Ir para conteúdo
  • 0

Variação entre colunas


Eduardo Pinho
Ir para solução Solucionado por Ayumi ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia.

Possuo uma tabela fato que possui a coluna tipo_valor onde controlo os versionamentos de previstos e realizados (figura-1). Eu gostaria de fazer um comparativo entre dois tipos de valores selecionados, conforme exemplo abaixo onde estou utilizando um matriz onde habilitei o parâmetro MOSTRE LINHAS na opção Valores, para visualizar o nome do campo nas linhas. Eu gostaria de criar duas medidas: uma que calculasse a diferença entre os dois valores filtrados e uma de %variação entre os dois, conforme figura-2.

image.png.7f41ae78878f9c808e49c5c3503f9440.png

figura-1

image.png.488f5e3ebd35d71fa4f8dcc027a0b86e.png

figura-2

Pensei em criar duas medidas para cada coluna de valor que possuo, coloria dois filtros para o tipo de valor onde filtraria nas medidas criadas. Mas encontrei um problema, as medidas terão nomes diferentes e gostaria de enxerga-las em uma única linha.

 

Alguém já passou por essa situação e possa me ajudar?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
Em 06/04/2021 em 11:13, Eduardo Pinho disse:

Bom dia.

Possuo uma tabela fato que possui a coluna tipo_valor onde controlo os versionamentos de previstos e realizados (figura-1). Eu gostaria de fazer um comparativo entre dois tipos de valores selecionados, conforme exemplo abaixo onde estou utilizando um matriz onde habilitei o parâmetro MOSTRE LINHAS na opção Valores, para visualizar o nome do campo nas linhas. Eu gostaria de criar duas medidas: uma que calculasse a diferença entre os dois valores filtrados e uma de %variação entre os dois, conforme figura-2.

image.png.7f41ae78878f9c808e49c5c3503f9440.png

figura-1

image.png.488f5e3ebd35d71fa4f8dcc027a0b86e.png

figura-2

Pensei em criar duas medidas para cada coluna de valor que possuo, coloria dois filtros para o tipo de valor onde filtraria nas medidas criadas. Mas encontrei um problema, as medidas terão nomes diferentes e gostaria de enxerga-las em uma única linha.

 

Alguém já passou por essa situação e possa me ajudar?

 

Alguém já teve este problema ou necessidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá, Eduardo
Estou me aprofundando no Tabular Editor, Calculation Groups.
Sua pergunta veio como um bom exercício para praticar com essa ferramenta.

Usei uma base de dados aleatória.
Se quiser, pode enviar uma amostra dos seus dados para tentar reproduzir.

Dentro do arquivo coloquei as referências.
Posso montar um passo-a-passo para ajudar a entender o material, se precisar.

 

Caso a resposta tenha te ajudado, resolvido, favor marcar como Melhor Resposta.

Eduardo Pinho-COMPARATIVO.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia, Ayumi.

Desculpe-me pela demora.

Parabéns pela solução feita sobre a FVENDAS2!!!

Será que é possível aplicar a mesma solução para a tabela fato FVENDAS (layout padrão do meu modelo)?

Eu lhe pergunto porque para usar esta solução eu terei que pivotar as 10 colunas de valores para linhas, onde uma tabela com 100 Mil linhas irá para 1.000 Milhão de linhas. Tabela essa que cresce por volta de 300 linhas dia (que pivotando seriam 3000 linhas).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...