Ir para conteúdo
  • 0

Cartão com divisão simples mostra infinito


williandearaujo
Ir para solução Solucionado por Renato Carlos Rossato ,

Pergunta

  • Alunos

Boa noite pessoal tudo bem?

Tenho uma medida simples que é uma divisão do debito / credito aplicado em um contexto de faturamento, é minha primeira consultoria e estou com muitas dúvidas, essa medida nesse contexto o objetivo é trazer a % de tal produto ou conjunto de produtos dependendo do filtro aplicado.

Ai quando esta aplicado o filtro de mês e de ano funciona normal:

image.png.94c577641e6eb893fc87ee4b2bda87de.png




Já quando aplica um filtro do custo o mesmo mostra infinito?
image.png.5abefab47fc26eac6fae4810d11c003d.png


Alguém pode me ajudar com isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá Willian, conforme conversamos por call pelo Teams, segue as soluções para que o percentual seja mostrado corretamente:

Ajustado a medida de faturamento:

Faturamento = CALCULATE(
        [Soma Valor],
        ALL(fDados[IDENTIFICAÇÃO                       CLIENTE                          FORNECEDOR               PRESTADOR]),
        fDados[Tipo_Transação] = "Crédito"
        )

e Depois trocado a medida de crédito no Divide pela de Faturamento:

%FaturamentoCTADM =
DIVIDE(
    [CustoAdministrativo] ,
    [Faturamento] ,
    +0 )

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Bruno Abdalla de Souza tudo bem?

Obrigado pela sua resposta na verdade ele trouxe uma porcentagem estranha agora, e o objetivo na verdade não era zerar e saber quanto tal custo corresponde do faturamento:

image.png.bf0ae3ebeb38464c1b326734091a9a6c.png

Ainda não consegui contornar essa situação, os amigos se proporão a ajudar mas esta tão corrido que acabo demorando para entrar no fórum, caso alguém possa e queira podem me chamar no whatsapp pelo 11-977371257.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@williandearaujo, quando você filtra o Daniel, Junho, 2022 e ADM, o crédito não retorna valor. COmo o crédito está no denominador, retorna valor infinito. Aí cabe a sua regra de negócio definir o que mostrar nesse caso. Se não quer retornar zero, qual valor retornar? Retorna um texto dizendo que não há crédito? Depois que vc decidir esta regra, aí podemos decidir como fazer a medida DAX.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Bruno Abdalla de Souza O Faturamento creio que ele esta filtrando quando eu coloco o custo mas acho que isso não é o correto, o faturamento ele deve se manter somente com o filtro mês e ano caso tenha e não pegar o filtro do custo, se eu coloco o ano e Mês o comportamento é esperado mas quando coloco a despesa de fato a despesa não faturou mas consumiu do faturamento.

Todo mês tem faturamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@williandearaujo em anexo coloquei uma solução que acredito ser o que você esta procurando. 

Criei uma Variável "Faturamento Fixo" que bloqueia o Faturamento deixando o fixo independente do filtro aplicado na coluna "Cliente / Fornecedor". E coloquei está variável na divisão (Débito/Crédito).

Dessa forma quando você selecionar em algumas das "Contas Clientes"(Daniel, Claro,...) o faturamento não será impactado por este filtro, apenas o filtro do mês avaliado. 

image.png.82dacaaa4b11abae47145a287cfc5e19.png

Dessa forma você consegue avaliar o quanto aquele custo representou do faturamento total avaliado. Para exemplo na medida "CREDITO" coloquei um valor constante  100.000 visto que no arquivo enviado os créditos são apenas "R$ 2,06". Consequentemente os "Débitos" da cliente fernanda de 4.000 em Junho, representam 4% sobre os 100.000 do mês.

image.png.9311c7c0d7304cd26777f1fd64b69bde.png


Espero ter ajudado, abraço! Se der certo e for possível marcar como solulçao.

20230106_Cury Acessoria.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 minuto atrás, Natan Fratta da Silva disse:

@williandearaujo em anexo coloquei uma solução que acredito ser o que você esta procurando. 

Criei uma Variável "Faturamento Fixo" que bloqueia o Faturamento deixando o fixo independente do filtro aplicado na coluna "Cliente / Fornecedor". E coloquei está variável na divisão (Débito/Crédito).

Dessa forma quando você selecionar em algumas das "Contas Clientes"(Daniel, Claro,...) o faturamento não será impactado por este filtro, apenas o filtro do mês avaliado. 

image.png.82dacaaa4b11abae47145a287cfc5e19.png

Dessa forma você consegue avaliar o quanto aquele custo representou do faturamento total avaliado. Para exemplo na medida "CREDITO" coloquei um valor constante  100.000 visto que no arquivo enviado os créditos são apenas "R$ 2,06". Consequentemente os "Débitos" da cliente fernanda de 4.000 em Junho, representam 4% sobre os 100.000 do mês.

image.png.9311c7c0d7304cd26777f1fd64b69bde.png


Espero ter ajudado, abraço! Se der certo e for possível marcar como solução.

20230106_Cury Acessoria.pbix 692.37 kB · 0 downloads

Obrigado amigo creio que daria certo tambem em, o @Renato Rossato me ajudou com a questão e a lógica era essa mesmo manter o faturamento.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...