Ir para conteúdo
  • 0

Subtração com valores da ultima semana de cada mês


Denis Bruno
Ir para solução Solucionado por Tiago Craici - Xperiun ,

Pergunta

  • Alunos

Estou com um problema e tentei algumas soluções mas sem sucesso.

Bom tenho uma tabela com um rage de dias de atraso "atr_rage" e categorias, e 1 coluna por semana de acordo com o calendario proprio aqui da empresa que vem pra mim já automatico os valores de fechamento por semana.

image.png.c7fb89fb2c4f5a86218cbbdb0e9e531a.png

Para meu relatorio vou gerar uma tabela ou matriz eu poreciso fazer a diferença da ultima semana do mes atual menos o anterior. Por exemplo power bi de exemplo eu tenho dezembro_2022, janeiro_2023, fevereiro_2023 e março_2023, então no meu visual vou ter uma coluna com a subtração de dezembro_2022 - Janeiro_2030, janeiro_2023 - fevereiro_2023 e fevereiro_2023 - março_2023, sucetivamente a medida que o mes for fechando.

Sempre utilizo a ultima semana, então fica assim:

"dez_4_22 - jan_5_23",  "jan_5_23 - fev_4_23", "fev_4_23 - mar_4_23"

o visual vai ser uma tabela simples mesmo.

 

exemplo_p.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Admin
  • Solução

Boa noite @Denis Bruno

Veja se atende ao seu objetivo:
image.png.53c315ec0e9a2670e88a415e37ca933c.png
OBS: a primeira tabela é o valor total da última semana conforme atr_rage e categoria, a segunda tabela é uma medida "OFFSET" para retornarmos o último valor do contexto avaliado (linha), a terceira tabela é a medida de com seria o valor de "dez_4_22 - jan_5_23" sempre avaliando o valor da última semana do mês. 

Ressalto a importância do tratamento das informações da sua fato conforme o mestre @Edson Igari comentou...  sendo assim tratei conforme abaixo:

image.png.d8e381f7705dbe9b8087cb1a65811161.png 






Resumidamente para atender seu objetivo seria organizar o ETL, em seguida a medida "chave" seria utilizando a função OFFSET para retornar o último valor fora contexto. 
Lembrando que existem várias formas de se chegar ao mesmo objetivo.
Em anexo o pbix com a modelagem e as medidas aplicadas para sua compreensão.



Sucesso! 🥇🚀 


 

Denis Bruno.pbix

Editado por Tiago Craici
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
4 minutos atrás, Edson Igari disse:

@Denis Bruno, tudo bem??? Acho que o primeiro ponto a ser resolvido ai é a modelagem. Tem que transformar as colunas de periodo (mes_semana_ano: dez_1_22) em linha. Ai depois você para isso (dez_1_22) em três colunas: mes, semana e dia. A partir dai fica muito mais simples resolver o problema. 

Não entendi essa segunda parte, o periodo vai pra linha e o atr_rage vira coluna, né? o resto nao entendi direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
9 minutos atrás, Denis Bruno disse:

Não entendi essa segunda parte, o periodo vai pra linha e o atr_rage vira coluna, né? o resto nao entendi direito.

Não, o atr_rage vai duplicar, pq isso que você tem é uma tabela fato. Quando você trabalha com análises ao longo do tempo, é necessário que as informações temporais estejam em linha e não em coluna, pois do contrário não é possível criar um relacionamento com a dCalendario. Da uma olhada nessas duas aulas, que acho que vai ficar mais fácil de entender.

https://play.powerbiexperience.com/curso/2-etl-extracao-transformacao-e-carga-com-power-query/1415/10485

 

https://play.powerbiexperience.com/curso/3-modelagem-de-dados-e-relacionamentos/1416/10489

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
11 horas atrás, Tiago Craici disse:

Boa noite @Denis Bruno

Veja se atende ao seu objetivo:
image.png.53c315ec0e9a2670e88a415e37ca933c.png
OBS: a primeira tabela é o valor total da última semana conforme atr_rage e categoria, a segunda tabela é uma medida "OFFSET" para retornarmos o último valor do contexto avaliado (linha), a terceira tabela é a medida de com seria o valor de "dez_4_22 - jan_5_23" sempre avaliando o valor da última semana do mês. 

Ressalto a importância do tratamento das informações da sua fato conforme o mestre @Edson Igari comentou...  sendo assim tratei conforme abaixo:

image.png.d8e381f7705dbe9b8087cb1a65811161.png 






Resumidamente para atender seu objetivo seria organizar o ETL, em seguida a medida "chave" seria utilizando a função OFFSET para retornar o último valor fora contexto. 
Lembrando que existem várias formas de se chegar ao mesmo objetivo.
Em anexo o pbix com a modelagem e as medidas aplicadas para sua compreensão.



Sucesso! 🥇🚀 


 

Denis Bruno.pbix 105.56 kB · 1 download

Opa @Tiago Craici, tamo junto mestre!!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...