Ir para conteúdo
  • 0

Soma um valor dentro de um intervalo de data


gabriel_cap
Ir para solução Solucionado por Henrique Merola Faria ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal boa tarde, 

Alguem poderia me ajudar nesta dúvida? 

tenho uma tabela de vendas e uma tabela de verbas.

- Venda de 10 unid do produto "X" no intervalo de 01/01/2022 a 10/01/2022. 
- Venda de 10 unid do produto "X" no intervalo de 11/01/2022 a 20/01/2022 (a partir desta data foi cadastrado uma "verba de 10,00" para cada unidade desse produto vendido, neste caso, deveria somar a quantidade vendida * verba unitaria. No entanto, a quantidade vendida fora deste intervalo não tem verba)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá @gabriel_cap,

a lógica é essa mesmo: seleciona todos os valores e depois filtra o intervalo, para trazer o correto.

Como a dVerbas na realidade é uma fato também, não deve ser relacionada com a fVendas ou outra fato qualquer.
Esse é um dos mandamentos da modelagem.

O relacionamento entre elas é feito através das dimensões - calendário e produtos, que você vai usar para filtrar as fatos.

Veja esse novo exemplo, os relacionamentos que fiz e como respondem aos filtros, neste cenário que estamos usando.
o ALL só influencia no cálculo, não no filtro externo aplicado.

É importante ter um uma idéia firme de que visuais e informações deverão ser entregues no projeto real, porque pode
ser que a modelagem final de fatos, dimensões e relacionamentos seja diferente dessa aqui.

Verbas Exemplo 01.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @gabriel_cap!

Acho que seria legal adicionar mais detalhes aqui do teu problema/necessidade.

O que você precisa fazer exatamente? Você vai utilizar filtros de data no seu relatório? Qual data esse filtro deverá respeitar, a de vendas? etc.

Se conseguires dar mais detalhes do resultado que você espera, como mais ou menos esse seu relatório vai ficar, que filtros você pretende utilizar, para ficar mais fácil de compreender o cenário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi @Michele

Obrigado pelo retorno. Como sou iniciante ainda tenho dificuldades para me expressar claramente, rsrs. Mas vamos lá.

O filtro geral que deve ser respeitado é na tabela de vendas sim. Eu vou utilizar este valor que preciso calcular (soma de verbas geradas dentro de um intervalo de data) para calcular a rentabilidade final de cada venda. 

Então eu tenho o filtro de data geral, exemplo: 01/01/2022 até 31/12/2022 para filtrar todo o relatório por mês, semana, dia etc. e preciso saber quanto de verba me foi gerado por dia/mes/semana, usando o mesmo filtro de datas.

O "pulo do gato", na verdade, está no intervalo de datas que estas verbas devem ser geradas pois, o valor de verba varia por produto e por período.

 

Consegui explicar?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @gabriel_cap!

Uma parte deu para entender sim, se tiver a possibilidade, adiciona um .pbix com exemplos da sua tabela Fato e Dimensões (podem ser dados fake ou resumidos, senão puder colocar o arquivo de verdade, mas quanto mais próximo da sua realidade melhor), e monte exemplos de resultados que você espera nos campos baseado em um determinado período, aí acredito que vai ficar bem claro para quem for ajudar como é o seu modelo e qual resultado você espera.

Esse exemplos dos resultados pode fazer num Excel mesmo qualquer coisa, pode colar aqui um print desse Excel ou adicionar o próprio arquivo.

Ah e não tem problema quanto as explicações, é que quando a gente tá no cenário na nossa cabeça sempre tá clara a explicação, normal rs.. aí a gente vai pedindo mais detalhes mesmo, tem uns que vão entender na 1ª explicação tbem, outros precisarão de mais detalhes, bem tranquilo, faz parte 🙂

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá, @Michele,

Então, infelizmente os dados não posso postar tudo aqui por ser dados bem sensíveis da empresa na qual trabalho. Eu tentei fazer um exemplo no Excel, do resultado que eu espero, como vc sugeriu,  e estou enviando um print das conexões das tabelas que estou utilizando pra isso. 

 Veja se deu pra entender. Mais uma vez obrigado pela ajuda.

 

image.png.fb68031a4960694a4ae8d6c300c31c60.png

Verbas Exemplo.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá, @Henrique Merola Faria

Obrigado pela ajuda mas fiquei com dúvida sobre o funcionamento. Vi que nos relacionamentos a dVerbas não está relacionada com nenhuma tabela, é assim mesmo? 

Eu tentei relacioná-la com a fVendas, que seria de onde ela vai puxar a quantidade vendida por data mas não deu certo pois o relacionamento fica de muitos para muitos pois os SKUs dos produtos se repetem. É assim mesmo?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
35 minutos atrás, gabriel_cap disse:

Olá, @Henrique Merola Faria

Obrigado pela ajuda mas fiquei com dúvida sobre o funcionamento. Vi que nos relacionamentos a dVerbas não está relacionada com nenhuma tabela, é assim mesmo? 

Eu tentei relacioná-la com a fVendas, que seria de onde ela vai puxar a quantidade vendida por data mas não deu certo pois o relacionamento fica de muitos para muitos pois os SKUs dos produtos se repetem. É assim mesmo?

Obrigado.

Deu certo aqui, @Henrique Merola Faria

Eu acho que o "ALL" remove os filtros aplicados na fVendas né. Neste caso, como eu teria que fazer para que os filtros da fVendas fosse respeitado quando eu os aplicasse e a dVendas mostrasse os valores de acordo com esse filtro?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...