Ir para conteúdo
  • 0

RefreshAll não funciona quando executado pelo scheduler.

Fabio Graciano

Pergunta

• Membros

Olá, procurei mas não achei algo parecido ao meu problema,

Tenho uma planilha que faz uma consulta ao nosso banco SQL Server via Power Query.

Essa atualização é feita automaticamente por uma macro ActiveWorkbook.RefreshAll quando eu abro a mesma.

Private Sub Workbook_Open()

ActiveWorkbook.RefreshAll

End Sub

Até ai tudo certo, quando eu abro a planilha a base é atualizada,

A questão é que quando eu executo essa rotina pelo scheduler não atualiza a base,

Ou seja, se eu abrir a planilha manualmente vai funcionar, mas se eu criar uma rotina pra abrir essa mesma planilha no Gerenciador de Tarefas o RefreshAll não roda.
Esse problema só ocorre Gerenciador de Tarefas do servidor, na minha máquina essa rotina funciona perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 1
  • Membros

Fala Fabio!

Entendi seu problema. Faz um bom tempo que nao uso macros pra isso, entretanto dei um Google rapido e econtrei um artigo que pode ajudar. Nele o autor, Chrid Webb, criou uma Query via PowerQuery chamada "GetTheDateAndTime", paxa puxar a data e hora em uma tabela com uma unica linha. Logo depois, ele roda uma macro chamada "RunPQQuery" e salvou como um arquivo .xlsm, usando o codigo abaixo, e fecha o Excel. Da uma olhada no codigo dele, talvez adaptando para sua realidade funcione:

Sub RunPQQuery() 
    ActiveWorkbook.Queries("GetTheDateAndTime").Refresh
End Sub

Um ponto bem relevante no artigo em relacao a macro, e que ele criou um fluxo para: (1) Abrir a macro, (2) rodar a macro e (3) fechar o Excel. Ele menciona que teve que colcar um delay de 10 segundos apos rodar a macro, para garantir que ela rodasse a carregasse os dados completamente. Antes, quando ele fechava o Excel logo depois de rodar a macro, os dados nao eram carregados e o Excel era fechado.

Artigo: https://blog.crossjoin.co.uk/2022/02/27/refreshing-excel-power-query-queries-with-vba-and-power-automate-for-desktop/

Espero que ajude e nos mantenha informado se funcionou e/ou como vc fez para funcionar : )

Forte abraco!

Link para o comentário

• 0
  • Membros

Olá @Renato Rossato, a planilha já salva automaticamente depois que o script é executado.

O detalhe é o seguinte, se eu entrar no servidor que está essa planilha e abri-la, a atualização vai acontecer normalmente, 

Agora, se eu colocar nas tarefas do Windows para abrir essa mesma planilha, a atualização não acontece.

Link para o comentário

• 0
  • Membros
Em 20/03/2023 em 20:21, Giancarlo Solbiati disse:

Fala Fabio!

Entendi seu problema. Faz um bom tempo que nao uso macros pra isso, entretanto dei um Google rapido e econtrei um artigo que pode ajudar. Nele o autor, Chrid Webb, criou uma Query via PowerQuery chamada "GetTheDateAndTime", paxa puxar a data e hora em uma tabela com uma unica linha. Logo depois, ele roda uma macro chamada "RunPQQuery" e salvou como um arquivo .xlsm, usando o codigo abaixo, e fecha o Excel. Da uma olhada no codigo dele, talvez adaptando para sua realidade funcione:

Sub RunPQQuery() 
    ActiveWorkbook.Queries("GetTheDateAndTime").Refresh
End Sub

Um ponto bem relevante no artigo em relacao a macro, e que ele criou um fluxo para: (1) Abrir a macro, (2) rodar a macro e (3) fechar o Excel. Ele menciona que teve que colcar um delay de 10 segundos apos rodar a macro, para garantir que ela rodasse a carregasse os dados completamente. Antes, quando ele fechava o Excel logo depois de rodar a macro, os dados nao eram carregados e o Excel era fechado.

Artigo: https://blog.crossjoin.co.uk/2022/02/27/refreshing-excel-power-query-queries-with-vba-and-power-automate-for-desktop/

Espero que ajude e nos mantenha informado se funcionou e/ou como vc fez para funcionar : )

Forte abraco!

Fala @Giancarlo Solbiati! Blz?

Li o artigo do Chrid, é exatamente isso que eu faço, até deixo um delay de 50 segundos pra não ter problemas com a atualização da base, 

A macro que eu uso nessa planilha é só pra automatizar a atualização.

Fiz várias pesquisas também, mas não consegui identificar o motivo que não atualiza a base quando é essa rotina é feita pelo gerenciador de tarefas do Windows Server.

Mas fiz um ajuste técnico (gambiarra) para resolver o meu problema, criei um bat que abre a planilha, assim eu consigo abrir a mesma e atualizar a base dentro dela.

De qualquer forma, agradeço pela dedicação em me ajudar.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...