Ir para conteúdo
  • 0

Como carregar bases apenas uma única vez (bases históricas que não precisam ser carregadas a cada atualização)


Tiago Serber Tavares Dutra
Ir para solução Solucionado por Maycon Silva ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, vou contextualizar primeiro para fazer mais sentido a pergunta e poderem me ajudar melhor:

Estou realizando melhorias (colocando pra puxar as bases do datalake e realizando tratamentos no power query depois)  em um dashboard já existente na empresa. Contudo, estou "trocando o pneu com o carro em movimento" e infelizmente ainda estou precisando atualizar o dash a cada 3 dias manualmente!

Ele ainda está com atualização totalmente manual, são bases bem pesadas: Extraio os relatórios do SAP de duas transações diferentes, salvo em excel,  entro no PBI desktop e mando atualizar pra ver se as informações entraram corretamente e ao final eu republico substituindo a publicação já existente. Por enquanto estou meio que "obrigado'' a fazer assim pois uma das transações que puxa os registros de horas dos funcionários às vezes não puxa todos os registros por uma falha de comunicação do SAP com o sistema de registro de ponto, daí eu acabo não subindo esta data específica na base até que esse problema seja resolvido, pois senão exibe um resultado totalmente fora da curva no dash e inclusive polui os visuais... (minha ideia é tratar isso via power query ou dax para testar antes de exibir, porém tenho que trabalhar com o que tenho agora)

Desta forma, estou atualizando um dash em que eu tenho os anos de 2021, 2022 e 2023 nele, todavia, cada ano de informações corresponde a cerca de 3 milhões de linhas. Daí toda vez que eu estou no Power BI desktop e mando atualizar ele, leva cerca de 20 minutos para atualizar sendo que eu só queria atualizar apenas o ano de 2023, pois os demais anos jamais vão se alterar.

Depois de toda a explicação vai a pergunta rs: Alguém sabe me orientar como posso desabilitar a atualização desses arquivos de 2021 e 2022 sem deixá-los de exibir no dash?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Bom dia.

Você pode usar atualização incremental. Porém vale ressaltar que só serve no power bi serviço.

No desktop, você pode fazer um filtro no powerquery para exibir sempre só o último mês, e assim você desenvolve mais fácil. 

Se for subir online daí só lembrar de excluir o filtro.

 

 

Editado por Maycon Silva
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Tiago Serber Tavares Dutra, você pode criar um parâmetros de AnoMin e AnoMax e utiliza-lo como filtro no Power Query e deixar configurado também como o Maycon falou ali da atualização incremental. 

No PBIX deixaria AnoMax e AnoMin como 2023 e aplicaria esse parâmetros filtrando uma uma coluna de Ano na base com a opção de "Entre":

Ex parâmetro criado:

image.png.777263e82d4c05dffa00899efef18cf5.png

Ex de filtro:

image.png.039fb13b432fbce3fcac6dcec88e5688.png

image.png.cc2d297f19b682d7665b837ae18d459c.png

Após publicar o Dashboard ai no ambiente Web do Power BI Serviço, você pode alterar esses parâmetros para que ele carregue os anos anteriores, por exemplo deixar lá na Web o AnoMin como 2021 e AnoMax como 2024 para que possa usar ele como "é menor que" ali no filtro, assim ele irá carregar todos os anos na primeira carga e atualizar incremental nas próximas atualizações.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 03/04/2023 em 06:56, Maycon Silva disse:

Bom dia.

Você pode usar atualização incremental. Porém vale ressaltar que só serve no power bi serviço.

No desktop, você pode fazer um filtro no powerquery para exibir sempre só o último mês, e assim você desenvolve mais fácil. 

Se for subir online daí só lembrar de excluir o filtro.

 

 

Obrigado Maycon. Isso vai resolver sim meu problema. Usarei por hora o filtro no power query enquanto termino de fazer as melhorias no dash. Na verdade estou a ponto de fazer outro do zero.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 03/04/2023 em 08:12, Renato Carlos Rossato disse:

Olá @Tiago Serber Tavares Dutra, você pode criar um parâmetros de AnoMin e AnoMax e utiliza-lo como filtro no Power Query e deixar configurado também como o Maycon falou ali da atualização incremental. 

No PBIX deixaria AnoMax e AnoMin como 2023 e aplicaria esse parâmetros filtrando uma uma coluna de Ano na base com a opção de "Entre":

Ex parâmetro criado:

image.png.777263e82d4c05dffa00899efef18cf5.png

Ex de filtro:

image.png.039fb13b432fbce3fcac6dcec88e5688.png

image.png.cc2d297f19b682d7665b837ae18d459c.png

Após publicar o Dashboard ai no ambiente Web do Power BI Serviço, você pode alterar esses parâmetros para que ele carregue os anos anteriores, por exemplo deixar lá na Web o AnoMin como 2021 e AnoMax como 2024 para que possa usar ele como "é menor que" ali no filtro, assim ele irá carregar todos os anos na primeira carga e atualizar incremental nas próximas atualizações.

Obrigado Renato! Agradeço as dicas de igual forma agradeci ao Maycon.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...