Ir para conteúdo
  • 0

Como formatar horas no power query?


Gilberto Ferreira
Ir para solução Solucionado por Vitor Peralva ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, eu sempre me enrolo todo ao trabalhar com horas. Vejam se conseguem me ajudar com essa dúvida.
Tenho uma coluna com formato de data e hora hh:mm ao importar para o bi a coluna aparece no formato de percentual, ao mudar o tipo de dados para hora apresenta erro.

Como faço para formatar como hh:mm no power query?

dúvida_horas.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Boa Tarde, @Gilberto Ferreira!

 

Numa rápida olhada no seu problema, verifico o seguinte:

1) Os dados estão apenas com máscara de hora, mas, na verdade, estão armazenados como número.

Exemplo.: 06:38, na verdade está armazenado como 638. 03:10 está armazenado como 310.

Assim, ele apenas aparenta ser uma hora, mas, na verdade, não o é.

2) Partindo do pressuposto que 06:38 signifique 6 minutos e 38 segundos, você pode aplicar a seguinte transformação inicial em seus dados:

let
    Fonte = Excel.Workbook(File.Contents("C:\Users\vitor\Downloads\base.xlsx"), null, true),
    f_BNS_ARMAZEM_Sheet = Fonte{[Item="f_BNS_ARMAZEM",Kind="Sheet"]}[Data],
    #"Cabeçalhos Promovidos" = Table.PromoteHeaders(f_BNS_ARMAZEM_Sheet, [PromoteAllScalars=true]),
    ConverteHoraDecimal = Table.TransformColumns(#"Cabeçalhos Promovidos",{
{"%Realizado", each 
let 
vTexto = Text.From(_),
vResultado = (Number.From(Text.Start(vTexto, Text.Length(vTexto) -2))/60) + (Number.From(Text.End(vTexto, 2))/3600)
in
vResultado
, type number},
{"Meta", each 
let 
vTexto = Text.From(_),
vResultado = (Number.From(Text.Start(vTexto, Text.Length(vTexto) -2))/60) + (Number.From(Text.End(vTexto, 2))/3600)
in
vResultado
, type time}
})
in
    ConverteHoraDecimal

 

Com isto, você terá os respectivos valores em horas decimais e poderá, depois, aplicar a fórmula que utilizou em DAX.

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Tiago Craici disse:

Boa noite @Gilberto Ferreira

Segue abaixo sugestão de leitura de um artigo do Leonardo sobre o tratamento de horas:

https://powerbiexperience.com/pt/blog/como-trabalhar-com-horas-no-formato-hhmmss-case-de-pcp-producao/



Sucesso 🚀

 

Fala Tiago, boa noite meu amigo.

primeiramente obrigado pela ajuda.

li o artigo, aliás é muito bom, mas não funcionou para o meu caso.

fiz a medida conforme ensinado no texto, a mesma retornou o mesmo número decimal, só que no formato hh:mm:ss. image.png.1c896ee800d022b19a781a863b26e136.png 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...