia.

Para isso eu apenas adicionei uma condicional nas medidas "A Vencer (entrada)" "Vencidos (entrada)" e  e resolveu:

image.png.3f88b5e3e875c9e48d2111e83cbfbeac.png

Nesse ponto eu acredito não ser necessário ajustar as outras medidas.

 

Alterei também a medida Vencidos (Baixas), tirando o = pois estava considerando um título em duas medidas (Usei como exemplo o Título 1011-1 no dia 10/04):

image.png.0a6f5e414ec3d6994d25294739e271b2.png

Assim a medida Vencidos que estava Negativa diminuiu (continuou negativa, mas ficaram exclusivamente os casos que estão sem entrada).

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa noite, @chicopra!
Tudo bem?

Estou com o mesmo desafio que o seu. Porém, tentei colocar as suas formulas na base que eu tenho, mas não funcionou da forma que eu esperava.

O objetivo é: mostrar a inadimplência no período (exemplo: dia 19/04/2022), em formato de tabela (como exemplo abaixo), por faixas de atraso. No dia 20/04/2023 tem que mostrar toda a inadimplência que está em aberto, de forma acumulada, desconsiderando todas as baixas que aconteceram após o dia 20/04/2023.

1. Preciso que as datas apareçam preenchidas com a posição da inadimplência daquele período. Porém, está mostrando valores negativos:
image.png.247d84183ea0358f26914807647d5554.png

2. A formula que tentei adaptar está da seguinte forma:
image.png.1e0b0a56373d33a33ba5fa82bc3bc739.png]


Será que você conseguiria me ajudar?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...