Ir para conteúdo
  • 0

MEDIDA DE DATA RELATIVA COM CONJUNTO DE ELEMENTOS


FrancoAndre
Ir para solução Solucionado por FrancoAndre ,

Pergunta

  • Alunos

Olá a todos!

Estou criando um painel que verifica se o documento está vencido ou irá se vencer e foi solicitado 3 análises em filtros que serão importantes: visão mensal (tudo que irá se vencer em 30 dias), trimestral (tudo que irá se vencer em 90 dias) e anual (tudo que irá se vencer em 365 dias). Então criei uma coluna calculada para dividir a segmentação de dados adicionando mais categoria "Vence Hoje" (tudo onde a data vencimento é igual a hoje) , ficando: Vence HojeVence em 30 Dias, Vence em 3 Meses e Vence em 1 Ano.

A coluna:

image.png.b6671276d93f79c018d89f36d8634e28.png

A segmentação:

image.png.5de48916a824adc412e77a6fb9a0e6a6.png

O problema veio ao utilizar a segmentação: quando filtro os valores de Vence em 3 Meses não mostra os dados de Vence Hoje e Vence em 30 dias, pois num contexto de 3 meses tanto o dia atual (hoje) como 30 dias estão nesse contexto. O Mesmo acontece para Vence em 1 Ano, os valores de Hoje,  30 dias e 3 meses não aparecem.

 

A minha dúvida é como posso interagir com todos os painéis da página utilizando somente um filtro com essas 4 segmentações.

Editado por FrancoAndre
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
5 horas atrás, FrancoAndre disse:

Opa, Edson!

A sua medida deu um erro, pois a coluna STATUS só possui valores em texto:

image.png.ce7e40b74150c896a3caf4e555b4f011.png

 

image.png.2464e6302e5ffa0c136ec21bbe9bb890.png

 

Estou deixando o arquivo pbix em anexo.

Agradeço o seu apoio.

Controle de Documentos - Gente&Gestão.pbix 260.41 kB · 0 downloads

Consegui resolver no Power Query.

Criei 4 novas colunas no power query com as condições que contava os documentos que se vence em hoje, a 30 dias, em 3 meses e em 1 ano. Depois adicionei uma coluna índice na base e dupliquei a mesma. Na tabela cópia excluí todas as colunas deixando somente as 4: a índice e as que contava o vencimento dos documentos. No próximo passo transformei todas as colunas em linhas (com exceção do índice).

Com isso eu tenho uma tabela com as 4 categorias com as referências de todas as linhas independente se aquela linha for no contexto de 30 dias, 3 meses ou 1 ano, o filtro irá se basear no índice das tabelas.

A parte principal vem agora a do relacionamento. Excluí o relacionamento automático que o power bi fez e relacionei a coluna índice da tabela cópia com a primeira fato. Na cardinalidade coloquei muitos para muitos (*:*) e a direção do filtro Único (tabela cópia filtra tabela fato).

Segue o resultado:

30 dias

image.png.776bddc27f23941dd1a6f6bc3c381ff4.png

 

3 meses

image.png.57e3e8ff2142ac07a276f61407dd3ae6.png

 

1 ano

image.png.ba3d0ac2b09e59ca68bb673c0f651c54.png

 

Hoje não tinha filtro pois não documento vencendo nesta data.

 

Agradeço a atenção de quem tentou ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
16 minutos atrás, FrancoAndre disse:

Olá a todos!

Estou criando um painel que verifica se o documento está vencido ou irá se vencer e foi solicitado 3 análises em filtros que serão importantes: visão mensal (tudo que irá se vencer em 30 dias), trimestral (tudo que irá se vencer em 90 dias) e anual (tudo que irá se vencer em 365 dias). Então criei uma coluna calculada para dividir a segmentação de dados adicionando mais categoria "Vence Hoje" (tudo onde a data vencimento é igual a hoje) , ficando: Vence HojeVence em 30 Dias, Vence em 3 Meses e Vence em 1 Ano.

A coluna:

image.png.b6671276d93f79c018d89f36d8634e28.png

A segmentação:

image.png.5de48916a824adc412e77a6fb9a0e6a6.png

O problema veio ao utilizar a segmentação: quando filtro os valores de Vence em 3 Meses não mostra os dados de Vence Hoje e Vence em 30 dias, pois num contexto de 3 meses tanto o dia atual (hoje) como 30 dias estão nesse contexto. O Mesmo acontece para Vence em 1 Ano, os valores de Hoje,  30 dias e 3 meses não aparecem.

 

A minha dúvida é como posso interagir com todos os painéis da página utilizando somente um filtro com essas 4 segmentações.

@FrancoAndre, tudo bem? Veja se atende. Caso sim, peço a gentileza de marcar minha resposta como solução.

Vencido por Periodo (Ajustado) = 
SWITCH(
    TRUE(),
    f_Documentos[Status] = "Vence Hoje","Vence Hoje",
    f_Documentos[Status] <= 30, "Vence em 30 Dias",
    f_Documentos[Status] <= 90, "Vence em 3 Meses",
    f_Documentos[Status] <= 365, "Vence em 1 Ano",
    BLANK()
)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...