Ir para conteúdo
  • 0

Atualização dos dados de 1 em 1 minuto


prfbernardino

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde pessoal.

Recebi a consulta de um cliente que deseja incorporar aos relatórios dele um monitoramento em tempo real com atualizações de 1 em 1 minuto ou 2 em 2 minutos. Expliquei que não seria o ideal, porém é o desejo dele e da diretoria. Como não tenho experiência com trabalho em real time, gostaria de saber se é possível e qual seria o melhor caminho. Pelo que me explicou numa primeira conversa a base dele está em SQL e que essa base é usada por poucas pessoas na organização o que de certa forma ajudaria pois não teria concorrência com muitas pessoas usando ao mesmo tempo. A base segundo dele possui cerca de 70 colunas (variáveis) e é atualizada a cada 6 segundos, porém eu deveria pegar sempre o último valor monitorado num espaço de 60 ou 120 segundos e atualizar os kpis com eles. Eles usam isso para fazer o monitoramento das máquinas da empresa.

 

Obrigado

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Boa noite camarada,

Entendi sua pergunta. Como os companheiros mencionaram, conecte via DirectQuery. Nas opcoes de configuracao do dataset, voce podera selecionar a data e hora da atualizacao do relatorio. Para conectar via Direct Query, voce precisara:

  1. Nome do servidor no qual a base de dados esta localizada;
  2. O nome da base de dados/tabela
  3. Selecione a opcao "DirectQuery"
  4. Digite o codigo de SQL que voce criou para extrair a tabela.

A partir dai, voce poderia extrair as colunas necesarias da tabela. Deveria ser simples. Entretanto, segue algumas recomendacoes de algumas coisas que voce deveria "negociar" com a diretoria:

  1. Pergunte exatamente o que eles querem monitorar em real-time: Neste ponto, voce ira precisar saber DELES o que ELES querem monitorar. Este e um ponto muito importante pois esta e a oportunidade que voce tem de enxugar ao maximo o volume de dados que ira importar, evitando puxar colunas desnecessarias. Isto vai tornar o seu dashboard mais leve e as atualizacoes do report serao muito mais rapidas. Afinal, nao adianta colocar o dashboard para atualizar a cada minuto, se normalmente leve 2-3 para carregar todos os dados.
  2. Pergunte qual o periodo de dados que eles querem monitorias em real-time: Esta sera uma oportunidade de voce criar uma janela de monitoriamento em tempo real, para que voce nao acumule dados no seu dashboard de periodos de tempo irrelevantes. Por exemplo, se eles nao se importam o que aconteceu na empresa no dia anterior, voce nao precisa puxar dados de do dia anterior. Caso isto seja algo relevante (usando o mesmo exemplo do dia anterior), voce pode usar SQL para criar o que chamam de common-table-expressions ("CTE"), para que voce puxe somente os dados do dia atual e delete o que aconteceu no dia anterior.
  3. Pergunte qual o objetivo deles: Isto pode ser valioso para que voce entenda o contexto e entenda como eles irao utilizar aqueles dados. Clientes muitas vezes pedem coisas que nao precisam. 

Boa sorte e forte abraco! Entre em contato caso precise

Gian

 

 

Editado por Giancarlo Solbiati
remover screenshot
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @prfbernardino, neste caso o ideal seria fazer a conexão no modo Direct Query que faz a consulta na hora que o usuário acessa e configurar para que o relatório dê refresh na página a cada 1 minuto.

Mas para funcionar esse refresh de página no portal de administração o administrador do Power BI deve habilitar para que seja possível consultar neste curto espaço de tempo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa noite pessoal

Obrigado a todos pelo feedback. 

Com relação a sua resposta @Giancarlo Solbiati ontem tive uma reunião com o cliente justamente para definir esses aspectos e deixei claro a importância de trazer para tempo real somente o que interessa de fato. O restante podemos fazer através de relatórios com um espaçamento de tempo maior definindo atualizações diárias e utilizando import ao invés de direct query. Porém fazendo alguns testes simples para entender exatamente como funciona a questão do direct query estive observando alguns pontos que relatei no vídeo abaixo para tornar mais fácil a compreensão.

https://clipchamp.com/watch/BqkBOPTnBRs

Agradeço muito a cooperação de vocês.

att.

Paulo Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...