Ir para conteúdo
  • 0

Mostrar o volume em qtde usada para determinadas peças.


SERGIOREC37

Pergunta

  • Alunos

Olá,

Precisando de uma ajuda, não tenho muito conhecimento em DAX, portanto estou apanhando na solução dessa questão.

Preciso que para o mesmo IDcliente e IDpeça, verifique as datas e valores quando da troca das peças e faça os calculos.

Basicamente quero saber quanto de volume esta sendo usado para realizar a troca da peças e assim descobrir as peças que estão sendo trocadas prematuramente.

Exemplo: determinada peça era para ser trocada com 300 e esta sendo trocada com bem menos que isso. A data não é muito importante nesse contexto, mas sim a qtde usada. Posso trocar a mesma peça em intervalo de tempos diferentes porém com o volume de uso adequado para a troca da mesma.

Não sei se ficou claro minha dúvida!

Arquivo base em anexo.

Atenciosamente,

TrabalhoTrocaPecas.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
4 horas atrás, Tiago Craici disse:

@SERGIOREC37 Bom dia! 

Veja se é este objetivo:
image.png.b64e4bef654987bb70bd0f39dd0f87dd.png


Medida:

Alerta =
 
if(SELECTEDVALUE(Tabela[Qtde usada]) <300, "Troca Prematura", "OK")



Em anexo o arquivo pbix.



Sucesso. 









 

Sergio.pbix 42.26 kB · 0 downloads

Boa tarde,

obrigado pela ajuda!!

Então, essa parte de troca prematura é interessante, porém seria num segundo momento, visto que temos um agravante, pois para cada peça usada(dependeria da IDpeça) teriamos um volume de uso esperado.

O que quero na verdade é calcular, não sei se melhor via medida ou coluna calculada, o total usado levando em consideração o IDcliente e a IDpeça, ou seja, quando eu tiver no mesmo cliente a mesma peça calcular o quanto foi usada antes da troca.

Um exemplo na imagem em anexo:

Temos o cliente A e a peça 1 - hipoteticamente essa peça começou com 0 e usou 120 para efetuar a primeira troca, na segunda troca calcularíamos 345-120=225, na próxima troca teríamos 602-345 = 257 e assim sucessivamente no decorrer do tempo.

sabendo o volume de uso de cada peça a partir da sua ID, poderíamos criar os alertas baseados nesse valor.

na segunda figura ficou soma de IDpeça, imagino que tenha sido equivocado certo??

 

Abraço e muito grato pela excelente ajuda!!

 

Captura de tela 2023-03-13 130434.jpg

Captura de tela 2023-03-13 SOMA IDpeça.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa noite Renato,

Observando seu .pbix vejo que você criou uma coluna Indice, mas no meu caso, no arquivo original não possuo esse ìndice e os dados clientes estão ordenados de forma aleatória na minha tabela, ou seja o cliente A aparece na linha 1 e depois poderá aparecer novamente na linha 30 ou outra linha qualquer. Sendo assim no meu arquivo original preciso criar essa coluna indice também?? para posteriormente usar o código que utilizou

Obs.: para uma pessoa que ainda navega por águas tranquilas nesse mundo de BI, seria interessante comentar o que é feito nesse código, pois seria de grande ajuda, entendi uma parte dele sim...rsrsrs

Abraço e gratidão!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 13/03/2023 em 23:27, Renato Rossato disse:

Olá @SERGIOREC37, sim, para funcionar da forma que fiz é ideal que faça essa ordenação, pois assim ajuda a buscar o registro anterior de forma mais fácil.

Bom, acredito que dessa forma, de fato atende ao que desejo, porém não estou conseguindo ajustar minha coluna "Índice" da forma que você fez.

Criei a coluna Índice no Power Query e até ai tudo bem, no entanto, não fica na ordem conforme a sua solução e acredito que justamente por conta disso, não faz os cálculos esperados conforme mostro nas imagens.

obs.: por enquanto, deixei o nome da medida com o mesmo nome que você deixou, obviamente que irei mudar no projeto final...rsrsrsr.

Abraço!

Troca Peças indice CERTO.jpg

Troca peças indice errado.jpg

Editado por SERGIOREC37
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 horas atrás, Renato Rossato disse:

Olá @SERGIOREC37, para funcionar você precisa primeiro fazer a ordenação por cliente, ir peça e data troca para depois fazer a coluna de índice, acredito que assim vai dar certo.

Boa noite,

Certo, mas essa ordenação é feita no Power Bi?...se sim, pode me mostrar como?

Não consegui fazer no Power Bi. Fui no arquivo origem do excel, fiz a ordenação e ai sim funcionou, porém sabemos que essa prática não é indicada, ou seja, manipular o arquivo original pq terei que fazer isso a cada nova extração e foge do escopo de automação que tanto buscamos.

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...