Ir para conteúdo
  • 0

Mostrar todos os meses no gráfico de colunas

Ana Carla Fontana
Ir para solução Solucionado por Tiago Craici ,

Pergunta

• Membros

Oi pessoal!

Tenho um gráfico de colunas que somente mostra os meses que tem dados, porém se nesse ano só tivesse os dados de janeiro o gráfico iria ficar horrível com uma única coluna.

Como posso fazer para manter fixo os nomes de todos os meses no eixo X e as colunas aparecerem somente nos meses que tem dados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 1
  • Membros
  • Solução

Entendi... 

Crie essa medida de filtro: 

Filtro =
SUM ( 'fResíduo'[Qtde (kg)] )

Em seguida selecione o seu segmentador de mês e adicione a mesma no filtro lateral com a mesma lógica de início:
image.png.57ac845eddd78b0d447524a58e2f40f8.png

Não pode utilizar a mesma medida que te passei no início (a que mostra todos os meses).

• Gostei 1
Link para o comentário

• 1
  • Membros

Boa noite @Ana Carla Fontana,

Se você colocar ao final da medida que está utilizando para compor esse gráfico +0, ele obrigará a trazer todos os meses. Ficaria assim

image.png.689abe3c4a2420a9b9df15ecbf40f5bc.png

Caso minha sugestão tenha sido a resposta mais indicada para a sua dúvida, gentileza indicá-la como solução. 

Márcio Garcia
Analista de Dados | Power BI 📈 | DAX 📊 | Power Query⚙️ | SQL 
📲 (51) 98524-2471 (WhatsApp)
🪪 
https://www.linkedin.com/in/marciopiresgarcia/

Link para o comentário

• 0
  • Membros

@Tiago Craici no gráfico ficou ok, mas aí o filtro da minha segmentação de mês não dá mais certo. Fiz esse filtro para mostrar somente os meses que tem dados na segmentação. Exemplo: esse ano só mostrar de janeiro a maio. Quando coloco para mostrar itens quando o valor não estiver em branco também não funciona.

image.png.72a9b2d3ee7119c89091460c40315d34.png

Link para o comentário

• 0
  • Membros
5 minutos atrás, Ana Carla Fontana disse:

@Tiago Craici no gráfico ficou ok, mas aí o filtro da minha segmentação de mês não dá mais certo. Fiz esse filtro para mostrar somente os meses que tem dados na segmentação. Exemplo: esse ano só mostrar de janeiro a maio. Quando coloco para mostrar itens quando o valor não estiver em branco também não funciona.

image.png.72a9b2d3ee7119c89091460c40315d34.png

@Ana Carla Fontana Seria basicamente a possibilidade deixar para o usuário decidir se quer ver mês somente com valor ou todos os meses? 

Link para o comentário

• 0
  • Membros

Se o objetivo for deixar para o usuário definir se vai aparecer mês no eixo "X" sem dados ou somente com dados, pode ser desenvolvido utilizando o "Parâmetro de Campos":

Exemplo:
1 - Somente com meses que contem venda:
image.png.baeebe2a63e9fb55222d08e954769283.png

2 - Com todos meses no eixo "X":
image.png.121b60a5af28c4fe51987acad6b809f9.png

Link para o comentário

• 0
  • Membros

@Tiago Craici eu quero que a segmentação dos meses apareça somente os meses que têm dados. Por exemplo: tenho segmentação de ano e mês, ao selecionar o ano 2023, só irá aparecer de janeiro a maio na segmentação de mês, já que não tem dados dos outros meses. Aí quando selecionar o ano 2022 irá aparecer todos os meses na segmentação e ano.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...