Ir para conteúdo
  • 0

Trazer medida para 6 primeiros meses de vendas por cliente

Victor.lisboa
Ir para solução Solucionado por Edson Igari ,

Pergunta

• Membros

Fala, pessoal! 

Tudo certo?

Estou com uma situação em DAX que ainda não consegui resolver.

Esse é o meu modelo de dados:

image.png.a6513279f597ea035e3b9cff0b13717e.png

Além de data, temos o cliente, o total de suas vendas, e a coluna MAX90D, que traz o valor máximo de vendas para aquele cliente nos últimos 3 meses em relação ao registro da linha.

Tenho uma outra medida, que é a V2Deltapositivo, que me traz sempre a subtração da coluna MAX90D de um mês em relação ao mês anterior, e só me retorna o resultado quando esse

delta é positivo, se não o resultado é igual a 0:

image.png.ad8d5e2c80657a2c08f6b470d8a73881.png

Só que, preciso de um novo indicador, para mostrar a medida V2Delta positivo em uma matriz duas situações, podendo ser em medida ou em coluna calculada.

Preciso mostrar a medida, apenas para os 6 primeiros meses, contando a partir do mês que o cliente apareceu com vendas pela primeira vez.

Exemplo:

O cliente B apareceu com vendas pela primeira vez apenas a partir de Junho de 2022, então preciso que a medida mostre o v2deltapositivo apenas para os meses de Junho a novembro de 2022.

image.png.353907ff1dc4527c3bd53eb494174ff6.png

PS: O mês de Julho está com valor 0, mas preciso que entre nos 6 meses também, porque o cliente já apareceu com a primeira venda no mês de Junho.

Além disso, precisaria de uma medida ou coluna que faz o oposto, me traz o valor do v2deltapositivo para a partir do 7 mês em relação ao primeiro que o cliente apareceu com vendas;

Conseguem me ajudar?

Dese já agradeço! O pessoal do fórum tem me auxliado bastante.

Vou deixar anexado o PBIx!

medp6primeirosmeses.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Membros
3 horas atrás, Edson Igari disse:

@Victor.lisboa, tudo bem? Segue arquivo anexo. Caso resolva seu problema, peço a gentileza de marcar minha resposta como solução.

medp6primeirosmeses.pbix 43.48 kB · 3 downloads

Edson, tudo bem sim!

Primeiramente, muito obrigado!

Por algum motivo as medida dos 6 primeiros meses não está retornando o valor de V2Deltapositivo, mas o valor da própria coluna Max90D. Você sabe o que poderia ser?

image.png.820704774ffe8539ea79366cfebd9812.png

Link para o comentário

• 0
  • Membros
7 horas atrás, Edson Igari disse:

@Victor.lisboa, acredito que agora foi. Tive que fixar o seu vDelta como uma coluna da tabela, pois estava quebrando na hora de alterar o contexto. Enfim, acredito que agora foi.

medp6primeirosmeses.pbix 44.54 kB · 1 download

@Edson Igari, deu super certo!

Muitíssimo obrigado pelo seu suporte!

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...