Ir para conteúdo
  • 0

Dúvidas em relação à boas práticas na Modelagem de Dados


ramirocgcontadores
Ir para solução Solucionado por ramirocgcontadores ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal!

Considerando que conceitualmente temos o ambiente OLTP (Onde até compreendo seria a o banco de dados de um ERP como exemplo). Segue as dúvidas relacionadas ao ambiente OLAP:

  • Na etapa de Stage, usar Python para realizar extrair as tabelas do ambiente OLTP e inseri-los de forma bruta em um banco de stage (PostgreSQL, por exemplo), e logo após ler as tabelas e realizar o ETL em cima desse PostgreSQL e logo após, inserir em um DW (que até onde lembro seria um conceito, mas que na prática pode ser qualquer banco de dados),  estes passos descritos seria uma prática recomendada? Se não, gostaria de outras visôes sobre o processo.
  • Outra questão que por um bom tempo me deixa com a pulga atrás da orelha é: Criar Views Tradicionais (Na etapa de Stage ou no DW) ao invés de trazer as tabelas para o power BI de forma individual e construir os relacionamentos, pode ser uma considerada uma prática recomendada? Pergunto isso, porque, até onde sei, o ideal é desnormalizar os dados que vem do ambiente OLTP.
  • E por fim e não menos importante, em qual etapa e se ainda é utilizada as SK's ou GUID? 
Editado por ramirocgcontadores
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Muito obrigado pela resposta @Maycon Silva! Sobre as SK's eu não tinha clareza para quais casos usar, mas a grosso modo, se os dados são provenientes de planinhas, api e etc, onde teoricamente não existe uma identificação única por linha, as SK's são fundamentais para gerenciar as relações corretamente na modelagem.

Editado por ramirocgcontadores
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia.

É super comum e aceitável usar views, hoje tenho um projeto REAL que me retorna 7 tabelas fato e  16-20 dimensões, e todas são provenientes de conexão por VIEW.

O que fiz foi criar um banco que é CÓPIA do original (DW) e nesse banco criei as views (uso Oracle). No power BI conectei somente as views.

- Sobre as SKs:

AChave substitutaé uma chave primária substituta para quando:

  • a entidade de dados é criada de forma distribuída
  • você não tem acesso a uma entidade central, como banco de dados, para criar uma sequência simples
  • você não tem um natural (entidade não encontrada, por exemplo)
  • a chave é muito longa para o banco de dados (exemplo: url para uma página da web)

 

Esperto ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...