Ir para conteúdo
  • 0

Erro de credenciais de fonte de dados MySQL no Power BI Serviço


LGustavo

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde pessoal, estou com problemas em conectar um dash que usamos aqui an empresa feito com base MySQL. Acontece o seguinte, dentro do power bi desktop, eu tenho o conector para MySQL instalado e funciona tudo muito bem, eu consigo atualizar os dados e publicar o relatório, até ai ta tudo perfeito. O problema é na hora de configurar as credenciais para usar o gateway na web. Quando eu vou nos conjuntos de dados para configurar a atualização automática, ele avisa que eu preciso das credenciais do banco de dados, quando eu coloco o usuário e a senha, ele da esse erro:

Falha ao atualizar as credenciais da fonte de dados: We were unable to find a database provider with invariant name 'MySql.Data.MySqlClient'.

Já reinstalei o conector, inclusive com uma versão que segundo li na net, é a única que deixa conectar o serviço com a base, usuário e senha estão ok, está tudo certinho, mas por algum motivo desconhecido eu não consigo conectar no BD pra poder fazer os agendamentos. A máquina onde está o BD é uma VM na web com IP Fixo, o gerenciador do BD também está instalado e atualizado.

Alguém já passou por isso com o MySQL???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Pessoal, consegui fazer funcionar aqui, teve que ser com a versão 8.0.27 do MySQL Connector. Com as versões mais novas, aparentemente tem um bug que não deixa conectar o Gateway pra fazer a atualização das credenciais, então fica a dica pra quem for usar BD MySQL com agendamento de atualização via gateway. A versão do Gateway é a mais atual.

Editado por LGustavo
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa tarde @LGustavo!

O gateway instalado é a versão mais recente? Se não for, tente baixar a versão mais atual do gateway.

Se esta resposta resolver seu problema, gentileza classificá-la como Solução 

Atenciosamente,

Bernardo Vitor
(31) 99116-6134
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/bernardo-vitor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
30 minutos atrás, Bernardo Vitor disse:

Boa tarde @LGustavo!

O gateway instalado é a versão mais recente? Se não for, tente baixar a versão mais atual do gateway.

Se esta resposta resolver seu problema, gentileza classificá-la como Solução 

Atenciosamente,

Bernardo Vitor
(31) 99116-6134
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/bernardo-vitor

É sim, sempre deixo ele atualizado, tentei configurar com os dois gateway (personal e o outro que não lembro o nome) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, LGustavo disse:

Boa tarde pessoal, estou com problemas em conectar um dash que usamos aqui an empresa feito com base MySQL. Acontece o seguinte, dentro do power bi desktop, eu tenho o conector para MySQL instalado e funciona tudo muito bem, eu consigo atualizar os dados e publicar o relatório, até ai ta tudo perfeito. O problema é na hora de configurar as credenciais para usar o gateway na web. Quando eu vou nos conjuntos de dados para configurar a atualização automática, ele avisa que eu preciso das credenciais do banco de dados, quando eu coloco o usuário e a senha, ele da esse erro:

Falha ao atualizar as credenciais da fonte de dados: We were unable to find a database provider with invariant name 'MySql.Data.MySqlClient'.

Já reinstalei o conector, inclusive com uma versão que segundo li na net, é a única que deixa conectar o serviço com a base, usuário e senha estão ok, está tudo certinho, mas por algum motivo desconhecido eu não consigo conectar no BD pra poder fazer os agendamentos. A máquina onde está o BD é uma VM na web com IP Fixo, o gerenciador do BD também está instalado e atualizado.

Alguém já passou por isso com o MySQL???

Boa tarde.

Normalmente, o processo é esse mesmo, instalar o client do MySQL e também o gateway no mesmo lugar da VM. Você já tentou reiniciar a VM ou ela tem algum bloqueio de porta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
17 minutos atrás, delmarmachado disse:

Boa tarde.

Normalmente, o processo é esse mesmo, instalar o client do MySQL e também o gateway no mesmo lugar da VM. Você já tentou reiniciar a VM ou ela tem algum bloqueio de porta?

Não tem bloqueio. Ainda não reiniciei pq todos os bancos de dados dos sistemas da empresa ficam nela, então não posso reiniciar no meio do dia, vou tentar reiniciar essa noite pra ver se dá certo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...