Ir para conteúdo
  • 0

Desconsiderar Clientes - Query


Jeferson Souza
Ir para solução Solucionado por Michele ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal Boa tarde!
Podem me ajudar com a seguintes questão?

Eu tenho uma tabela enorme de clientes, junto a essa tabela outra tabela enorme de clientes a serem desconsiderados, toda vez que eu tenho que acrescentar um cliente ou retirar da exclusão, eu preciso entrar no query e filtrar ele ou selecioná-lo novamente.

Existe a forma de eu fazer algum tratamento no Query que filtre ou inclua novos clientes com base na minha tabela de clientes desconsiderados ?

nesse exemplo eu preciso desconsiderar Amanda, Bere, Hellen e Nadir .. ai se tiver que incluir ou tirar novos eu mexo apenas na tabela de clientes desconsiderados 

image.png.c4a713451f18f4fefc9f59c2c31a6365.png

Clientes_Jeff.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Oi @Jeferson Souza!

Não sei como você quer apresentar o resultado, mas outra opção é você criar uma medida e no DAX validar apenas clientes ativos, com isso você pode pedir que a tabela liste apenas clientes ativos e deixa ela completa no PQ, não precisamos aplicar a solução sugerida anteriormente.

Eu uso bastante esse recurso e é bem performático, vou anexar o arquiv o que fiz o teste para você ver se te ajuda mais.

image.png.b98c96ddf5053786f03965362ef0892e.png

image.png.2f247cdbee47a24feea4f724f06320d9.png

Clientes_Jeff.pbix

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Oi @Jeferson Souza!

Estou respondendo com a primeira ideia que tive, mas precisa aplicar ao seu modelo para verificar se atende, se não vai ficar pesado, etc.

  1. Mescle a tabela "Desconsiderar" com a sua tabela principal, pelo campo "Códigos Cliente".
  2. Expanda trazendo para a sua tabela o campo "Desconsiderar.Códigos Cliente".
  3. Filtre para só trazer linhas onde o campo "Desconsiderar.Códigos Cliente" seja null, ou seja, não achou nenhum cliente na tabela de "Desconsiderar".
  4. Com isso você vai ter uma tabela apenas com clientes que devem ser considerados.
  5. Oculte essa coluna, pois você não precisará dela.

Se esses seus dados vierem do SQL ou de algum banco, você poderia fazer o tratamento no SQL ou na consulta que traz esses dados para o PQ também.

image.png.1cc9e1989cee426ba5ccf01315a70b72.png

image.png.d0dd2f0c9de3a7f61c94167ac8a5c1ee.png

image.png.d45db2957ef42a3c2df10c107602d705.png

Editado por Michele
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Michele disse:

Oi @Jeferson Souza!

Estou respondendo com a primeira ideia que tive, mas precisa aplicar ao seu modelo para verificar se atende, se não vai ficar pesado, etc.

  1. Mescle a tabela "Desconsiderar" com a sua tabela principal, pelo campo "Códigos Cliente".
  2. Expanda trazendo para a sua tabela o campo "Desconsiderar.Códigos Cliente".
  3. Filtre para só trazer linhas onde o campo "Desconsiderar.Códigos Cliente" seja null, ou seja, não achou nenhum cliente na tabela de "Desconsiderar".
  4. Com isso você vai ter uma tabela apenas com clientes que devem ser considerados.
  5. Oculte essa coluna, pois você não precisará dela.

Se esses seus dados vierem do SQL ou de algum banco, você poderia fazer o tratamento no SQL ou na consulta que traz esses dados para o PQ também.

image.png.1cc9e1989cee426ba5ccf01315a70b72.png

image.png.d0dd2f0c9de3a7f61c94167ac8a5c1ee.png

image.png.d45db2957ef42a3c2df10c107602d705.png

Olá,Michele, 
Tudo bem?

fiz um teste inicial, ficou um pouco pesado, vou fazer mais alguns testes pra tentar identificar o quanto pesado ficou , 

Muito Obrigado pela ajuda 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...