Ir para conteúdo
  • 0

Medidas de Análise de pacientes


Marco Aurelio Reis Santos
Ir para solução Solucionado por Michele ,

Pergunta

  • Alunos

 boa tarde.... me permitam pedir um auxilio. 

No meio hospitalar quanto um paciente é internado ele recebe um ID de Cadastro e um ID de Atendimento(Internação), além de um checkindate(data da internação) e um quando tem alta recebe um  checkoutdate para registro de sua alta. Se por ventura, após a alta ele retornar para uma nova internação, ele mantem o ID de cadastro mas recebe um novo ID de Atendimento(internação) 

É uma realidade computarmos a quantidade de pacientes atendidos no período e visualizar esta informação mês a mês. 

Neste caso a proposta do meu fato seria ter um registro para cada mês que o paciente esteve internado, correto, contabilizando o ID de Atendimento?

Supondo o seguinte:

Paciente A internou em 01/01/2022 e teve alta em 20/04/2022;
Paciente B internou em 01/02/2022 e ainda está internado (não teve alta);

Paciente A voltou a ser internado em 15/06/2022;

Neste caso eu tenho que registrar fato de internação para o paciente A nos meses 1,2,3,4 e 6(5 registros na tabela fato).

E para o paciente B registros de internação que vão do mês 02 ao atual, enquanto não houver alta..

Confere? Estou discutindo com um colega que trabalha comigo e ele propôs trazer apenas um registro e computar no Pbi só que imagino que dessa outra maneira não teremos registros efetivos de fato ocorrido.

Como posso ter a solução para registrar esses 2 pacientes nos meses em que estiveram internados, onde só temos um ID de Cadastro, porém com vários ID's de Atendimento(Internação)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá @Marco Aurelio Reis Santos!

Você vai contar normal e usar uma FILTER, validando com a sua dCalendario[Data] e as Data Internação e Data Alta. Fazendo isso você pode jogar isso num visual de tabela ou de eixo mesmo com mês que vai mostrar nos meses como você quer.

Importante nesses casos é a sua dCalendario não ter relacionamento com campos de data da sua Fato OU estar desativado, quem vai fazer o filtro da data será a sua medida.

Segue teste que fiz com exemplos, pelo que validei aqui está correta a medida. Segue pbix com esse teste e a medida

Internados Mês:
CALCULATE(
    DISTINCTCOUNT(fInternacao[IdInternacao]),
    FILTER(
        fInternacao,
        //Garante que a pessoa tenha sido internada até o mês do contexto
        fInternacao[DataInternacao] <= MAX(dCalendario[Data]) &&
        //Valida que a Data de Alta esteja vazia, ou a Alta aconteceu no mês do contexto, após o mês do contexto já não contará mais
        (fInternacao[DataAlta] = BLANK() || fInternacao[DataAlta] >= MIN(dCalendario[Data]))
    )
)

image.png.a9ced250f52db6d4278f1061d8faeb2f.pngimage.png.bbd30a5d2d02bb2176fd7e4c4d017e9f.png

Internações.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Marco Aurelio Reis Santos,

o paciente só tem registro de atendimento no momento da admissão ou vocês registram outros atendimentos no período de internação?

Se os pacientes internados tiverem, pelo menos, um atendimento em cada mês você pode calcular a quantidade de pacientes que tiveram atendimento no mês de contexto. Acredito que desta forma solucionaria o seu problema.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Isso mesmo. O paciente só tem registro no momento da admissão. Ele poderá ter outros registros de atendimento no mesmo mês se ele tiver alta e voltar para o hospital no mesmo período.  Existe o ID de registro que é feito na primeira vez que ele vem ao hospital e os ID's de Atendimento que a cada vez que ele vem ao hospital é gerado um novo. Então o paciente pode ter vários ID's de atendimento no mesmo mês, mas o ID de registro(numero do prontuário) é o mesmo. A dificuldade e dizer quantas vezes esse paciente foi atendido no mesmo mês, contando os ID's de Atendimento em detrimento do mesmo ID de registro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...