Ir para conteúdo
  • 0

Ordem dinâmica em visual (não tabela) por mais de um campo


Ricardo César
Ir para solução Solucionado por Michele ,

Pergunta

  • Alunos

Olá, boa noite!

Estou usando um visual baixado (GANTT) mas acho que a pergunta é genérica e serve para qualquer caso:

image.png.bbc2b0e16ddf256bcd7bea8215ea86aa.png

Esse visual tem por padrão campos para código do protudo, data de início, fim, duração, % realizado, etc. Isso não se altera.
O normal é escolhermos um "parâmetro" (campo) e se a ordem será crescente ou decrescente.
No meu caso tenho diversos produtos com seus respectivos % de conclusão e deadlines. O que preciso seria ordenar SIMULTANEAMENTE por DATA DE CONCLUSÃO e depois por % REALIZADO.
Explico: não sei porque mas nesse caso eu classifico por DATA DE CONCLUSÃO mas o PRODUTO é classificado junto e não pode ser assim. No exemplo da figura o processo 9513.22.2023 está no lugar errado se ordenado por PERCENTUAL (mas no lugar certo porque está na ordem do CÓDIGO DO PRODUTO - que é um campo TEXTO). Classificando primeiro por DATA DE CONCLUSÃO e depois por % REALIZADO o PRODUTO 9513.22 deveria estar DUAS LINHA ABAIXO pois embora tenha a mesma DATA que o 0256, 5515 e 3519, seu PERCENTUAL é menor.

Daí então a pergunta: alguém já precisou ORDENAR um gráfico por mais de um campo, ao mesmo tempo? Será que isso é possível na ferramenta?

Obrigado e fico no aguardo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá @Ricardo César!

Simulei no Excel um peso atribuindo ao total da % o que seria o valor "invertido" dela em comparação a 100%, exemplo, se tenho 10% no meu peso vou colocar 90, se tenho 20% no meu peso vou colocar 80% e assim por diante e um campo de ordenação que seria uma concatenação do Mês + Peso.

Não sei o quanto % vocês concluem a cada etapa, mas se for mais quebrado dá simplesmente para criar uma tabela de 0 a 100 e um campo de peso que vai na ordem inversa, assim a cada % da sua fato vai atribuir o peso correspondente direitinho.

Com isso você tem um campo para ordenar Mês (ASC) + Peso (ASC), porém como esse seu peso é proporcionalmente inverso a sua % vai funcionar Mês (ASC) + % (DESC).

Não sei se consegui explicar ou ficou mais confuso kkkk, mas tentei pensar em várias formas de montar o peso e se somar ou multiplicar não adianta, sempre teria os dois ordenados ASC.

Se for isso aqui mesmo, você cria campos para chegar neste resultado e daí manda classificar a tua coluna de produto por essa coluna "Peso/Ordenação", e daí no visual manda ela ordenar por ASC que é para funcionar.

image.png.8eb6dff6a1905c012fad66ffbad171f5.png

image.png.5ecf2cf130ed8ba36c692f020f9f972e.png

image.png

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi @Ricardo César!

Esse visual não sei se tem como, tabela eu sei que usando o SHIFT (ou algo assim) e clicando ele ordena mais de uma coluna.

Não sei bem como, mas talvez uma opção fosse criar uma sua coluna classificatória (um ranking) e mandar ordenar os produtos por ela. Eu acho que tem como montar ranking por mais de um peso/coluna, já vi algum vídeo falando sobre isso.

Estou lançando a ideia que quem sabe tu consegue pensar em algo, já que conheces a tua modelagem. Vou ficar pensando aqui se tem alguma forma de fazer isso, se eu conseguir achar mando aqui.

Espero que consiga achar alguma solução. Caso já tenha achado e puder publicar aqui pra gente e fechar o tópico 🙂

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi Michele, tudo bom? Grato por ter respondido tão rápido!
Então, eu já tinha meio que "me virado" com uma saída bem parecida com essa que você sugeriu: eu concatenei (como texto, obviamente) o ANO+MÊS+DIA da DATA DE CONCLUSÃO com o valor do PERCENTUAL sem a vírgula (para cada produto). Então 25/03/2023 e 87,4973% ficou 20230325874973. Todos com a mesma quantidade de caracteres. Daí criei isso como uma coluna dessas na tabela de produtos e lá no visual ordenei por CÓDIGO DE PRODUTO, sendo que esse classificado pelo campo novo. Legal, é um artifício, uma gambiarra mas eu queria saber se daria pra fazer isso nativamente na ferramenta. Essa coisa de ficar buscando artifícios às vezes complica demais nossa vida. 
No final, acho que você tem razão... como esse visual é baixado, alternativo, pode ser que ELE especificamente não facilite assim. Mas acho mesmo que nem nos de barra ou colunas a gente conseguiria classificar por dois campos ao mesmo tempo só "segurando o SHIFT" como fazemos numa tabela ou matriz... Uma pena isso não estar disponível ainda.
Muito obrigado de novo, tá?

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...