Ir para conteúdo
  • 0

Calcular custo e margem com tabela mais granular que outra


davidwcs
Ir para solução Solucionado por Renato Carlos Rossato ,

Pergunta

  • Alunos

Olá, estou necessitando calcular custo e margem, entretanto a dProduto é menos granular que a dProdutoMalha (esta contém os custos que formam o prato principal na dProduto), gostaria de ver uma forma de calcular os custos de cadas prato individual que está contido na dProdutoMalha, mas para calcular a margem com custo - venda a tabela fCuponsFiscais só se relaciona com dProduto. Poderiam me ajudar neste caso? Segue pbix com a situação.

base.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
11 horas atrás, davidwcs disse:

Olá, estou necessitando calcular custo e margem, entretanto a dProduto é menos granular que a dProdutoMalha (esta contém os custos que formam o prato principal na dProduto), gostaria de ver uma forma de calcular os custos de cadas prato individual que está contido na dProdutoMalha, mas para calcular a margem com custo - venda a tabela fCuponsFiscais só se relaciona com dProduto. Poderiam me ajudar neste caso? Segue pbix com a situação.

base.pbix 4.35 MB · 2 downloads

Bom dia.

 

Pode citar um exemplo da lista de produtos em dProdutoMalha que forma um produto em dProduto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
41 minutos atrás, Maycon Silva disse:

Bom dia.

 

Pode citar um exemplo da lista de produtos em dProdutoMalha que forma um produto em dProduto?

Bom dia!
essa base é a de testes da Omie, por isso é um pouco confuso rsrs, mas segue:
batata inglesa 23 (produto da dProduto que se repete na dProdutoMalha como coluna "descrProduto", não consegui colocar o produto da dProduto pq como os custos são mais granulares na dProdutoMalha ao selecionar algum filtro de Produto da dProduto os custos são ignorados, pois não são preenchidos)

batata inglesa 23 (Custo 0,00 na dProduto e dProdutoMalha, pois os custos que o formam são a soma dos produtos da dProdutosMalha)
- telefone celular x ( coluna descProdMalha, custo 150,00)
- fita adesiva ( coluna descProdMalha, custo 100,00)
- impressora fiscal daruma ( coluna descProdMalha, custo 0,59)
Total do custo da batata inglesa 23  250,59

 

batatainglesa23 destacada.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 minutos atrás, davidwcs disse:

Bom dia!
essa base é a de testes da Omie, por isso é um pouco confuso rsrs, mas segue:
batata inglesa 23 (produto da dProduto que se repete na dProdutoMalha como coluna "descrProduto", não consegui colocar o produto da dProduto pq como os custos são mais granulares na dProdutoMalha ao selecionar algum filtro de Produto da dProduto os custos são ignorados, pois não são preenchidos)

batata inglesa 23 (Custo 0,00 na dProduto e dProdutoMalha, pois os custos que o formam são a soma dos produtos da dProdutosMalha)
- telefone celular x ( coluna descProdMalha, custo 150,00)
- fita adesiva ( coluna descProdMalha, custo 100,00)
- impressora fiscal daruma ( coluna descProdMalha, custo 0,59)
Total do custo da batata inglesa 23  250,59

 

batatainglesa23 destacada.png

 

Qual coluna conecta ambos?

Você pode adicionar uma coluna calculada em dProdutos onde irá fazer uma CALCULATE na dProdutosMalha pelo id.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Maycon Silva disse:

 

Qual coluna conecta ambos?

Você pode adicionar uma coluna calculada em dProdutos onde irá fazer uma CALCULATE na dProdutosMalha pelo id.

o relacionamento se dá assim dProduto: codigo_produto para dProdutosMalha: idProdMalha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, davidwcs disse:

o relacionamento se dá assim dProduto: codigo_produto para dProdutosMalha: idProdMalha.

Minha maior dúvida como faço pra os custos que estão em dProdutoMalha que quando somados ficassem numa linha só na dProdutos? Pq aí resolveria o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
39 minutos atrás, davidwcs disse:

Minha maior dúvida como faço pra os custos que estão em dProdutoMalha que quando somados ficassem numa linha só na dProdutos? Pq aí resolveria o problema.

Pelo que observei na base, as duas tabelas não possuem relacionamento 1 pra 1... Não tem 1 identificador único (ao menos n consegui visualizar).

Criei uma tabela virtual para verificar.

Minha sugestão seria você rever o modelo de dados.

 

image.png.661ce485888b24eb5f6a5aad5bcb496c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
18 horas atrás, Renato Carlos Rossato disse:

Olá @davidwcs, se relacionar a dproduto com a dprodutoMalha com direção em que dproduto fitlra dprodutoMalha e relacionar a dprodutoMalha com a fCuponsFiscais e fNotasFiscais com direção em que dprodutoMalha filtra elas duas não resolveria?

image.png.13dadb27173bc7d29abb4f4ac05daeb8.png

Tentei e não consegui ativar o relacionamento dProduto: codigo_produto para dProdutosMalha: idProdMalha, mas caso conseguisse não ficaria difuso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 31/03/2023 em 09:00, Renato Carlos Rossato disse:

Olá @davidwcs, vou anexar o PBIX aqui da forma que fiz:

 

base.pbix 4.35 MB · 2 downloads

Eu testei aqui as várias formas com base nesse pbix, mas por algum motivo ele não funciona, é como se ignorasse os relacionamentos, nao deu certo, alguns produtos deixaram de aparecer, mas obg amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 horas atrás, davidwcs disse:

ficou assim ao relacionar dprodutos malhas com fcuponsfiscais:
ficou difuso

image.png

seria possivel acumular os custos numa linha só em dProdutos? tipo, os custos de materia prima que formam um produto ficar numa linha só de produtos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 31/03/2023 em 09:00, Renato Carlos Rossato disse:

Olá @davidwcs, vou anexar o PBIX aqui da forma que fiz:

 

base.pbix 4.35 MB · 3 downloads

Consegui entender agora, muito obrigado, meu amigo, eu quem tava confundindo, mantive a granularidade maior que a cupons fiscais tras com a granularidade maior da dprodutos malha com relacionamento M:M mesmo, mas com dimensao filtrando fato. Deu certo. obg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...