Ir para conteúdo
  • 0

Produtos iguais em empresas diferentes


Márcio Garcia
Ir para solução Solucionado por Tiago Craici - Xperiun ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia pessoal, 

Estou com o seguinte desafio, tenho uma tabela de produtos de duas empresas distintas, preciso identificar quais são os produtos em comum nas duas empresas, para posteriormente fazer um comparativo de quanto a empresa X e a empresa Z venderam do produto Y. Porém não estou conseguindo pensar como fazer isso.

A questão é, preciso identificar essa relação pelo código de barras, porque pelo código do produto não vai bater e nem pela descrição, porém com o código de barras sim.

Segue uma base fake, que irá facilitar.

RESULTADO ESPERADO: Gostaria de obter essa lista de produtos em comum, porque depois eu calculo faturamento deles e tudo mais.

Base fakee.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Admin
  • Solução

Boa tarde @Márcio Garcia

Uma opção seria unir essas duas tabelas e aplicar as medidas acima que mandei. 

No exemplo abaixo está separa as duas tabelas A e B conforme empresa, criei nova tabela unindo as mesmas:

image.png.2a933382fa197adee4544671d8148faa.png

Em seguida coloquei a mesma medida:
image.png.2d88a9b81bc9bcdb63cd5270d9e8842b.png


OBS: Essa união fica mais performática se realizada no Power Query, após a união a tabela "A" e "B" pode ser excluída permanecendo somente a união de ambas. 
  




 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Admin

Boa tarde @Márcio Garcia!
Uma opção seria tratar na sua tabela dimensão criando uma nova coluna, segue um exemplo:


image.png.4262ec65f6a33970b7a1d65475d1486c.png

 

Produtos em comum =
var codBarras = Tabela[código de barra]
 
return
if(
CALCULATE(
    COUNT(Tabela[código de barra]),
        FILTER(ALL(Tabela),
            Tabela[código de barra] = codBarras)
)
= 2, "Prod. nas duas empresas", "Somente em uma empresa")



Outra versão contando quantos tem em cada empresa:
image.png.e12cc0411fdf2e71bc96ef170bd9e614.png
 

Produtos em comum =
var codBarras = Tabela[código de barra]
 
return
 
CALCULATE(
    COUNT(Tabela[código de barra]),
        FILTER(ALL(Tabela),
            Tabela[código de barra] = codBarras)
)



Depois dessa coluna nova é só incrementa-la em suas medidas utilizando a função "CALCULATE" tratando o resultado conforme necessidade.


obs: considerei as informações das empresas tudo na mesma tabela. Caso seja separado (duas tabelas) há novos caminhos para o objetivo.

Sucesso. 🚀




 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia @Tiago Craici,

Então eu tenho essa possibilidade de ter em duas tabelas separadas os itens de cada empresa, eu só não consegui a partir destas duas tabelas identificar quais são os itens em comum. Porque quero trazer em uma matriz quais são esses produtos em comum, quanto cada um vendeu para fazer um comparativo entre as duas empresa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá tudo bem?

Já resolveu ou ainda está com problemas?

Pode acontecer de você receber uma resposta que não é 100% do que você esperava. Mesmo assim, se ela o ajudou de alguma forma para que você mesmo conseguisse chegar à solução, conte como você fez isso e marque como a melhor resposta, que pode ser até a sua 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...