Ir para conteúdo
  • 0

Soma de valores duplicados


Berti
Ir para solução Solucionado por Edson Igari ,

Pergunta

  • Alunos

Fala pessoal, tudo certo?

Solicitando ajuda aos mestres aqui.

Tenho uma tabela fato em que é efetuada a venda de um mesmo curso com valores diferentes, ou seja, dependendo do cliente, o mesmo pode ter algum desconto ou até mesmo acréscimo conforme o tipo de negociação. Quando a venda é efetuada, o cliente define o parcelamento e quando há o vencimento e o pagamento da parcela, a tabela fato vai atualizando com o valor e a data do pagamento.

Acontece que para cada linha atualizada com o valor da parcela, o valor total do curso vai repetindo na coluna Valor Cobrado, ou seja, se o cliente comprou um curso por R$10.000 e parcelou em 10x, na fato vai constar 10 parcelas de R$1.000 na coluna Valor Recebido e para cada linha o valor de R$10.000 se repete na coluna Valor Cobrado. Esse mesmo curso foi vendido para outro cliente com o valor de R$12.000 e também foi parcelado em 10x de R$1.200, então teremos mais 10 linhas de R$1.200 repetindo na coluna do valor cobrado o valor de R$12.000.

Para o total de valores pagos é simples porque é realizar a soma da coluna Valor Recebido, já para a coluna Valor Cobrado não, porque é uma repetição dos valores, teria que fazer uma soma de valores únicos. Se usássemos o exemplo acima, a soma teria que dar R$22.000 de Valor Cobrado e não 10x 10.000 + 10x 12.000 o que daria uma soma de R$220.000 devido a repetição das linhas.

Acredito que com tabelas virtuais daria pra chegar nesse denominador, ou alguma outra forma.

Em anexo deixo uma planilha de exemplo.

Agradeço a ajuda.

Pagamentos.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
3 horas atrás, Edson Igari disse:

@Berti, boa tarde! Tudo bem??? Veja se atende. Caso sim, peço a gentileza de marcar minha resposta como solução.

 

Solução.pbix 22.88 kB · 1 download

Fala Edson!

100% meu amigo!!! Eu estava nesse caminho, mas estava deixando um argumento para trás.

Resolveu aqui! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...