Ir para conteúdo
  • 0

Como incluir uma medida no total de uma Matriz


Marcelo Kniss
Ir para solução Solucionado por Renato Carlos Rossato ,

Pergunta

  • Alunos

Opa, boa tarde.

Eu tenho uma Matriz da seguinte forma:

image.png.bd3d70f797386a85787b3534900cc63a.png

Eu gostaria no final dela, ali onde tem o total, incluir uma nova coluna chamada "Projetado".

 

O Problema que se eu adicionar essa medida Projetado, ela também aparece nos dias do mês:

image.png.f3d2fcdb6d223dac0cf37f9fa036283a.png

Alguem sabe como eu posso fazer para incluir essa medida para que ela apareça ao lado do Total? (mas que não apareça nos dias).

image.png.94673ac7f39464b709ad1b66afc7bc28.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
Em 13/01/2023 em 10:36, Natan Fratta da Silva disse:

Bom dia @Marcelo Kniss,

A Solução que o @Renato Rossato comentou funciona se você estiver utilizando a Coluna "dcalendario[Dia]" lá na coluna da tabela. E nesse caso ele apenas vai deixar "Em branco" as colunas projetadas por dia, ele não vai esconder a coluna em si igual no Excel.

Porém pelo que vi do seu modelo, você criou um Parâmetro de Campo para alternar entre "Meses, Semanas, Dias" , e esta utilizando este campo do parâmetro na coluna da tabela por isso não funcionou.

Cara assim, pelo menos pelas minhas experiências essa parte de tentar esconder coluna igual os usuários gostam no excel, acaba não rolando muito no Power BI. Até da para fazer umas "Gambiarras" com a  formatação, quebra de linhas e tentar chegar próximo pelo que já vi assim, porem eu pessoalmente não curto muito.

tipo abaixo fiz no seu arquivo mais ou menos: 

image.png.7bfaef21eb054066a8679437a138271c.png

 

 

HELP.pbix 10.37 MB · 1 download

Olá Marcelo, segue uma solução que acredito que pode ajudar você.

Ajuda Marcelo.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
11 horas atrás, Renato Rossato disse:

Projetado Total =

IF(NOT INSISCOPE(dcalendario[Dia]), 

     [Projetado]

)

Qualquer coisa anexa o PBIX com uma amostra dos dados aqui.

É amigo, fiz essa medida e não deu certo.

Continua trazendo também, nas colunas de dias.

Vou enviar o pbix, se tu conseguir me ajudar agradeço!

HELP.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia @Marcelo Kniss,

A Solução que o @Renato Rossato comentou funciona se você estiver utilizando a Coluna "dcalendario[Dia]" lá na coluna da tabela. E nesse caso ele apenas vai deixar "Em branco" as colunas projetadas por dia, ele não vai esconder a coluna em si igual no Excel.

Porém pelo que vi do seu modelo, você criou um Parâmetro de Campo para alternar entre "Meses, Semanas, Dias" , e esta utilizando este campo do parâmetro na coluna da tabela por isso não funcionou.

Cara assim, pelo menos pelas minhas experiências essa parte de tentar esconder coluna igual os usuários gostam no excel, acaba não rolando muito no Power BI. Até da para fazer umas "Gambiarras" com a  formatação, quebra de linhas e tentar chegar próximo pelo que já vi assim, porem eu pessoalmente não curto muito.

tipo abaixo fiz no seu arquivo mais ou menos: 

image.png.7bfaef21eb054066a8679437a138271c.png

 

 

HELP.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Natan Fratta da Silva disse:

Bom dia @Marcelo Kniss,

A Solução que o @Renato Rossato comentou funciona se você estiver utilizando a Coluna "dcalendario[Dia]" lá na coluna da tabela. E nesse caso ele apenas vai deixar "Em branco" as colunas projetadas por dia, ele não vai esconder a coluna em si igual no Excel.

Porém pelo que vi do seu modelo, você criou um Parâmetro de Campo para alternar entre "Meses, Semanas, Dias" , e esta utilizando este campo do parâmetro na coluna da tabela por isso não funcionou.

Cara assim, pelo menos pelas minhas experiências essa parte de tentar esconder coluna igual os usuários gostam no excel, acaba não rolando muito no Power BI. Até da para fazer umas "Gambiarras" com a  formatação, quebra de linhas e tentar chegar próximo pelo que já vi assim, porem eu pessoalmente não curto muito.

tipo abaixo fiz no seu arquivo mais ou menos: 

image.png.7bfaef21eb054066a8679437a138271c.png

 

 

HELP.pbix 10.37 MB · 0 downloads

Poxa que pena 😞
Eu vou tentando algumas outras coisas aqui, caso eu não conseguir, vou usar a tua resposta como conclusão.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...