Ir para conteúdo
  • 0

Plano de contas balancete contábil


saulomota
Ir para solução Solucionado por kleyton ,

Pergunta

  • Alunos

Prezados (as), bom dia.

Eu querendo fazer um balancete no Power BI, mas não consigo fazer o somatório das contas por níveis. Alguem poderia me ajudar?

Coloquei abaixo o plano de contas que quero usar para fazer o relatório. A intenção é que os nível 1 do ativo seja a soma dos níveis 2 (circulante e não circulante); do nível 3 (seria a soma dos níveis 5) e o nível 5 seria a soma de suas contas nível 8. Somente as contas nível 8 tem lançamentos, todas as demais são contas de resultado.

image.png.5ec6ced0d7a6aa1c7dc0348261c32c76.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução
6 horas atrás, saulomota disse:

Eu vou tentar caminhar mais um pouco aqui. Acho que a questão da estrutura vai ser algo a ser modificada. Muito obrigado!

Acredito que a medida não funcione com os níveis diferentes do 5 porque os níveis sintéticos não possuem lançamentos. Uma alternativa seria criar uma tabela virtual. 

1. Pela sua explicação sobre a origem dos dados, deve ser igual a uma das que tenho aqui (extração de ERP). Valores positivos e negativos, além do mais, uma simples medida com esses valores são suficientes para ser exibidas nos outros níveis numa matriz (visual). O fato de não exibir é estranho.

2. Se tens meses e anos, vai precisar criar uma medida assim: CALCULATE(
    [Medida com a soma dos valores da tabela fato],
    FILTER(
        ALL(dCalendario),
        dCalendario[DATA] <= MAX(dCalendario[DATA])))

Isso se você deseja exibir a soma dos anos (Ex: ano 1 3.000, ano 2 6.000 (6.000 + 3.000) ...)

3. Sua tabela fato deve estar bem relacionada com o plano de contas (fundamental). Sendo assim, seria suficiente para exibir os valores (soma) nos outros níveis.

====

image.png.84344c21f09c2b3b713a0613e2ed4bf5.png

Total de ativo

====

image.png.a5b8b35f10246a6d632168c5ee790192.png

Total do Ativo Circulante

====

 image.png.d6be856d81f164735b3c65370df3a534.png

Total das Disponibilidades

====

image.png.eb5b55a2448717ae0713b6361664607e.png

Total do Caixa

====

image.png.89858ecaa3ebd3285cdbac1501d75698.png

Total de caixa (analítica - nível 5)

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos
8 horas atrás, saulomota disse:

Prezados (as), bom dia.

Eu querendo fazer um balancete no Power BI, mas não consigo fazer o somatório das contas por níveis. Alguem poderia me ajudar?

Coloquei abaixo o plano de contas que quero usar para fazer o relatório. A intenção é que os nível 1 do ativo seja a soma dos níveis 2 (circulante e não circulante); do nível 3 (seria a soma dos níveis 5) e o nível 5 seria a soma de suas contas nível 8. Somente as contas nível 8 tem lançamentos, todas as demais são contas de resultado.

image.png.5ec6ced0d7a6aa1c7dc0348261c32c76.png

 

Há diversas maneiras de se fazer isso. O somatório dos subgrupos você consegue na matriz. 

1 - n1

1.1 - n2

1.1.1 - n3

1.1.1.01 - n4

1.1.1.01.001 - n5 (os lançamentos estão aqui)

 

Você precisa criar uma coluna para cada nível. Isso vai te ajudar lá na matriz (visual).

E, particularmente, prefiro utilizar os pontos nessas colunas de nível. Além disso, tipo="texto".

Dá uma olhada aqui: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMzQyNjJlYWMtODY2YS00YmY2LWFmNTUtN2UwNDEzMjY4ZTZjIiwidCI6IjAyZThkZGQ5LWY5N2YtNDQwZi1iNjgwLWUzZDZiOWU1YjQwYyJ9&pageName=ReportSectioned280ac2933db18202b1

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos
4 horas atrás, saulomota disse:

Obrigado, Renato. Eu até vi essa aula, mas a questão do balancete é um pouco diferente, pois no DRE você cria uma conta de resultado que é o somatório das anteriores, mas no balancete as contas superiores são somatórios das inferiores. Minha grande dificuldade está em fazer isso para mais níveis de desdobramento de contas, pois na aula ele faz apenas do nível 1. No meu caso, eu preciso que as contas do nível 8, que são as de lançamento, se consolidem no nível 5. As contas do nível 5 somadas são o nível 3, as contas do nível 3 são o desdobramento do nível 2 e até chegar ao nível 1. Lembrando que tenho contas de ativo e passivo com esses mesmo números de níveis.

Estou com dificuldades de encontrar a lógica para consolidar esses números.

Tudo isso depende da estrutura inicial. Por exemplo:

- Os dados foram exportados de um ERP. Ou seja, todos os fatos estão praticamente vinculados aos dados de dimensão.

- Os dados tem origem em planilhas manuais. É bem mais complicado, você precisa calcular (criar cálculos, colunas, tabelas adicionais etc) a DFC dentro do PowerBi. Necessitará de uma máscara (onde haverá grupo, subgrupo etc). 

- Etc. 

Estou finalizando um painel completo, onde os dados tem origem em planilhas manuais.  

image.png.bb9de8f648d982b873b2493acc19ee9b.png

 

image.png.7e385cb6c4a93841e148a5ce74ebcd60.png

Você está mostrando o Plano de Contas, mas onde estão os valores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos
24 minutos atrás, saulomota disse:

A matriz é essa última figura.

Mas, isso aí é o plano de contas. Me refiro a isso:

image.png.626f00c6ec10bcd9e2db986e3783c6e7.png

Eu acho que essa BALANCETE N5 não está compatível com a estrutura que você quer apresentar no PBI. Acredito que seja o motivo. Mas, não consigo dar uma opinião que possa ajudar apenas com as informações que você passou. Até por isso citei a "matriz (visual)", como na figura do meu balancete mais acima. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Obrigado, Renato. Eu até vi essa aula, mas a questão do balancete é um pouco diferente, pois no DRE você cria uma conta de resultado que é o somatório das anteriores, mas no balancete as contas superiores são somatórios das inferiores. Minha grande dificuldade está em fazer isso para mais níveis de desdobramento de contas, pois na aula ele faz apenas do nível 1. No meu caso, eu preciso que as contas do nível 8, que são as de lançamento, se consolidem no nível 5. As contas do nível 5 somadas são o nível 3, as contas do nível 3 são o desdobramento do nível 2 e até chegar ao nível 1. Lembrando que tenho contas de ativo e passivo com esses mesmo números de níveis.

Estou com dificuldades de encontrar a lógica para consolidar esses números.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
4 horas atrás, saulomota disse:

Obrigado, Renato. Eu até vi essa aula, mas a questão do balancete é um pouco diferente, pois no DRE você cria uma conta de resultado que é o somatório das anteriores, mas no balancete as contas superiores são somatórios das inferiores. Minha grande dificuldade está em fazer isso para mais níveis de desdobramento de contas, pois na aula ele faz apenas do nível 1. No meu caso, eu preciso que as contas do nível 8, que são as de lançamento, se consolidem no nível 5. As contas do nível 5 somadas são o nível 3, as contas do nível 3 são o desdobramento do nível 2 e até chegar ao nível 1. Lembrando que tenho contas de ativo e passivo com esses mesmo números de níveis.

Estou com dificuldades de encontrar a lógica para consolidar esses números.

 

image.png.c16a1e3b741563465a2f168ed70c1770.png

No meu balancete, já consigo visualizar o Resultado (em vermelho).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia a todos,

Algumas respostas aos seus questionamentos:

1. Os dados vem diretamente do ERP.

2. O plano de contas foi trabalhado para desdobrar os níveis das contas. Usei a aula sobre filtros por níveis do Leonardo Karpinsky para criar os níveis dentro do Power BI.

3. No ERP existe o lançamento na conta contábil e, dependendo de sua natureza (crédito ou débito), o valor fica positivo ou negativo.

Após aplicar os conceitos da aula eu trabalhei no plano de contas para ficar igual a tabela abaixo. 

BALANCETE =
if(
    SELECTEDVALUE(d_ContasBalancete[Calculado])=1,
        [BALANCETE N5],
    [Total Resultado])

 

BALANCETE N5 = CALCULATE([Total Resultado],
                            FILTER(
                                ALL(d_ContasBalancete),
                                d_ContasBalancete[CodN5]<SELECTEDVALUE(d_ContasBalancete[CodN5])))

 

Total Resultado = [Positivo]-[Negativo]

 

image.png.f63b56e3b2d5166b25f38e481cc051fc.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
18 minutos atrás, saulomota disse:

Bom dia a todos,

Algumas respostas aos seus questionamentos:

1. Os dados vem diretamente do ERP.

2. O plano de contas foi trabalhado para desdobrar os níveis das contas. Usei a aula sobre filtros por níveis do Leonardo Karpinsky para criar os níveis dentro do Power BI.

3. No ERP existe o lançamento na conta contábil e, dependendo de sua natureza (crédito ou débito), o valor fica positivo ou negativo.

Após aplicar os conceitos da aula eu trabalhei no plano de contas para ficar igual a tabela abaixo. 

BALANCETE =
if(
    SELECTEDVALUE(d_ContasBalancete[Calculado])=1,
        [BALANCETE N5],
    [Total Resultado])

 

BALANCETE N5 = CALCULATE([Total Resultado],
                            FILTER(
                                ALL(d_ContasBalancete),
                                d_ContasBalancete[CodN5]<SELECTEDVALUE(d_ContasBalancete[CodN5])))

 

Total Resultado = [Positivo]-[Negativo]

 

image.png.f63b56e3b2d5166b25f38e481cc051fc.png

Bom dia

Quando os dados são extraídos de um ERP, acho que fica mais fácil construir a estrutura no Power BI. De qualquer maneira, você conseguiu resolver o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
7 minutos atrás, saulomota disse:

Eu fiz a estrutura no Power BI.

A questão é que as minhas medidas não estão fazendo os subtotais baterem com os totais, sendo que os lançamentos são feitos apenas no último nível das contas.

Não consegui resolver essa questão.

Post um print da Matriz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
55 minutos atrás, saulomota disse:

Bom dia a todos,

Algumas respostas aos seus questionamentos:

1. Os dados vem diretamente do ERP.

2. O plano de contas foi trabalhado para desdobrar os níveis das contas. Usei a aula sobre filtros por níveis do Leonardo Karpinsky para criar os níveis dentro do Power BI.

3. No ERP existe o lançamento na conta contábil e, dependendo de sua natureza (crédito ou débito), o valor fica positivo ou negativo.

Após aplicar os conceitos da aula eu trabalhei no plano de contas para ficar igual a tabela abaixo. 

BALANCETE =
if(
    SELECTEDVALUE(d_ContasBalancete[Calculado])=1,
        [BALANCETE N5],
    [Total Resultado])

 

BALANCETE N5 = CALCULATE([Total Resultado],
                            FILTER(
                                ALL(d_ContasBalancete),
                                d_ContasBalancete[CodN5]<SELECTEDVALUE(d_ContasBalancete[CodN5])))

 

Total Resultado = [Positivo]-[Negativo]

 

image.png.f63b56e3b2d5166b25f38e481cc051fc.png

A matriz é essa última figura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
16 horas atrás, kleyton disse:

Acredito que a medida não funcione com os níveis diferentes do 5 porque os níveis sintéticos não possuem lançamentos. Uma alternativa seria criar uma tabela virtual. 

1. Pela sua explicação sobre a origem dos dados, deve ser igual a uma das que tenho aqui (extração de ERP). Valores positivos e negativos, além do mais, uma simples medida com esses valores são suficientes para ser exibidas nos outros níveis numa matriz (visual). O fato de não exibir é estranho.

2. Se tens meses e anos, vai precisar criar uma medida assim: CALCULATE(
    [Medida com a soma dos valores da tabela fato],
    FILTER(
        ALL(dCalendario),
        dCalendario[DATA] <= MAX(dCalendario[DATA])))

Isso se você deseja exibir a soma dos anos (Ex: ano 1 3.000, ano 2 6.000 (6.000 + 3.000) ...)

3. Sua tabela fato deve estar bem relacionada com o plano de contas (fundamental). Sendo assim, seria suficiente para exibir os valores (soma) nos outros níveis.

====

image.png.84344c21f09c2b3b713a0613e2ed4bf5.png

Total de ativo

====

image.png.a5b8b35f10246a6d632168c5ee790192.png

Total do Ativo Circulante

====

 image.png.d6be856d81f164735b3c65370df3a534.png

Total das Disponibilidades

====

image.png.eb5b55a2448717ae0713b6361664607e.png

Total do Caixa

====

image.png.89858ecaa3ebd3285cdbac1501d75698.png

Total de caixa (analítica - nível 5)

 

 

 

 

Deu certo! Muito obrigado pela ajuda!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, saulomota disse:

Refiz os níveis da tabela dimensão para que os lançamentos no nível 5 fossem somados nos níveis inferiores, semelhante ao que coloquei como melhor resposta sua. Muito obrigado.

Show. Qualquer coisa, só enviar uma mensagem. Meu foco - com BI - é na contabilidade/financeira. 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...