Ir para conteúdo
  • 0

Como Fazer para Retornar no Filtro Sempre o Ano e mês Atual de forma automática.

Jcsouza.lemos
Ir para solução Solucionado por Bernardo Vitor ,

Pergunta

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Membros
  • Solução

Bom dia @Jcsouza.lemos!

O que eu fiz quando precisei disso foi o seguinte:

No Power Query, com as colunas de Mes/Ano e Mes/Ano Classificador ja criadas, criei uma regra que, se o Mes ano Classificador de HOJE for igual ao que está na dClalendario, me traria a palavra "Mês Atual", caso contrário, retornaria o próprio Mes/Ano. Segue print da lógica.
image.png.0a622d3d74b1e1662bc22dd94a77dba5.png

Assim, eu deixo filtrado no Segmentador de Dados sempre pelo Mes Atual. Quando o mês virar (ex: virou de Novembro pra dezembro), no segmentador de Dados vai aparecer o Nov/2022 e o Mes Atual, que significa Dezembro de 2022. O resultado ficou assim:

image.png.1902c500e84b76375403309163dd38c1.png

Ou seja, no mês que vem, em Dezembro, vai aparecer o valor de Nov/2022 e em cima o Mês Atual

Replique essa regra no seu relatório, que acredito que vai te atender.

Se esta resposta resolver seu problema, gentileza classificá-la como Solução 

Atenciosamente,

Bernardo Vitor
(31) 99116-6134
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/bernardo-vitor

• Gostei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 0
  • Membros
35 minutos atrás, Tiago Craici disse:

Bom dia 

image.png.5d2d8d7507e98419977c063db724010f.png

Fala Grande Tiago, na verdade a ideia é o seguinte.. Tenho o filtro "Ano"  que contém 2019, 2020, 2021, 2022 e de "Mês" que contem 1-Jan, 2-Fev, 3-Mar.....", no caso eu preciso que o painel venha carregado no filtro "Ano" o ano corrente no caso 2022 e no mês o mesma coisa "11-Nov", ou seja, os dados já estarão filtrados de acordo com essa seleção, no entanto será possível realizar posteriormente as alterações para os demais anos e meses. 

Espero que a explicação tenha ficado mais clara.

Obrigado.

Link para o comentário

• 0
  • Membros
10 minutos atrás, Bernardo Vitor disse:

Bom dia @Jcsouza.lemos!

No Power Query, com as colunas de Mes/Ano e Mes/Ano Classificador ja criadas, criei uma regra que, se o Mes ano Classificador de HOJE for igual ao que está na dClalendario, me traria a palavra "Mês Atual", caso contrário, retornaria o próprio Mes/Ano. Segue print da lógica.

Assim, eu deixo filtrado no Segmentador de Dados sempre pelo Mes Atual. Quando o mês virar (ex: virou de Novembro pra dezembro), no segmentador de Dados vai aparecer o Nov/2022 e o Mes Atual, que significa Dezembro de 2022. O resultado ficou assim:

Ou seja, no mês que vem, em Dezembro, vai aparecer o valor de Nov/2022 e em cima o Mês Atual

Atenciosamente,

Bernardo Vitor
(31) 99116-6134

Fala Bernardo.

Vou testar e retorno assim que tiver validado. 😉

Link para o comentário

• 0
  • Membros
3 horas atrás, Bernardo Vitor disse:

Bom dia @Jcsouza.lemos!

Atenciosamente,

Bernardo Vitor
(31) 99116-6134

Bernardo,

Fiquei com uma dúvida referente a multiplicação * 100 , poderia explicar?

Link para o comentário

• 0
  • Membros

A multiplicação por 100 é identica ao que foi feito pra criar a coluna de Mês/Ano Classificador. Multiplica-se o ano por 100 e soma com o número do mês.
Exemplo. Estamos em Novembro de 2022. 2022 * 100 = 202200. 
202200 + 11 (numero do Mês de Novembro) = 202211. Esse é o Mes/Ano Classificador  do Mês Atual, no caso, hoje.

Editado por Bernardo Vitor
  • Gostei 1
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...