Ir para conteúdo
  • 0

Summarize sem data


ntatiane

Pergunta

  • Alunos

Eu tenho a necessidade de usar indicadores para gerar pontos e um ranking de lojas que o meu grupo gerencia, os meus indicadores no geral valem igualmente para todas as lojas, entretanto, existe o indicador (crescimento de faturamento) que a avaliação dos pontos depende de uma característica da loja (se ela é uma loja nova ou antiga).
Se ela for uma loja nova, é avaliado o crescimento em relação ao mês anterior e os pontos são relacionados apenas a mês anterior, se ela for uma loja antiga, é avaliado o crescimento em relação ao ano anterior, sendo que , quando falamos de mês a mês o crescimento tem que ser superior a 30% e quando falamos de ano, o crescimento tem que ser acima de 20%, nos dois casos os pontos gerados são os mesmo.

Para gerar esses os pontos, no caso dos indicadores universais, apenas fiz formulas para cada indicador, e usei outra formula para transforma-los em pontos.
No caso do crescimento, criei uma tabela usando Summarize para usar uma coluna calculada para gerar os pontos dependendo da loja, entretanto, por conta do sumarize ter trazido apenas a lista de lojas sem conexão com a dimensão de calendário, ela não é dinâmica, impossibilitando a avaliação dentro de períodos.


Tabela Summarize:
WhatsAppImage2023-03-16at17_03_10.jpeg.1ad5825b537cc6423b4aa9203f599b16.jpeg

Calculo dos pontos dos indicadores que são universais:
WhatsAppImage2023-03-16at17_03_42.jpeg.0f5af74a82a49adc4ec95f9c94cc9d9e.jpeg

Calculo da Summarize:
WhatsAppImage2023-03-16at17_04_35.jpeg.4d1c6f3a6c07bda9be329cc54d3a78ca.jpeg

Calculo da coluna calculada que dá os pontos que dependem da característica da loja:
WhatsAppImage2023-03-16at17_04_45.jpeg.00ddd186be5c7bf60c7396ed4d2bf44d.jpeg

Gamificação (1).pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

@ntatiane, tudo bem??? Você criou uma tabela física que não tem relacionamento de data, portanto não tem como ficar dinâmica. Sendo ela física, você precisa de alguma tipo de granularidade de datas (ano, mes, semana, dia, etc) dentro dela. Porém, acredito que, se ao invés de criar a tabela fisicamente, você utilizá-la de forma virtual, iniciando se summarize pela fato e não pela dimensão loja, resolva seu problema.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...