Ir para conteúdo
  • 0

Tabela Summarize + Selected Value


John Melo
Ir para solução Solucionado por Bruno Abdalla de Souza ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, criei uma tabela Summarize através de uma Fato e estou tentando criar uma medida dinâmica através dessa tabela Summarize.

Porém, mesmo criando uma tabela auxiliar com as informações para essa medida dinâmica, quando tento utilizá-la como filtro, não funciona. 

Existe algum impeditivo da SelectedValue ser utilizada para filtrar fórmulas/colunas calculadas (que incluem Allexcept) na Tabela Summarize? 

Tabela para critérios de seleção:
image.png.0ec70d33b2e49d6bfb4669c273d466c4.png

Fórmula para Selecionar o Parâmetro:
image.png.88b5863e8266ab0638817cb1ffca6399.png

Coluna calculada na tabela Summarize:
image.png.a311026a73264860b1c020d288058bf4.png

 

 

 

 

Editado por John Melo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Você tem muita coluna calculada. Parecem que poderiam ser substituídas por medidas. Não consigo ver a necessidade de criar esta tabela Negócio. Creio que ela deveria ser excluída e suas medidas modificadas se baseando na tabela principal. Fica difícil ajudar com tantos ajustes a serem feitos.

Sugiro que você tente fazer suas contas usando medidas apenas, evitando as colunas calculadas e sem criar tabela auxiliar. Quando você chegar perto do resultado, mande aqui o pbix para que possa te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Por favor, anexa um pbix de exemplo para ficar mais claro o que você pretende. Não entendi muito bem ainda a necessidade de gerar esta tabela auxiliar com a SUMMARIZE. Você poderia muito bem gerar uma auxiliar com a VALUES (ou a ALL) e depois filtrar ela com uma medida para trazer somente o que vc precisa. Com o pbix vai ficar amis claro a sua necessidade.

Lembrando que uma tabela auxiliar via DAX será calculada na logo após as consultas do PowerQuery serem processadas. Ela não será dinâmica como uma medida é, ou seja, não será alterada conforme você interage com os visuais de seu painel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:

Por favor, anexa um pbix de exemplo para ficar mais claro o que você pretende. Não entendi muito bem ainda a necessidade de gerar esta tabela auxiliar com a SUMMARIZE. Você poderia muito bem gerar uma auxiliar com a VALUES (ou a ALL) e depois filtrar ela com uma medida para trazer somente o que vc precisa. Com o pbix vai ficar amis claro a sua necessidade.

Lembrando que uma tabela auxiliar via DAX será calculada na logo após as consultas do PowerQuery serem processadas. Ela não será dinâmica como uma medida é, ou seja, não será alterada conforme você interage com os visuais de seu painel.

Pronto, anexei o PBIX.

Você vai perceber que os valores da tabela não alteram quando seleciono o parâmetro.

Base_Teste.xlsx Proj_Teste.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@John Melo, não vai dar certo fazer do jeito que você quer. Uma tabela criada, seja via PowerQuery ou via DAX, ela é estática. Como você criou via DAX, a tabela não enxerga o SELECTEDVALUE, pois ela não pode ser modificada por um visual dinamicamente. Neste caso, o SELECTEDVALUE vai retornar em branco, tanto que você notar que sua coluna Preço Bruto está tudo em branco.

Resumindo, não é possível modificar uma tabela modificando um filtro em um visual. Uma tabela criada fisicamente em seu modelo é e sempre será estática. Para que ela seja dinâmica, você deve criar uma tabela virtual em uma medida, auxiliando no cálculo final.

Tente explicar com detalhe o que você deseja para que possamos te dar alternativas de solução.

Editado por Bruno Abdalla de Souza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Entendi @Bruno Abdalla de Souza.

O que eu precisava era mais ou menos isso ou parecido com isso: criar algo dinâmico que eu pudesse alternar essa forma de cálculo, de acordo com o parâmetro que eu definisse. Mesmo que não seja pela selectedvalue, teria alguma outra forma de fazer isso ? Pois a única diferença entre os dois resultados na fórmula é a inclusão de mais uma variável dentro da ALLEXCEPT.... Então a grande questão é essa, quando algo fosse selecionado ou algo do tipo, ele calcularia com apenas um parâmetro da ALLEXCEPT e no outro parâmetro calcularia com duas variáveis na ALLEXCEPT. 
E qual o motivo disso? É que na visão "Negocio" eu preciso do Preço Bruto R$/KG Total considerando apenas o Negócio, e na visão "Diretoria" eu preciso do Preço Bruto R$/KG Total considerando Negocio e Diretoria. Quando eu digo "considerando", é por que a ALLEXCEPT vai desconsiderar tudo, exceto o que eu estou informando nela como exceção.
 
image.png.95c2d2a1a0d6e34c517da674e3674eba.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Entendi... por conter cálculo de mix, resolvi fazer logo tudo através de colunas calculadas, muito por conta da necessidade do cálculo do MIX. E o motivo de ter criado uma tabela sumarrize, foi devido não ter conseguido uma forma de bater os totais das tabelas com a soma de suas linhas, mesmo utilizando SUMX em quase todos os cálculos. Então a tabela Summarize foi uma forma que encontrei de fazer bater esses totais, visto que ele totaliza a tabela.
Mas, vou dá uma boa revisada mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...