Ir para conteúdo
  • 0

Limitando dados a determinada hora da data máxima


Thiago Anselmo

Pergunta

  • Alunos

Bom dia. 

Preciso limitar os dados da data máxima de um período selecionado até as 7 da manhã.

Por exemplo: Preciso plotar o tempo de parada de uma máquina do dia 02 ao dia 05 de janeiro, onde o dia 5 de janeiro deve conter dados somente até as 7 da manhã.

Tentei algumas funções mas não tiver êxito, alguém já pegou um cenário parecido?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

@Edson Igari Obrigado por ajudar. Envio em anexo uma base de exemplo da minha fato.

Conforme mencionei, preciso que ao filtrar um período específico,  de 02/01 a 05/01 por exemplo, a soma de tempo de parada da coluna Fato[Tempo] do período inicial ao período final, 05/01 nesse caso, seja feita  no máximo até  as 7hs da manhã da data final.

base_exemplo.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Renato Rossato Apliquei seu conceito no DAX, mos o problema é que como é uma coluna ele aplica a fórmula também para a data inicial.

Por exemplo, de 02/01 a 05/01, ele considera somente após as 7 da manhã de 02/01 até as 7 da manhã de 05/01.

No caso eu precisaria que considerasse o periodo integral dos dias 02/03 e 04/01 até as 7 da manhã do dia 05/01.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 30/01/2023 em 23:53, Edson Igari disse:

@Thiago Anselmo, desculpa a demora. Muita correria por aqui. Mas enfim, se entendi direito a sua necessidade, segue solução. Caso resolva seu problema, peço a gentileza de marcar minha resposta como solução.

 

TESTE ATE 7 HORAS.pbix 913.49 kB · 1 download

@Edson Igari, sem problemas, obrigado por ajudar.

Infelizmente não consigo aplicar essa solução porque o projeto só utiliza directquery e isso impede a criação de colunas como a de Indice que você utiliza na medida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
19 horas atrás, Thiago Anselmo disse:

@Edson Igari, sem problemas, obrigado por ajudar.

Infelizmente não consigo aplicar essa solução porque o projeto só utiliza directquery e isso impede a criação de colunas como a de Indice que você utiliza na medida.

@Thiago Anselmo basta inserir uma coluna de indíce via sql. Ai vc troca na medida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Edson Igari disse:

@Thiago Anselmo basta inserir uma coluna de indíce via sql. Ai vc troca na medida.

@Edson Igari Consegui aplicar inserindo a coluna de indice via sql conforme sua orientação. Porém a medida está filtrando todas as datas do período e trazendo somente as paradas acontecidas antes das 7 da manhã para todos os dias. Essa restrição das 7 da manhã deve ser aplicada somente na data máxima do contexto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
21 minutos atrás, Thiago Anselmo disse:

@Edson Igari Consegui aplicar inserindo a coluna de indice via sql conforme sua orientação. Porém a medida está filtrando todas as datas do período e trazendo somente as paradas acontecidas antes das 7 da manhã para todos os dias. Essa restrição das 7 da manhã deve ser aplicada somente na data máxima do contexto.

@Thiago Anselmo, do jeito que fiz sobre a base excel que me mandou, validei e tava pegando sobre a última certinho. Se puder compartilhar um pbix com uma amostra dos dados, fica mais fácil de identificar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia @Edson Igari

Infelizmente o pbix que estou desenvolvendo está em um ambiente de máquina virtual onde não é possível compartilhar nenhum arquivo. Nem mesmo fazer um copiar e colar.

Dei uma olhada no arquivo que enviou e lá também só está pegando dados antes das 7hs para todas as datas conforme imagem abaixo.

De qualquer forma agradeço, estou tentando trabalhar com sua medida para ver se chego a uma solução.

image.png.e09d6ded4c4d7efa80df864cd9ae8db4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
17 minutos atrás, Thiago Anselmo disse:

Bom dia @Edson Igari

Infelizmente o pbix que estou desenvolvendo está em um ambiente de máquina virtual onde não é possível compartilhar nenhum arquivo. Nem mesmo fazer um copiar e colar.

Dei uma olhada no arquivo que enviou e lá também só está pegando dados antes das 7hs para todas as datas conforme imagem abaixo.

De qualquer forma agradeço, estou tentando trabalhar com sua medida para ver se chego a uma solução.

image.png.e09d6ded4c4d7efa80df864cd9ae8db4.png

@Thiago Anselmo, tá funcionando sim (print abaixo). Porém se no pedido de ajuda você não especificar qual o contexto da análise, fica difícil ajudar. Ai vc está inserindo a data e a hora no contexto e dessa forma ele vai respeitar o contexto de filtro aplicado.
image.png.cb4b22b9aa83089dd119e4208fba7e65.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...