Ir para conteúdo
  • 0

Fazendo o SUMMARIZECOLUMNS respeitar o filtro de ano


DiegoAraujo
Ir para solução Solucionado por DiegoAraujo ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde amigos.

Estou tendo problemas para o SUMMARIZECOLUMNS respeitar o filtro de ano no visual.

Tenho a seguinte tabela virtual:

image.png.0052f5ac66bfa5a65b5939edd897e84f.png

Esse resultado está levando em consideração toda a minha base, independente do ano que selciono.

Por exemplo, quero apenas o percentual referente ao ano de 2023. 
deveria ficar assim:

image.png.04391185d217b711e12c5ebf06734d23.png

 

Segue em anexo o PBI para ajudar

Prazo de Pagamento (teste 2).pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Olá @DiegoAraujo, segue em anexo uma solução que acredito que dê certo aplicar ai.

Criei uma nova medida "Percentual Renato", nela já trago a divisão da contagem de linhas da Base já realizando os relacionamentos de data com data vencimento da Base e também fiz um relacionamento virtual com a tabela de categorias de pagamento e adicionei o campo da dimensão a tabela, assim irá funcionar para filtrar tanto para categorias quanto para quando quiser o percentual por mês.

O seu percentual não estava respeitando o filtro, porque quando geramos uma tabela física em DAX como fez na "TabSimulação" ela não respeita os contexto de filtro, já dentro de uma medida funciona perfeitamente.

Abaixo a medida que fiz:

Percentual Renato =
DIVIDE(
CALCULATE(COUNTROWS(Base),
         USERELATIONSHIP(dCal[Data],Base[Data Vencimento]), --Relacionamento com a calendário
         Base[CatMesPagamento] IN VALUES(dCatPagamento[CatMesPagamento]) --Relacionamento virtual com a tabela de categorias de pagamento
), [Total Linha AnoVenc] --Divisão pelo total de linhas do ano
)

Em anexo o PBIX para entendimento.

Espero ter ajudado.

Prazo de Pagamento (teste 2).pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi @Renato Carlos Rossato,

Entendi a sua medida. Até tinha feito uma medida parecida antes.

Mas o problema é que esse preciso multiplicar esses percentuais pelos valores das previsões de compra para saber quanto vai ser pago por mês.

Por isso tinha feito uma tabela virtual "TabSimulação" que gera os percentuais e depois gera a "TabUnion" para mostrar os valores por mês de vencimento.

Com a medida não sei como fazer para gerar uma tabela virtual com os valores de vencimento por mês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi @Renato Carlos Rossato,

A idéia é a seguinte:
image.png.2acb8c63ca278313d78d6d78d8cc2d2b.png

A partir da Previsão de Compra, multiplicar os percentuais anuais para obter os valores de pagamento conforme a média de vencimentos.

Se olhar a "TabUnion" você vai ver que pego os percentuais de cada categoria e multiplico pelo valor do mês da previsão e com a ajuda de uma coluna adicional informo o mês conforme a categoria.

No final somo os valores gerados por mês do vencimento para ter a tabela que está no visual.  O ruim é como falei no começo , o Summarize não considera o filtro de ano.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...